Pesquisa por amostra: conheça e saiba como realizá-la

Uma pesquisa por amostragem é um procedimento dentro do desenho de uma investigação, através do qual os dados são coletados por meio de ferramentas como questionários ou pesquisas.

Para que esses questionários e pesquisas obtenham resultados satisfatórios, as seguintes etapas devem ser realizadas:

  1. Definição do objeto da investigação.
  2. Determine a “população” que será pesquisada.
  3. Escolha a amostra pesquisada.
  4. Crie o questionário.
  5. Faça uma pesquisa teste.
  6. Colete e analise os dados.
  7. Compartilhe os resultados da pesquisa.

Vantagens de pesquisas por amostra

O princípio das pesquisas por amostragem não é observar toda a população estudada, mas um subconjunto adequadamente selecionado, chamado amostra.

Essa amostra é geralmente muito menor do que a população considerada. Essa vantagem torna possível operar com muito mais facilidade do que em uma pesquisa exaustiva; obter resultados mais rápidos a um custo muito menor e obter dados de melhor qualidade, pois é possível coletar dados com muito mais cuidado quando se trata de um pequeno número de sujeitos do que quando entrevistar e / ou examinar uma população inteira.

Veja também: Amostra deliberada, crítica ou experimental: conhela agora!

Etapas para realizar uma pesquisa por amostra

1.- Defina o objeto da investigação

É necessário saber como o trabalho de pesquisa deve ser realizado, para garantir que você o tenha claro e por escrito.

Amostragem probabilística: conheça as vantagens de utilizá-la

2.- Determine a “população” pesquisada

O próximo passo na realização de uma pesquisa por amostragem é identificar a população que fará parte da pesquisa.

Realize um exame detalhado desta população e suas particularidades, isso leva a uma identificação das especificidades e limites da população selecionada.

O que é amostragem de aceitação?

3.-Escolha a amostra a ser pesquisada

Após determinar o tamanho numérico da amostra, escolha aquele que corresponda às especificidades da população-alvo selecionada e ao objetivo da investigação.

Saiba o que é amostragem voluntária e como usar esse método

4.-Design do Questionário

Para realizar a pesquisa por amostra, defina as perguntas que serão feitas. O melhor é que vá do geral para o particular e fazer as perguntas delicadas no meio.

Evite pesquisas longas para evitar a monotonia e fadiga dos entrevistados. Lembre-se de fazer também diferentes tipos de perguntas para ter uma pesquisa mais interativa.

5.- Teste a pesquisa antes de enviá-la

Realize uma pesquisa piloto e verifique se tudo está bem para que seu projeto seja bem-sucedido. Faça as correções necessárias de acordo com a pesquisa de amostra realizada.

A interpretação das informações não é uma simples coleção de dados. Essa deve sintetizar todas as informações coletadas, conectar e contextualizar as informações e colocar as coisas em perspectiva.

O que é uma população de estudo? Características e técnicas de amostragem

7.- Compartilhe os resultados da pesquisa

Para um pesquisador, pesquisas por amostra fazem parte do trabalho de investigação. Se for realizado para um cliente, talvez você precise apenas do total de questionários com um resumo e uma breve interpretação dos resultados.

Melhore sua amostragem seguindo essas dicas

Na maioria das vezes, será um relatório escrito; cuja principal característica será convencer o tomador de decisão a realizar as modificações, de acordo com o feedback obtido na pesquisa por amostra.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.