Reviews Google My Business: Insights para o seu negócio

Os clientes dificilmente ignoram as análises e as reviews Google My Business quando procuram empresas e produtos online. Nesse sentido, a plataforma tornou-se essencial para a experiência do cliente. 

Preparado para tomar notas? Vamos falar sobre isso.

O que são as Reviews Google My Business?

O Google My Business é uma plataforma que ajuda os utilizadores a encontrar empresas locais; operada pela Google LCC, que oferece a oportunidade de publicar e gerir um perfil para mostrar às pessoas que procuram os seus produtos ou serviços específicos.

Além disso, ajuda as empresas a alcançar novos clientes. Isto porque, permite criar um perfil público com todas as informações da empresa. Os utilizadores podem facilmente encontrar a localização, detalhes de contacto, website, horário de abertura, perguntas e respostas.

No entanto, a principal utilização desta plataforma é classificar as empresas e ler as opiniões dos clientes que já tenham tido experiência com a empresa.

A troca de opiniões é essencial para as empresas, visto que estas constituem uma parte crucial da experiência do cliente e da decisão de contratar uma empresa.

Como ser encontrado no Google My Business

Antes de mais, precisa de uma conta Google My Business. Criar uma conta é muito fácil; o Google guia-o através deste procedimento com instruções claras. Antes de mais, indique o nome da sua empresa, ou seja, o nome da sua empresa.

Em seguida, indique em que indústria ou categoria a sua empresa está. Após isso, obtém entradas predefinidas através de uma lista de auto-completamento. Do médico ao serviço de execução hipotecária, quase tudo está incluído.

No passo seguinte, o Google My Business pede-lhe para adicionar uma localização no Google Maps.

Se clicar em SIM aqui, poderá então introduzir os dados de endereço da sua empresa, e será encontrado através do Google My Business Maps se alguém procurar os seus produtos e serviços nesta área. 

Por último, mas não menos importante, inclua o seu número de telefone e URL do website, horário de abertura e outros detalhes sobre o seu negócio, incluindo imagens.

Qual é a qualidade das entradas no Google My Business?

O Google My Business verificará a sua informação enviando-lhe uma carta registada do Google para o endereço que forneceu. Esta contém um código que introduz no Google My Business. Assim que tiver introduzido este código, a sua empresa ficará visível.

Visto que a autenticação é feita através de uma carta enviada para o endereço comercial da empresa que deseja registar, a confiança do cliente no Google My Business é excelente.

O Google My Business é gratuito?

Sim, a sua empresa pode registar-se gratuitamente no Google My Business e alterar e adaptar as suas informações também gratuitamente. 

Que serviços oferece o Google My Business?

O Google My Business oferece-lhe uma gama completa de serviços que proporcionam um real valor acrescentado para a sua empresa e que pode configurar rápida e facilmente utilizando o painel de controlo. Em baixo, apresentamos-lhe alguns destes serviços:

1. Adicionar utilizadores

Pode adicionar outros utilizadores à sua conta, Google My Business para gerir os dados da sua empresa. Sendo que, oferece 3 tipos de administrador: proprietário, administrador, e gestor do site. Cada função tem acesso a diferentes ferramentas, o que a GMB explica em pormenor.

2. Adicionar notícias e eventos

Se tiver notícias para os seus clientes ou quiser realizar um evento, pode publicar esta informação no Google My Business. Pode adicionar um botão de chamada para ação a esta entrada, tal como “RESERVE”, “BUY”, “REGISTER”. Pode escolher se se trata de uma oferta, de uma notícia ou de um evento.

3. Visitas virtuais de 360 graus

Adicione uma visita virtual de 360 graus à sua loja, bar, negócio ou prática ao seu registo no Google My Business. Os seus potenciais clientes podem assim ter uma ideia da sua localização.

4. Estatísticas

O Google My Business oferece aos seus utilizadores uma vasta gama de estatísticas, tais como a frequência de visita e como se compara com outras empresas e se a consulta de pesquisa veio do Google Maps ou do Google Search. Também pode ver com que palavras-chave os utilizadores pesquisaram e assim chegaram à conta, Google My Business.

5. Perguntas de clientes

Com o Google My Business, pode armazenar um número de telemóvel, que, no entanto, não é visível publicamente. Ao clicar num link, os utilizadores podem então fazer-lhe perguntas que aparecem diretamente no seu telemóvel.

