Satisfação do cliente por e-mail – 3 ferramentas para medir-la

Obter a satisfação do cliente por e-mail ou qualquer outro canal de comunicação pode parecer complicado para uma organização. Felizmente hoje existem diferentes ferramentas on-line que nos permitem medir e monitorar esse processo, tornando-o mais eficiente.

Compartilharemos alguns dos recursos que a QuestionPro oferece para que você possa obter melhores experiências com seus consumidores e concentrar seus esforços em outros processos de negócios.

Dicas para medir a satisfação do cliente por email

Em artigos anteriores, compartilhamos algumas dicas que ajudarão você a medir a satisfação do cliente. Mas, hoje, em particular, nos referiremos à atenção por e-mail.

Estes são alguns dos recursos oferecidos pela QuestionPro CX:

Enviar várias pesquisas importando um único arquivo

Quando você tem uma lista de clientes para enviar pesquisas, existem certos critérios associados a cada um deles, que determinam a qual pesquisa eles devem responder.

No passado, ao enviar um convite, era necessário selecionar uma pesquisa por vez. Por exemplo, para enviar uma pesquisa sobre a experiência de devolução de produtos em qualquer sistema; você teria que importar arquivos que correspondam aos detalhes do cliente e aos que estão sendo estudados, o que era uma dor de cabeça.

A boa notícia é que aliviámos esse ponto doloroso. Agora, com a nossa solução Questionpro CX, apresentamos um “fluxo de trabalho” que permite enviar qualquer número de pesquisas com um único arquivo de dados.

Aprenda a medir a satisfação do cliente e colete as informações

O que é o CX Workflow na satisfação do cliente por e-mail?

Como o nome indica, é uma sequência de processos que levará à conclusão de qualquer tarefa. Para enviar qualquer pesquisa, as etapas mais óbvias são:

  1. Importar um arquivo de dados com dados do cliente
  2. Selecione a pesquisa que você deseja enviar
  3. Verifique e envie com um clique
  4. Repita o processo para outra pesquisa

O CX Workflow simplifica esse processo, eliminando as etapas 2 e 4, tornando-o um processo simples de duas etapas, ou seja,

  1. Importar o arquivo de dados com dados do cliente
  2. Enviar a pesquisa com um clique

Leia também: Questionário para medir a satisfação dos estudantes universitários

Como o CX Workflow funciona na satisfação do cliente por e-mail?

  1. Nomeie a regra que você está criando para referência futura;
  2. Selecione uma combinação de valores para determinados campos (segmento, produto, grupo de produtos, etc.).
  3. Selecione a pesquisa a ser enviada se o conjunto de critérios acima corresponder;
  4. Selecionar o modelo de email que deve ser enviado aos clientes;
  5. Salve a regra e pronto!

Como saber quem cancela a inscrição em suas pesquisas por email

A próxima dica para avaliar a satisfação do cliente por email é saber quem são as pessoas que cancelam a inscrição em suas pesquisas por email.

É sempre decepcionante ver uma diminuição no número de respostas às pesquisas. Você sabe que as pessoas estão ignorando seus e-mails ou cancelaram sua inscrição. A próxima coisa que vem à mente é perguntar quem são esses clientes e por que eles estão cancelando sua assinatura. Agora vamos ajudá-lo a descobrir!

Em uma plataforma como a QuestionPro CX, você não pode perder clientes em potencial que possam estar cancelando a inscrição de seus e-mails.

Ajudamos você a dar o primeiro passo para reduzir as taxas de e-mail não inscritos; fornecendo uma lista de pessoas que demonstraram desinteresse.

Melhore a satisfação do consumidor com essas dicas

Configuração para obter a satisfação do cliente por e-mail

Você pode encontrar a lista na seção “Distribuir” da sua conta. Vá para Distribuir >> Histórico

Basta baixar a lista aqui e tentar alcançar os clientes valiosos que você não deseja perder.

Avalie o sucesso de suas pesquisas por email

A última dica que ajudará você a medir a satisfação do cliente por email é obter informações sobre as taxas de recebimento de emails.

Na maioria das vezes, o nível de recepção de email é medido pelo número de pessoas que responderam à pesquisa.

Para saber se sua campanha de email funciona, você precisa saber quantos emails foram entregues em um determinado período de tempo e quantos foram abertos.

Imagine um cenário em que você está enviando muitas pesquisas por email para seus clientes, mas não tem ideia de quantas delas são respondidas.

Para ajudá-lo com esse problema, a QuestionPro CX garante que as informações sobre as taxas de resposta sejam claramente compartilhadas com os clientes. Além disso, fornecemos um gráfico que mostra a tendência mensal das respostas recebidas durante um período de tempo.

Veja também: Painel de satisfação do cliente CX QuestionPro

Em resumo, as informações mais importantes que compartilhamos com a QuestionPro CX são:

  • Taxa de conclusão da pesquisa
  • Tendência mensal de conclusão da pesquisa

Taxa de conclusão 

A taxa de conclusão informa a porcentagem de pesquisas de email concluídas, pendentes e não assinadas, do total de pesquisas enviadas por email.

Pesquisas incorporadas no email: conheça as vantagens de utilizá-la

A tendência mensal permite comparar sua taxa de resposta entre meses diferentes. Existem códigos de cores para diferentes estados de resposta que facilitam a análise do gráfico.

Ambos os gráficos são fáceis de entender e fornecem informações suficientes sobre a taxa de resposta às suas campanhas de pesquisa, para que você possa medir a satisfação do cliente por email.

Esses três recursos estão disponíveis em nossa ferramenta especializada CustomerPro CX Customer Experience.

Se você deseja obter mais informações sobre as características relacionadas à gestão e satisfação do cliente por e-mail, entre em contato conosco hoje em nosso bate-papo on-line e ofereceremos uma solução.

Também recomendamos: Coeficiente viral e qual a relação com a satisfação do cliente

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram