Como personalizar a experiência do cliente?

Se você deseja aumentar as vendas do seu negócio, é necessário conhecer o processo de compra, o comportamento e as necessidades dos consumidores. Tudo isso para alcançar um fator importante e eficaz: personalizar a experiência do cliente.

Personalizar a experiência do cliente é uma estratégia que, sem dúvida, melhorará sua renda comercial. De fato, esse processo promove o relacionamento entre sua organização e os consumidores.

Se você deseja fornecer uma vantagem na experiência do cliente e não sabe como alcançá-lo, oferecemos algumas dicas para executar esse processo com êxito, graças à personalização.

Dicas para personalizar a experiência do cliente

Para personalizar efetivamente a experiência do cliente e alcançar o crescimento da sua organização, temos as seguintes dicas:

Incentive os clientes a criar um perfil no seu site

Se você possui um site, uma das primeiras etapas a seguir é permitir que seus clientes criem perfis com o objetivo de monitorar seu comportamento.

Seguindo seus hábitos de consumo, você pode:

  • Facilitar o processo de compra
  • Oferecer melhores ofertas
  • Proporcionar  uma experiência personalizada
  • Melhorar a experiência em diferentes canais

Ao conhecer o comportamento de seus clientes, você pode recomendar produtos com base nas necessidades deles.

Analise que tipo de informação você precisa para personalizar a experiência do cliente, qualquer dado que ele forneça poderá ajudá-lo na criação do perfil.

Inovação na experiência do cliente para alcançar grandes resultados

Execute uma segmentação por email

A coleta de e-mails de seus clientes é muito importante para sua organização. Se seu objetivo é personalizar a experiência do cliente, você pode enviar conteúdo de acordo com as preferências deles.

Você deve ter em mente que as pessoas se registram nos seus formulários on-line para receber informações sobre sua empresa, no entanto, isso não significa que todos tenham as mesmas preferências e necessidades.

Um email bem segmentado, possui as seguintes características:

  • Possui um número maior de aberturas
  • Receba mais cliques
  • Diminua o número de cancelamento

Todas essas características conferem à sua empresa uma excelente posição frente à concorrência e permitem o aumento de vendas.

Confira o App para pesquisas: melhore a experiência do cliente com o uso de um aplicativo

Personalize emails

Parte da personalização da experiência do cliente é fazer com que os consumidores sintam que você os está abordando diretamente. Para isso, recomendamos o seguinte:

Escreva conteúdo em primeira pessoa: Crie um relacionamento com seus clientes escrevendo conteúdo na primeira pessoa. Isso fará com que eles se sintam mais confortáveis e você não precisará ser formal o tempo todo.

Envie e-mails usando seu nome e não de uma área específica da empresa, como o departamento de marketing.

Segmente seus clientes geograficamente

Outro elemento que o ajudará a personalizar a experiência do cliente é a adaptação do conteúdo do seu site de acordo com a sua localização geográfica.

Ao fazer uma segmentação geográfica, você pode adaptar elementos como:

  • Idioma
  • Promoções
  • Conteúdo adaptado às suas necessidades

Se sua marca possui um aplicativo, você pode solicitar aos clientes que compartilhem sua localização exata e enviar notificações quando eles estiverem perto da sua empresa.

Perfis dos clientes – como criar através de uma pesquisa

Crie um programa de fidelização para personalizar a experiência do cliente

Ao projetar seu programa para personalizar a experiência do cliente, concentre sua estratégia na retenção.

Os clientes que participam de um programa de fidelidade têm maior probabilidade de consumir mais produtos da sua marca, o que gera mais receita.

Para projetar o programa de fidelidade do cliente, você pode fazer o seguinte:

  • Ofereça uma recompensa aos clientes por um determinado número de compras.
  • Estabeleça uma recompensa com base nos níveis de gastos.

Leia também: Análise de sentimentos do cliente – como usar a ferramenta

Recomende produtos relevantes para suas preferências e necessidades sabendo como personalizar a experiência do cliente

Outro elemento que o ajudará a personalizar a experiência do cliente é recomendar produtos relevantes.

O objetivo de criar perfis de clientes é obter informações sobre suas preferências e necessidades. Isso é muito importante, pois você pode personalizar o conteúdo oferecido e aumentar as chances de adquirir seus produtos.

Os clientes esperam uma experiência personalizada e a única maneira de conseguir isso é fornecendo canais onde eles podem conversar sobre suas experiências, gostos e necessidades.

Aprenda a medir a satisfação do cliente e colete as informações

Permita que os clientes participem do processo de personalização da experiência

Não há melhor maneira de personalizar a experiência do cliente do que ouvir os comentários que eles oferecem.

Na maioria dos casos, as pessoas abandonam uma marca quando sentem que não são levadas em consideração. Portanto, uma pesquisa mostrará que você valoriza a opinião deles. No entanto, você deve aplicar as alterações com base em suas sugestões.

Analise o feedback do cliente, descubra quais são os mais repetidos e faça as alterações necessárias para mudar positivamente essa perspectiva. Assim, as pessoas se sentirão parte do processo e se conectarão à sua marca.

Armazenar todas as informações coletadas em um banco de dados permitirá criar estratégias segmentadas e implementá-las em um programa para personalizar a experiência do cliente que o levará a aumentar as vendas nos seus negócios.

Se você deseja usar pesquisas online para coletar informações valiosas de seus clientes, agende uma demonstração do nosso software de pesquisa e saiba como é fácil obter as informações necessárias.

Também recomendamos: Satisfação do cliente por e-mail – 3 ferramentas para medir-la

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.