6. Produtos e serviços

Adicione descrições detalhadas de produtos e descrições dos seus serviços à sua listagem de Google My Business. A nossa dica: use palavras-chave dentro destas descrições com as quais gostaria de ser encontrado.

7. Criar um website

Com o Google My Business pode até criar websites simples, se a sua empresa ainda não tiver o seu próprio website. Para este fim, fornece um editor fácil de usar, com o qual pode realmente construir rapidamente a sua própria pequena página inicial. Com um pouco de prática, pode até criar aqui websites realmente atrativos.

8. Anúncios e campanhas

Pode aceder aos Anúncios Google diretamente a partir da Conta Google My Business. Pode utilizá-lo para criar anúncios que serão exibidos na Pesquisa Google antes e depois das entradas orgânicas quando os utilizadores pesquisarem por determinadas palavras-chave.

9. Adicionar mais empresas

Pode adicionar outras empresas à sua conta, Google My Business, tais como sucursais ou parceiros de franchising. Isto significa que Google My Business é também muito interessante para grandes empresas com locais distribuídos, visto que os locais são geridos de forma centralizada e as sucursais podem ser geridas por gestores de sucursais, por exemplo, utilizando o modelo acima descrito.

10. Avaliações e críticas

Uma das funções mais importantes do Google My Business são as revisões e classificações apresentadas para a sua empresa, criadas pelos clientes. Os potenciais clientes podem ver imediatamente as experiências que outros clientes tiveram com a sua empresa.

Isto tem uma grande vantagem para si se oferecer serviços e produtos realmente excelentes e se for também simpático e orientado para os seus clientes.

Porque deve criar conta no Google My Business?

Já mencionámos muitas das razões implícitas no texto anterior. O Google My Business é gratuito e pode ser encontrado a utilizar a Pesquisa Google e Google Maps. Assim, pode ganhar novos clientes através da listagem da sua empresa e pode entrar em diálogo direto com os seus clientes.

Além disso, mostra todas as informações relevantes sobre a sua empresa e os seus clientes ou potenciais clientes podem contactá-lo com um clique, fazer-lhe perguntas e obter informações pessoais. Pode também apresentar as ofertas mais recentes e em mudança e chamar a atenção para os eventos.

O feedback do cliente através do Google My Business é também muito importante para ter uma ideia do que os seus clientes pensam da sua empresa e dos seus produtos e serviços.

1. É encontrado “no local”, e isso cria novos clientes

Quando os utilizadores da web pesquisam, há quase 90% de probabilidade de pesquisarem no Google. 

Para pesquisas locais, o Google mostra quase sempre os perfis do Google My Business, aumentando a atenção das empresas locais. O Google quer dar aos utilizadores a melhor experiência online e offline, pelo que tenta fornecer os resultados de pesquisa mais relevantes. 

Dito isto, se for um restaurante especializado em iguarias vegan, o seu perfil de Google My Business não apareceria para alguém à procura de uma churrascaria argentina na sua área.

2. Mantenha atualizadas as suas informações no Google My Business e será mais facilmente encontrado

Se pretende melhorar a sua classificação nos resultados de pesquisa no Google, o que pode levar a mais impressões do seu perfil Google My Business e mais cliques, então precisa de otimizar e manter as suas informações. O Google prefere os perfis do Google My Business com informação completa e detalhada.

Com uma imagem completa da sua empresa, por exemplo, o Google pode garantir que a sua empresa é relevante para uma pesquisa, como o seu horário de funcionamento, a sua localização e os seus produtos e serviços, e classificá-la em conformidade.

Tal como o Google tem algoritmos para classificar os seus anúncios e websites, também tem um algoritmo para classificar os perfis das empresas Google My Business. Pode usar o painel de controlo para adicionar palavras-chave ao perfil da sua empresa e fazer outras otimizações para melhorar a classificação nos resultados locais.

Dicas e Melhores Práticas: Use Google My Business Reviews e classificações como uma verdadeira ferramenta de marketing

Entre todos os motores de busca, o Google tem agora uma quota de mercado de 86% em pesquisas on-line através do PC. 

