Pesquisa conceitual e os conceitos abstratos na investigação

A pesquisa conceitual é definida quando a metodologia utilizada observa e analisa as informações existentes sobre um determinado tópico.

A investigação conceitual não implica a realização de experimentos práticos está relacionada com conceitos abstratos ou ideias. Os filósofos usam há muito tempo a pesquisa conceitual para desenvolver novas teorias ou interpretar as teorias já existentes sob uma visão diferente. 

Exemplo de pesquisa conceitual

Por exemplo, Copérnico usou a pesquisa conceitual para chegar a conceitos sobre constelações estrelares baseadas em suas observações do universo. Mais tarde, Galileu simplificou a pesquisa de Copérnico ao fazer suas próprias observações conceituais que deram origem a pesquisas mais experimentais e confirmaram as previsões feitas na época.

O exemplo mais famoso de uma investigação conceitual é o de Issac Newton. Ele observou seu ambiente para conceituar e desenvolver teorias sobre gravitação e movimento.

Einstein é amplamente conhecido e apreciado por seu trabalho em pesquisa conceitual. Embora suas teorias fossem baseadas em observações conceituais, ele também propôs experimentos para chegar a hipóteses que provassem as pesquisas conceituais.

Atualmente, a pesquisa conceitual é usada para responder a questões de negócios e resolver problemas do mundo real. Pesquisadores usam ferramentas analíticas chamadas estruturas conceituais para fazer distinções e organizar as ideias necessárias para fins de pesquisa.

Leia também: A inspiração como fonte de transformação organizacional

Use a QuestionPro para fazer uma investigação conceitual

A QuestionPro oferece estruturas conceituais facilmente disponíveis. Essas estruturas podem ser usadas para investigar a confiança do consumidor, a satisfação do cliente, a avaliação do produto, etc. Você pode selecionar entre uma ampla variedade de modelos de questionário que temos disponíveis. Entre em contato com nossos consultores on-line e solucione suas dúvidas sobre o uso de nossa plataforma.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Também recomendamos:

Pergunta de ordem e classificação, qual devo usar?

Saiba como definir uma amostragem para sua pesquisa

Dicas para escolher ferramenta de pesquisa qualitativa ou quantitativa certa para sua pesquisa de mercado

Guia de pesquisa transversal

Marketing móvel: crie uma campanha eficaz agora mesmo