O que são pesquisas transacionais e quando usá-las?

Mais e mais empresas entendem a necessidade de obter informações de seus consumidores. Por exemplo, após adquirir um produto ou usar um serviço. Conhecer a satisfação do cliente por meio de pesquisas transacionais é uma boa maneira de obter feedback. Isso ajuda as empresas a saberem o que aconteceu depois de ter feito uma transação, por exemplo.

As pesquisas transacionais nos ajudam a medir a satisfação do cliente em um determinado momento. Como por exemplo, após o processo de compra, em vez de medir uma experiência geral com a marca ou com toda a organização.

Nesse tipo de sondagens, o tempo é essencial, pois o que se busca é conhecer a experiência que um cliente teve dentro de uma transação / interação específica. (o que é comumente chamado de ponto de contato). Não se trata de medir todos os pontos de contato, mas aqueles que afetam a experiência do cliente.

Como fazer pesquisas transacionais?

Uma boa estratégia é aplicar uma pesquisa de satisfação e acompanhamento por meio de pesquisas transacionais às áreas que não obtiveram um alto índice de satisfação.

As pesquisas transacionais medem uma experiência separada e diferente, de modo que cada uma precisa de sua própria pontuação. Peça feedback do cliente o mais rápido possível após o término da transação, ou mesmo antes do contato com a empresa começar.

Tenha cuidado para não enviar pesquisas com muita frequência. Se um cliente tiver que ligar para um centro de suporte duas ou três vezes por semana, ele não gostará de ser pesquisado após cada interação.

Vantagens

  • As pesquisas transacionais fornecem uma grande quantidade de informações . Elas podem ser usadas para melhorar a experiência do cliente na próxima vez que interagirem com ele.
  • Dão oportunidades de melhoria às empresas, colocando a opinião do cliente em primeiro lugar. Já que podem investigar melhor como certos pontos de contato afetam o relacionamento de um cliente com uma empresa.
  • Permite concentrar recursos nos produtos mais valorizados pelo cliente e aqueles que não são.
  • Dá a oportunidade de entrar em contato com os clientes que podem ter tido uma experiência ruim e fornecer detalhes sobre o que será feito para corrigir a situação.

Em muitos casos, o mais difícil ao realizar pesquisas transacionais é interpretar e analisar os resultados. Felizmente, existem ferramentas de pesquisa on-line, como a QuestionPro, que ajudam você a fazer isso automaticamente e em tempo real.

As pesquisas transacionais são ideais para identificar o que você precisa fazer para melhorar as experiências. Não perca seus clientes por mau serviço! Resolva melhor sua situação aplicando pesquisas transacionais e conquiste sua lealdade.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

7 dicas preciosas para criar Insights com Pesquisas

Vantagens de usar dados do cliente para criar conteúdo personalizado

5 maneiras de usar a ferramenta NPS para impulsionar seu negócio

Qual é o modelo de escolha discreta?

Pesquisas web, o que são?

Pesquisas etnográficas, confira as perguntas essenciais

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.