Grandes oportunidades para a pesquisa on-line em shoppings

Pesquisa on-line em shoppings;  certamente, sem pensar ou involuntariamente, você foi parte de alguma pesquisa. Você  já foi abordado na entrada de um estabelecimento para responder uma  uma pesquisa? Já te ligaram por telefone para te fazer perguntas? Ou como nos testes de produtos, já experiementou algum produto no supermercado?

Muitas dessas técnicas tradicionais, podem ser desagradáveis para alguns clientes. Que  podem se sentirem invadidos em seus momentos de lazer ou de descanço. Porém de forma online essas percepções podem ser rompidas, como a pesquisa on-line em shoppings.

Muitos pesquisadores estão cansados com a idéia de que as coisas têm que ser feita da maneira tradicional. Argumentando que são técnicas antigas e sem inovação alguma. No entanto, há aqueles que estão imersos em novas tecnologias e no desenvolvimento de novas estratégias que oferecem áreas de oportunidades imagináveis.

Por exemplo, na área de pesquisa de mercados B2B e outros setores. Este tipo de pesquisadores, sem dúvida, estão na busca de melhores opções.

O por que das críticas à pesquisa on-line em shoppings?

Um fator que preocupa os pesquisadores é a representatividade de uma amostra nos seus projeto de pesquisas. Na aplicação de uma pesquisa com metódos tradicionais em shoppings, essa questão pode ser impactada, pois, nem sempre consegue se ter controle sobre a amostra pesquisada. 

Essa mesma “falha” pode acontecer em outros metódos de pesquisas, como nas pesquisas telefônicas. Mas, para aqueles que pensam que ao aplicar uma pesquisa on-line em shoppings, estarão compromentendo a sua amostra.

Por exemplo, de identicar as pessoas com mais de 60 anos, porque  não estão acostumadas ou não têm conhecimentos do uso da Internet? O fato é que geralmente essas pessoas não freqüentam regularmente a este tipo de estabelecimentos.

Da mesma forma, é a presença de um segmento da população muito particular para esses locais, como os jovens. Neste caso, talvez seja a melhor oportunidade de entrevistar a população da geração Z. Enquanto esta situação poderia ocasionar um tipo de tendência, também podemos prevenir-lo ou corrigir-lo se em nossa amostra temos determinadas quotas por diversas variáveis demográficas.

Uma outra crítica que recebe a pesquisa on-line em shoppings, é que a capacidade da amostra se reduz para um âmbito local, em comparação com algumas pesquisas que envolvem um estudo a nível nacional. E, portanto, utilizam uma amostra mais ampla. No entanto, hoje em dia esse tipo de pesquisa é tão confiável que é utilizada tanto em grandes como em pequenas cidades. 

Vantagens:  

  • Baixo custo: dentro de um shopping você consegue ter um amostragem do seu mercado alvo. Com isso não será necessário um investimento maior para encontrar esse público nesse local, com isso certamente reduz-se os custos de comparado com outros metódos com a pesquisa por telefone e nas residências.

    • Velocidade: Pode ser que seja necessário selecionar uma amostra rápida para essa aplicar uma pesquisa. Para isso, é necessário apenas selecionar os critérios do seu público alvo e aplicar a pesquisa com base nesse perfil.
  • Uso de outros recursos. A pesquisa on-line te dá a possibilidade de se apoiar em outros tipos de materiais, como: fotos, vídeos, webcam, audios, dentre outros. O que torna o processo mais atrativo para os participantes. Também, este tipo de pesquisa  facilitará o uso de estatísticas, como a análise conjoint.

    Respostas de maior valor: a pesquisa online tem como pontos positivos a facilidade para que os entrevistados respondam ao questionário ao seu tempo e com comodidade. Eles podem ler e reler as questões, e refletir mais antes de responder as questões. E podem dar respostas mais completas, pontuando detalhes e indicando sugestões relevantes. Com isso pode-se gerar insights de valor.

Conclusão:

Como você pode perceber, as vantagens de realizar uma pesquisa on-line em shoppings são muitas, em comparação com as críticas que podem receber este tipo de metodologia. E não só se têm estas vantagens dentro dos shoppings, mas em qualquer tipo de estabelecimento ou de estudo. Convido-os a ler sobre a qualidade em pesquisas on-line.

Decida a dar o passo  e fazer uso das novas tecnologias oferecidas pelo mercado. Nós te convidamos a conhecer a plataforma QuestionPro e descubrir um mundo cheio de oportunidades.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram