Dicas para conduzir pesquisas sobre dependência

Uma pesquisa sobre dependência é uma ferramenta que pode ser usada para identificar se uma população em geral tem algum problema viciante ou fatores relacionados a esse problema.

As respostas coletadas podem ser usadas para criar estratégias para criar, por exemplo, melhores programas de saúde para essa população.

Tipos de pesquisas sobre dependência

Em seguida, temos para você os tipos mais comuns de questionários aplicados para identificar diferentes dependências:

Pesquisa sobre consumo de álcool: Esse tipo de pesquisa é realizado com o objetivo de avaliar o nível de consumo de bebidas alcoólicas e determinar se uma pessoa depende delas.

Pesquisa sobre toxicodependência: Esta pesquisa é usada para determinar se as pessoas tomam medicamentos sem supervisão médica ou drogas ilegais.

Sobre tabagismo: Este instrumento permite que você saiba quantas vezes por dia você consome um cigarro, quais são as reações secundárias do seu vício, etc.

Dependência de videogame: Geralmente, as pessoas acreditam que os únicos tipos de dependência são os mencionados acima. No entanto, os videogames se tornaram objeto de estudos devido ao impacto físico e emocional que exercem sobre os usuários.

Dicas para conduzir uma pesquisa sobre dependência

Se você planeja realizar uma pesquisa de dependência, temos algumas dicas para ajudá-lo a conseguir isso e obter as informações desejadas.

Define um setor da população

Este instrumento pode ser longo e tedioso. Atingir toda a população é um processo difícil, por isso é importante que você identifique um setor em geral e, a partir daí, calcular sua amostra de estudo para ter uma amostra representativa que permita determinar se esse problema ocorre ou não.

População e amostra: qual a diferença? Saiba aqui!

Realizar pesquisas anônimas

As pessoas não estão muito confortáveis com esse tipo de questionário. Se você deseja obter respostas honestas, é necessário realizar pesquisas anônimas, nas quais cada entrevistado se sente à vontade para responder.

Use diferentes tipos de perguntas

O importante sobre a realização de pesquisas sobre dependência é que, além de identificar se elas estão presentes em um setor da população, você conhece a percepção das pessoas sobre esse problema e são coletadas idéias que ajudarão a saber mais sobre o problema.

Idealmente, use perguntas de múltipla escolha em sua pesquisa, mas perguntas abertas permitirão que você se aprofunde no tópico.

Organize melhor sua pesquisa com os blocos de perguntas

Use a plataforma certa para coletar informações

Se você deseja realizar uma pesquisa bem-sucedida que cubra toda a sua amostra, temos a melhor solução para você.

A QuestionPro permite realizar pesquisas, on-line ou em campo que permitem coletar informações por meio de dispositivos móveis, mesmo que você não tenha uma conexão com a Internet, graças ao nosso aplicativo de pesquisa.

Leia também: Plataformas de pesquisa on-line e suas principais diferenças

Implemente os programas adequados

Esse processo não se trata apenas de coletar informações e identificar se o problema existe. É necessário fazer algo com os dados obtidos, como criar estratégias para resolver esse tipo de problema e ajudar a população afetada.

Exemplos de perguntas para uma pesquisa sobre dependência

Aqui estão alguns exemplos de perguntas para você usar em sua pesquisa sobre dependência:

  • Qual é a tua idade?
  • Você já fumou alguma vez cigarro?
  • Quantas vezes por dia você fuma um cigarro?
  • Com que idade você começou a consumir álcool?
  • Quantas vezes por semana você consome álcool?
  • Quais são as razões pelas quais você bebe álcool?
  • Quantas horas do seu dia são dedicadas a videogames?
  • Você tem acesso a medicamentos de venda livre?
  • Quais são os tipos de drogas que você já experimentou?
  • Qual você acha que é a melhor maneira de resolver um problema de dependência?

Veja as Melhores perguntas para um questionário de psicologia

Importância de conduzir uma pesquisa sobre dependência

A aplicação de uma pesquisa sobre dependências permite que diferentes instituições, públicas e privadas; identifiquem se esse tipo de doença está presente na sociedade, qual é o público mais vulnerável e como atacar o problema.

Esse instrumento é extremamente importante para a sociedade, pois, se não for tratado a tempo; pode desencadear problemas de inadimplência, abandono escolar, menor taxa de longevidade, menor crescimento econômico, etc.

Uma pesquisa sobre vícios nos permite saber quais vícios as pessoas mais sofrem e criar um programa de saúde que pode ajudar a evitá-los nos mais jovens.

Como utilizar um criador de questionário para coletar dados

Agora que você leu nossas dicas sobre como realizar uma pesquisa sobre dependência, chegou a hora de aplicar a sua. Se você precisar de uma ferramenta para facilitar o processo, não hesite em entrar em contato conosco e responder às suas perguntas sobre nossa plataforma de pesquisa on-line.

Também recomendamos: Diário de investigação móvel: saiba do que se trata

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram