Redes sociais para pesquisa de mercado, como utilizá-las?

O que você acha do uso das redes sociais para pesquisa de mercado?

Se você trabalha com pesquisa há mais de 20 anos, lembre-se de que a coleta de informações para obter dados relevantes para tomar decisões era cara e complicada. Você tinha que ter acesso a amostras e pessoas que poderia pesquisar, organizar um grupo de foco ou fazer pesquisas por telefone. Qualquer um desses métodos tem vantagens e desvantagens. 

A Internet não apenas tornou mais fácil e barata a obtenção dessas informações secundárias, como também a obtenção de informações primárias e demográficas. Devo mencionar que não estou dizendo para você substituir seus métodos de pesquisa por redes sociais, só quero compartilhar alguns métodos criativos para obter informações úteis do que criar melhores pesquisas e obter melhores informações.

Uso de redes sociais para pesquisa de mercado

Facebook

A categoria mais rápida de usuários do Facebook no momento é a de mulheres com mais de 55 anos. Com essa estatística, vamos dar uma olhada em outras ideias demográficas que podemos obter do Faceboook.

  • Hoje, o Facebook tem milhões de usuários que são distribuídos de maneira relativamente uniforme. Não apenas os jovens estão no Facebook.
  • Você pode coletar dados básicos de segmentação no Facebook. Clique no botão “Promover” na sua página de negócios / marca / etc; do Facebook e siga as etapas para criar um anúncio. Nesses anúncios, você terá a oportunidade de selecionar o segmento em que está especificamente interessado e poderá ter uma ideia do tamanho do seu mercado. Não é perfeito, mas é um bom começo.

Pesquisa para o Facebook: use as redes sociais na sua pesquisa

LinkedIn

Gosto de usar o LinkedIn como um grupo de foco para pesquisas B2B ou industriais. Além de obter informações, você terá o benefício de criar relacionamentos com especialistas nas áreas em que está interessado.

Twitter como redes sociais para pesquisa

O Twitter é uma ferramenta interessante de mídia social para pesquisa de mercado. Não é tão segmentado ou focado quanto o Facebook ou o LinkedIn, mas possui seus próprios benefícios. Uma das minhas maneiras favoritas de usar o Twitter é através de pesquisas secundárias. Para realizar pesquisas, a função “pesquisa” é comumente usada e você escreve uma frase na qual está interessado e dá uma olhada nos artigos sobre o tópico que obtiveram mais retuítes. Como o Twitter mostra as conversas sem problemas, você pode iniciar uma investigação exploratória. Veja os tópicos mais populares e leia os artigos associados a eles. Depois de fazer suas perguntas, acesse o LinkedIn e faça uma pergunta. Outra maneira de usar o Twitter é enviar mensagens que levem o público a acessar uma página da web ou um post de blog que tenha uma pesquisa adicional.

Em geral, é difícil ignorar o fato de que os orçamentos e o tempo podem ser um pouco complicados, mas a necessidade de acessar informações que podem ajudá-lo a tomar decisões importantes em seus negócios é muito importante. Com o uso de redes sociais para pesquisa de mercado, você pode acessar esse tipo de informação com facilidade, rapidez e economia.

Veja também: Como usar o twitter para empresas? Confira o que você pode fazer!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Pesquisas nas redes sociais. Como aproveitar o seu uso?

Marcas no Instagram: estudo de como as empresas usam as redes sociais

Redes sociais, entre os canais de atendimento mais utilizados

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.