Semântica do marketing: melhore o seu posicionamento na web

Buscando inspiração para o meu novo artigo na QuestionPro sobre semântica do marketing achei esta jóia “As palavras são realmente importantes. O futuro do marketing é a semântica. ” Esse é o título de um artigo do site masterstation.net e me chamou a atenção profundamente. Ele reúne as minhas duas paixões, a escrita e o marketing, e afirma o que eu sempre sustentava: as palavras são extremamente importantes quando se trata de marketing.

A semântica do marketing

As palavras estão transformando o marketing em todas as áreas. No mundo do marketing, a semântica é a chave para poder entender os interesses dos clientes e ser capaz de fornecer resultados que se alinham com o que eles realmente precisam.

Agora, o que é semântica? É a ciência da linguística que estuda o significado de cada palavra, frases ou orações. 

Saiba também: Estratégias de marketing e suas ferramentas

Esta redescoberta da importância das palavras levou à “comercialização de semântica”, que nada mais é  que  identificar as palavras adequadas e a verdadeira intenção por trás delas mesmas e aplicar esse conhecimento para as estratégias de marketing. Um exemplo disso pode vser visto nas palavras-chave usadas nos motores de busca, em que a semântica e o contexto são estreitamente ligados e constituem uma parte extremamente importante do marketing digital.

Saiba mais sobre: O que é marketing digital e importância para os negócios?

Sinais de que o futuro está na semântica do marketing

1. A Semântica é mais inteligente

Quando inciou o boom de posicionamento web, os robôs de motores de busca usando apenas o texto, invadiam a web à procura de palavras-chave. Agora, pode-se pesquisar usando comandos de voz. Como por exemplo, os programas populares Siri ou Cortana são normalmente utilizados pelos os usuários ao realizar uma pesquisa.

Aqui se faz uso da linguagem natural para alcançar o resultado. Estes programas são capazes de compreender e contextualizar o seu objetivo de busca. Até fazem sugestões baseadas em outras pesquisas.  Isto se converte simplesmente em uma busca semântica que utiliza grande variedade de informações sobre o usuário. Marketing, Antropologia e criação de comunidades

Por exemplo, se o usuário busca, “comida italiana”  os motores de busca irão para o seu local para fornecer um contexto para essa pesquisa: “comida italiana na sua cidade.” A busca semântica vai mais além. Também se observa dados estruturados sobre o conteúdo que encontra, como categorias, tags, imagens e muito mais. Isto é feito, a fim de compreender melhor os resultados e fornecer uma informação de qualidade.

Adam Fridman, que fundou a agência da  marca  criativa, Mabbly, disse: “Não vai tardar muito tempo, a partir de agora, vamos ver uma mudança: uma análise dos sentimentos e a intenção do comprador substituirão as previsões destes comportamentos, pois vamos ser capazes de analisar mais facilmente”. Veja também: Quais são os 4 C’s de marketing?

2.- A Semântica é mais social

Os motores de busca não só analisam grandes volumes de dados para entregar conteúdo relevante. A busca semântica tem como objetivo oferecer informação de qualidade. Por exemplo, em relação a busca de “comida italiana” o mais recente algaritmo de busca Google, Hummingbird. Ele detalha sua localização e oferece resultados de sites sociais como o Yelp. Altamente qualificados para ajudar a encontrar a melhor qualificação de comida italiana na sua área. Isso deixa de fora a classificação de um site, apenas por estar identificado como “a melhor comida italiana”. Também leia: Marketing digital: quais habilidades você precisa para ser um especialista?

3.- A semântica é simplesmente melhor

A semântica do marketing oferece melhores resultados tanto para os marketings como para os clientes. Desta relação,  temos como vantagens um melhor alinhamento entre a pesquisa e os resultados. Também uma melhor experiência do usuário e um melhor conhecimento sobre os clientes e as tendências.

Além disso, se alcança melhores relacões quando os vendedores entendem qual é a linguagem que os clientes estão usando.  Como eles se movem e que palavras usam. Os estudos indicam que o uso de táticas semânticas pode causar 30% mais cliques. Apenas se faz necessário melhorar a experiência do consumidor. Assim como também entender o que o cliente deseja e direcionar conteúdo a essas necessidades. Confira: Confira as lições de marketing do Hobbit e promova sua marca

E, finalmente, se o que você quer é ter melhores resultados em seu marketing digital, lembre-se que a semântica aparece em cada peça de comunicação que aborda o seu público. Para aumentar a eficácia do seu marketing e ter um melhor relacionamento com seus clientes, avalie se é hora de começar a semântica de marketing.


Sobre a autora:

Katyuska Chacon é editora de conteúdo na web, tem mais de 4 anos de experiência na criação de conteúdo de qualidade, orientado a SEO. Atualmente trabalha escrevendo artigos para importantes blogs corporativos, assim como  blogs de outras temáticas.

Dados de contato:
Email: kstyuskac@gmail.com

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram