Como determinar o preço de um produto?

Um teste de preço é uma técnica para pesquisadores de mercado medirem as percepções dos consumidores sobre o valor de produtos ou serviços. Essa avaliação é realizada através de uma metodologia conhecida como Van Westendorp.

A metodologia Van Westendorp consiste em fazer quatro perguntas diferentes para ajudar a descobrir o melhor preço para o produto, idealmente, sem assustar os clientes em potencial com um preço alto. Ou, por outro lado, deixando-os céticos em relação à qualidade do preço. baixo.

Saber como precificar um produto é vital para o sucesso do seu negócio. O objetivo de realizar esse teste de preço é maximizar o benefício gerado a partir de um produto ou serviço específico.

4 perguntas para um teste de preço

Se você quiser aprender como determinar o preço de um produto e obter as respostas mais apropriadas no processo de coleta de dados, poderá fazer as perguntas certas.

Temos para você quatro perguntas padrão em um teste de preço, que o ajudarão a coletar informações com eficiência:

Pergunta 1. Qual preço você consideraria muito caro para não comprá-lo? (Muito caro)

Pergunta 2. Qual preço você considera muito baixo e, portanto, considera que a qualidade do produto ou serviço é baixa? (Muito barato)

Pergunta 3. Qual preço você consideraria o produto muito caro? Teria que pensar em comprá-lo? (Caro / Muito Alto)

Pergunta 4. Qual preço você acha que o produto é uma pechincha, uma ótima compra pelo dinheiro que está pagando? (Barato / Bom valor)

Essas quatro questões da metodologia Van Westendorp permaneceram praticamente inalteradas ao longo dos anos; e ajudaram todos os tipos de empresas a aprender como determinar o preço de um produto e estabelecer estratégias bem-sucedidas.

De uma sacola de batatas fritas de Lay ao iPhone da Apple, o teste de preço de Van Westendorp influenciou a tomada de decisão.

O teste de preço pode ser implementado, para produtos novos e existentes. Você pode fazer perguntas de múltipla escolha ou aplicar perguntas abertas e permitir que elas respondam livremente.

Ano novo, preços novos: confira as novas licenças da QuestionPro!

Uso do modelo Van Westendorp

As organizações que pretendem ter sucesso dependem de vários fatores, incluindo participação de mercado, volatilidade, posição da marca e outros fatores, como o estado atual da economia.

O principal objetivo aqui é maximizar o lucro gerado pela empresa. Compreender a visão atual e futura do mercado de preços é um fator chave para receita e margem de lucro.

Ao realizar o teste de preço, os pesquisadores podem determinar os seguintes pontos:

  • Limites altos de custo: o custo se torna uma grande preocupação e os clientes geralmente sentem que o preço do produto / serviço excede o benefício.
  • Limites de baixo custo: as vendas seriam impactadas negativamente devido à percepção do cliente sobre a falta de qualidade versus o valor dela derivado.
  • Preço ideal: a mesma porcentagem de clientes sente que o preço é muito caro em comparação com a qualidade do produto ou serviço.
  • Preço indiferente: o ponto em que a mesma porcentagem de clientes sente que o produto está ficando muito caro do que aqueles que o consideram a preço de banana. É aqui que a maioria dos clientes é indiferente ao preço.

Leia também: Como ter uma recepção da voz do cliente correta?

Em conclusão, você pode entender melhor o escopo no valor de seus produtos, realizando um teste de preço. Esses dados ajudam os empresários e tomadores de decisão a escolher o preço certo; que não assusta os consumidores em potencial. Ou os leva a acreditar que você está oferecendo um produto de baixa qualidade.

Agora que você sabe como determinar o preço de um produto, pode atrair um público maior.

Faça um teste de preço! Nós dizemos como coletar as informações por meio de uma pesquisa on-line. Entre em contato conosco hoje e agende uma demonstração desta e de outras funções que temos disponíveis em nossa plataforma!

Também recomendamos:

Estratégias para aumentar os preços de seus produtos

Medidor Van Westendorp de Sensibilidade de Preço

Software de pesquisa: 20 principais recursos que você deve considerar.

Estilos de gerenciamento de negócios inclusivos: suas características

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram