O que é um store check?

Neste artigo, falaremos sobre o que é um store check e como esse método o ajudará a comercializar seus produtos com eficiência.

Um store check é o processo em que os fabricantes de um produto são responsáveis por investigar a concorrência, fazendo visitas com o objetivo de observar e analisar seus produtos e, assim, identificar quais são os que têm maior nível de vendas, suas estratégias de mercado, etc.

Com as informações coletadas durante esse processo de pesquisa de mercado; os fabricantes podem ter controle sobre a comercialização de seus produtos.

Caracterísitcas do store check

Permite conhecer a concorrência: a execução desse processo ajuda você a conhecer outras marcas na mesma curva, os produtos que eles oferecem, sua forma de comercializá-lo, seus canais de distribuição, etc.

A verificação da loja permite saber em que direção o design de um produto deve seguir: se você não entender o contexto de sua marca, é impossível enviar a mensagem apropriada de seus produtos, mesmo no design da embalagem.

Ele permite que você posicione sua marca: quando uma empresa tem controle sobre os produtos que gerencia, é possível criar estratégias de mercado que permitam divulgar sua marca ao público.

Ajuda a estar à frente da concorrência: conhecendo a concorrência e as diferentes estratégias de mercado que eles executam, você pode fazer um plano que os siga e manter um melhor controle e distribuição de seus produtos.

Objetivos

Entre os principais objetivos da verificação da loja estão os seguintes: 

  • Tomar el control en la velocidad en la que tus productos son rotados.
  • Conhecer as características dos produtos concorrentes.
  • Realizar uma avaliação da qualidade dos produtos concorrentes.
  • Realizar uma avaliação nos canais de distribuição dos produtos de outras marcas.
  • Conhecer  as estratégias de marketing usadas pelos distribuidores competitivos.
  • Comparar a comercialização de seus produtos com os da concorrência.

Por que é tão importante executar um store check para sua empresa

O store check é um dos métodos mais utilizados pelas indústrias, pois permite entender os canais em que podem obter as melhores vendas; assim como tabém tirar proveito do mercado e elaborar estratégias de posicionamento.

Ao analisar o que a concorrência está fazendo corretamente, você pode tomar melhores decisões para seus negócios; e criar estratégias que tenham maior impacto entre o público-alvo.

Ao realizar um store check corretamente, você pode criar estratégias de marketing completas. Ou seja, planos que permitem estudar a distribuição de seus produtos, categorizá-los, analisar preços e compará-los com os da concorrência.

Com a verificação da loja, você tem uma visão geral real e específica dos produtos nos centros de distribuição. Só assim você poderá saber se terá sucesso no mercado e se pode se destacar dos rivais.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Como descobrir os hábitos de consumo dos seus clientes

Você conhece as necessidades de consumo dos seus clientes?

4 maneiras de satisfazer o cliente de uma loja online

Pesquisas de loja de roupas para jovens – confira as características

O que é inteligência do cliente?

O que é um indicador NPS?