Obtenha novas ideias através de uma pesquisa de satisfação no trabalho

Você sabe se seus funcionários estão satisfeitos com seu trabalho na empresa? E quanto ao desempenho e paixão pelo trabalho que realizam? Uma maneira de conhecer esses detalhes de seus funcionários é realizar uma pesquisa de satisfação no trabalho para descobrir e antecipar problemas ou encontrar áreas de oportunidade para melhorar.

Se você realizar uma pesquisa de funcionários, poderá encontrar, por exemplo, dados sobre por que não se sente confortável com o ambiente de trabalho. A aplicação de uma pesquisa não significa que você os está avaliando. Mas, sim envolvendo-os, perguntando-lhes sobre suas necessidades de tomada de decisão ou reestruturação subsequente das funções desempenhadas na empresa, para detectar problemas no trabalho e evitar rotatividade de funcionários.

Você deve levar em conta que os funcionários também precisam de treinamento constante para estarem atualizados e desempenharem melhor suas funções. Saber responder a um problema é muito importante, pois isso não apenas beneficia os clientes, mas também toda a empresa, com funcionários que se sentem confortáveis ​​com seu trabalho e com uma empresa que se preocupa em fazê-los crescer profissionalmente.

Uma pesquisa de satisfação no trabalho fornece informações úteis

As empresas enfrentam constantemente vários problemas e os funcionários podem contribuir muito para que isso não aconteça. Portanto, como é importante conhecer os clientes para atender às suas necessidades, precisamos saber o que nossos funcionários pensam e sentem dos processos que são realizados, além de fornecer ideias para resolver os problemas dos clientes.

Uma empresa se destaca ao ouvir seus funcionários e deixá-los orgulhosos de trabalhar lá. A informação é poder; portanto, para ter os melhores funcionários, você deve conhecê-los, perguntar sobre suas atividades e o relacionamento com seus superiores, orientá-los, treiná-los, fornecer segurança e recompensá-los por seu bom desempenho.

Outro fator a considerar é o fator de confiança. Os funcionários devem se sentir à vontade para dizer o que pensam sem medo. Use pesquisas on-line para conhecer seus funcionários.

Comunicação com os funcionários: dicas para melhorá-la

O que fazer com os resultados de uma pesquisa de satisfação no trabalho?

Ao aplicar, por exemplo, uma pesquisa de clima de trabalho, verifique se seus funcionários conhecem, além dos resultados, as ações que você executa ou está implementando de acordo com os resultados obtidos. Esta é uma maneira de reconhecer sua participação na pesquisa, porque eles percebem que o que solicitaram foi resolvido.

Tomar as melhores decisões é sempre difícil, mas se tivermos informações que apóiem nossas ações, elas nos dão a garantia de que estamos fazendo as coisas corretamente. Atuando e resolvendo as necessidades de nossos clientes internos,; que são nossos funcionários, também teremos mais funcionários comprometidos com o produto ou serviço. Com esse compromisso de nossos funcionários, também teremos defensores internos de nossa marca. 

Se você tem funcionários satisfeitos, terá como resultado clientes satisfeitos. Um funcionário satisfeito se esforça para oferecer a melhor experiência ao cliente, cria conexões e se envolve. Nossa força de trabalho é vital para o bom desempenho e sucesso da empresa. Portanto, devemos realizar uma pesquisa de satisfação no trabalho com frequência; para garantir que eles estejam bem e cientes de suas necessidades.

Leia também: Rotação de funcionários: como reduzi-la em uma organização

Vantagens 

Existem as informações que precisamos, a real, a de primeira mão, a que nos ajudará a construir nossa marca e agregar valor. Os resultados obtidos em uma pesquisa de satisfação no trabalho podem fornecer ideias sobre como melhorar os processos. 

Saiba o que motiva seus funcionários, ouça-os, peça seus comentários para entender o que eles querem. Lembre-se de que seus clientes também agradecerão, pois também receberão melhores experiências graças ao bom desempenho de seus funcionários. Se você deseja fazer uma pesquisa de satisfação no trabalho, comece criando uma conta gratuita na QuestionPro.

Como construir uma cultura empresarial saudável?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Também recomendamos:

Pesquisa NPS, a ferramenta de medição de compromisso do empregado

Motivar seus funcionários: 5 estratégias para utilizar

Estratégia de redes sociais com a participação dos seus funcionários

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.