A quota de mercado do Google Search é ainda maior se pesquisar através de dispositivos móveis: aqui, a quota de mercado do Google Search é de quase 98%. Leia e tome nota das seguintes dicas para rentabilizar ao máximo o Google My Business.

As críticas negativas arruínam o seu negócio!

Se tiver uma conta Google My Business e a sua empresa estiver listada, as hipóteses de alguém que procura algo que oferece é maior. E agora imagine ser encontrado e que as classificações e reviews serem “péssimo atendimento”.

O que se pretende dizer é: classificações negativas, ou seja, sempre apenas um ou dois asteriscos em vez de cinco e mais, comentários de classificação que sugerem que não se dedica realmente aos seus clientes. Dado o poder de mercado que o Google Search tem, isto pode ter efeitos fatais na sua empresa: uma má reputação, rotatividade dos clientes ou nenhum novo cliente.

Fique sempre de olho nas suas Reviews Google My Business

Agora vamos assumir que a grande maioria das empresas gosta realmente de se dedicar aos seus clientes com paixão. Faz tudo para garantir que os seus clientes estejam felizes e satisfeitos. Contudo, por vezes, uma ou duas reviews negativas podem ser encontradas.

Talvez alguém estivesse a ter um dia mau ou um dos seus vendedores não tenha feito o seu trabalho corretamente. Isso é humano. Por isso, receberá agora uma avaliação negativa, é uma questão em aberto, com ou sem razão. O seu negócio diário é duro e cansativo e não tem tempo diariamente para ver como os clientes o classificam através do Google My Business.

Assim, esta entrada negativa sobre a sua empresa ficará sem comentários. Agora um potencial cliente encontra a sua empresa utilizando a pesquisa do Google, aterra na sua entrada e lê os comentários. Visto que ninguém deu uma classificação durante dois dias, o comentário negativo pode ser visto no topo.

O seu potencial cliente lê isto e compara as críticas com as de um concorrente, sendo as 3 primeiras entradas positivas. Então, o que o seu potencial cliente vai fazer? O provável é que vá à competição. Por isso, certifique-se de verificar diariamente as reviews para evitar que isto aconteça!

Responda a cada comentário, seja ele positivo ou negativo

Visto que não é apenas um empresário, mas também um cliente, não lhe parece estranho quando uma empresa só responde a críticas negativas? Responda realmente a todos os comentários.

E isto significa realmente cada avaliação, independentemente de ter sido escrita e formulada negativa, positiva, neutra, monossilábica ou em detalhe. As avaliações e análises do Google My Business são tão poderosas e têm uma influência tão grande no comportamento de tomada de decisões de futuros clientes que deveria realmente dedicar algum tempo a responder às análises.

Os clientes sentem-se “atónitos” quando respondem ao seu feedback positivo.

Se os clientes estão realmente entusiasmados e deixam uma revisão positiva, esse é um serviço enorme para a sua empresa, porque é publicidade gratuita.

Portanto, dizer obrigado é o mínimo que se pode fazer. E assim deve fazer. Porque se os seus clientes lerem que realmente reage à crítica positiva, eles vão gostar muito, porque o esforço para escrever uma crítica valeu a pena.

Responda sempre, em princípio e sem exceção, às críticas negativas

Se reagir a TODAS as revisões, parece realmente demasiado, o que é a nossa dica, então pelo menos dê uma vista de olhos às revisões negativas. Como descrito acima, as críticas negativas não comentadas são um espinho para todos os novos clientes, porque sinalizam que basicamente não se importa se os clientes estão zangados ou não.

Isto não deve acontecer em circunstância alguma, mesmo que não se importe em termos de vendas e da abundância de clientes. Isso pode mudar rapidamente num mundo em rápida mutação como este.

Evite ser monossilábico ou pouco imaginativo nas suas respostas

Agora imagine que o seu Google My Business tem um grande número de comentários detalhados e bem intencionados e que simplesmente e basicamente responde a cada um desses comentários com “Obrigado”. Mesmo que o queira dizer honestamente e o tempo não lhe permita responder com mais detalhes, convém sempre ter uma resposta mais elaborada.

 


Para criar inquéritos profissionais e aproveitar as nossas ferramentas de controlo de qualidade e agilizar o seu processo de trabalho utilize uma plataforma online de inquéritos profissional.

Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos e estudos mercado.

Pedir demonstração