Qualidade do serviço ao cliente: 8 estratégias para melhorá-la

Quando o tempo é uma prioridade, é essencial oferecer suporte ao cliente rapidamente, por exemplo,através do email. No entanto, existem muitas outras estratégias para melhorar a qualidade do serviço ao cliente. Todos são muito importantes no mundo de hoje, onde tudo deve ser o mais rápido possível.

 A maioria dos seus clientes está em constante movimento, por isso é essencial que sua equipe de suporte atue rapidamente para manter seus usuários no caminho certo.

Quais estratégias para melhorar a qualidade do serviço ao cliente funcionam?

Implemente as seguintes dicas e ofereça um bom atendimento ao cliente:

1.  O autoatendimento é essencial 

O atendimento ao cliente especificamente como autoatendimento é um novo elemento competitivo. Os clientes valorizam produtos que lhes permitem resolver seus próprios problemas.

Hoje, muitas organizações têm uma base de conhecimento sólida e educacional, em que os clientes podem encontrar respostas imediatamente, sem enviar um email, o que os ajuda a resolver alguns problemas.

Conheça os Tipos de atendimento ao cliente

2. Estar presente quando necessário para melhorar a qualidade do serviço ao cliente

Outra das estratégias para melhorar a qualidade do serviço ao cliente é aprender o que seus clientes precisam e quando precisam. Isso permite programar o suporte humano quando é realmente necessário.

Se você facilitar, a maioria dos usuários ficarão felizes em se ajudarem durante o horário de descanso de seus funcionários. Mas é claro que é importante que você tenha pessoas reais para ajudar os clientes que precisam de serviços pessoais.

Não ofereça um mau atendimento ao cliente

3. Ligue para seus clientes e garanta um bom serviço

Não há nada como um telefonema para estabelecer um bom relacionamento com os clientes. No entanto, é muito difícil oferecer um serviço telefônico de qualidade em larga escala.

Uma pessoa pode passar horas conversando ao telefone, conversando sobre problemas hipotéticos ou sobre como atualizar uma determinada função; enquanto os clientes com perguntas urgentes aguardam pacientemente por uma resposta por email.

O suporte por email é a maneira mais eficiente de diagnosticar e depurar problemas do cliente. Isso significa que você pode ajudar mais pessoas rapidamente. Por isso, a importância de considerar essa opção entre suas estratégias para melhorar o atendimento ao cliente.

4. Respostas automáticas

A próxima estratégia para melhorar a qualidade do serviço ao cliente é usar respostas automáticas para que o cliente saiba que você viu sua reclamação.

As empresas que não fornecem um serviço rápido de e-mail ainda serão rastreadas nas redes sociais e, se não tiverem a ajuda necessária, os usuários provavelmente farão barulho. Use um bot para dar uma resposta rápida e peça a um funcionário que resolva o problema. Seus clientes irão gostar.

Veja também: Estratégia de atendimento ao cliente: 5 passos para criar uma eficaz

5. Ser proativo é uma virtude

Nesses casos, as respostas salvas são ferramentas úteis e eficazes para trabalhar rapidamente quando houver uma fila de clientes aguardando. Mas decifrar solicitações sensíveis ao tempo é mais fácil se você interromper algumas conversas antes que elas comecem.

Respostas semi-personalizadas estão entre as ferramentas mais poderosas para automatizar o suporte de maneira a agregar valor real aos seus usuários.

6. Empatia é tudo na qualidade do serviço ao cliente

Outra estratégia para melhorar a qualidade do serviço ao cliente é a empatia que a equipe de suporte deve mostrar diante dos problemas.

Quando você está com pressa, é fácil esquecer que às vezes basta ser ouvido. Obviamente, você não pode garantir a experiência do cliente o tempo todo, mas quando ele entra em contato com você, sabe que a pessoa do outro lado do email se importa com o que está acontecendo.

Sua equipe de suporte ao cliente nem sempre oferece soluções, mas sempre pode oferecer empatia. Obviamente, nem todo mundo viveu todos os cenários, mas construir uma cultura de entendimento significa que elas são tratadas com o respeito que merecem.

Conheça a importância do atendimento ao cliente na sua empresa

7. Espere o inesperado.

Você não pode resolver todos os problemas imediatamente, mas ter um plano para os mais comuns e críticos ajudará você a se recuperar rapidamente e evitará que os clientes se incomodem.

O empoderamento de sua equipe técnica é essencial. Saber a diferença entre atendimento e sucesso do cliente também ajudará sua equipe a entender e a importância de transformar uma situação potencialmente negativa em uma experiência positiva.

Leia: O impacto do uso da internet no atendimento ao cliente

8. Lembre-se de que há algo novo todos os dias 

A última das estratégias para melhorar a qualidade do serviço ao cliente é inovar nas ferramentas para oferecer suporte mais rápido

Todos os dias, algo muda, incluindo erros. Isso significa que sua equipe precisa ser flexível, receptiva e sempre manter contato, não apenas com os clientes, mas também entre si.

As pessoas desejam e merecem respostas gentis, rápidas e práticas, e com um pouco de atenção aos empregadores e levando em consideração essas estratégias para melhorar a qualidade do serviço ao cliente; a velocidade e empatia serão possíveis sem a necessidade de recorrer a uma equipe que atenda o telefone 24 horas por dia.

Também recomendamos: Estratégia de experiência do cliente – confira algumas dicas

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram