Trade marketing: descubra quais são os KPIS mais importantes

Os KPIS de Trade Marketing são uma série de indicadores que informam se suas estratégias estão sendo eficazes quando executadas. Isso deve ser avaliado desde a realização de uma investigação de mercado até o planejamento de um plano sólido.

Trade marketing é uma estratégia de marketing B2B que visa levar um produto às lojas. Isso é alcançado fazendo outras empresas reconhecerem o valor do seu produto e convencendo-as de que a venda o ajudará a ganhar dinheiro.

O objetivo do trade marketing não é o comprador final, mas sim os meios pelos quais a venda final é feita. Portanto, é necessário apresentar os produtos aos consumidores antes que eles possam tomar a decisão de comprá-los.

Vantagens de estabelecer KPIS de trade marketing

Entre as principais vantagens da criação de KPIS de trade marketing estão as seguintes

  • Permitem que o fornecimento de produtos seja adequado para atender às demandas dos consumidores.
  • Se a estratégia for boa, os estabelecimentos de varejo preferirão promover seus produtos em vez da concorrência.
  • É possível criar conexões com as pessoas certas e beneficiar o marketing futuro de seus produtos.
  • Permitem que você conheça as necessidades do usuário final e, portanto, sua empresa permanece lucrativa.
  • É excelente para aumentar as vendas e expandir seus negócios.

Marketing digital de performance – saiba do que se trata

Exemplos de KPIS de trade marketing 

Em seguida, temos alguns dos KPIs de marketing comercial mais importantes para os seus negócios e os quais você deve acompanhar:

  • Rentabilidade do produto

Esse é um dos KPIs de trade marketing mais importantes, pois permite determinar se a execução do plano estabelecido é conforme o planejado.

Com esse indicador, é possível analisar a quantidade e o nível de presença de produtos nas prateleiras de um estabeleciment. Seja por localização, categoria, canal de vendas, etc.

Inbound Marketing: a revolução do marketing digital.

  • Inventario dos produtos

O seguinte do KPIS de trade marketing permite controlar a falta de estoque de um produto na loja de varejo.

Com esse KPI, é possível ter conhecimento sobre o estoque de produtos, seja em lojas físicas ou virtuais.

  • Custo de aquisição do cliente

Esse é outro dos KPIs de trade marketing mais importantes, pois é responsável por determinar se um produto é bem-sucedido ou falha após a criação de uma estratégia.

É composto por empresas com profundo conhecimento do valor investido na prospecção e aquisição de novos clientes.

  • Valor da vida de cliente

Este indicador permite conhecer o nível de vendas e lucros que uma empresa possui, graças ao tempo que o cliente continua adquirindo os produtos.

Saiba Como calcular o valor da vida do cliente

  • Ticket promedio

O último dos KPIs de trade marketing que temos para você é o ticket médio que determina o valor da receita entre o valor dos itens que foram vendidos.

Esse indicador é um dos mais importantes para obter ótimas idéias para criar melhores estratégias e iniciativas eficazes que permitem promover efetivamente seus produtos e serviços.

O comportamento do consumidor e a investigação de mercado

Importância de utilizar KPIs trade marketing

Os KPIs de trade marketing permitem saber se um produto está sendo lucrativo e atende às características apropriadas para atender às necessidades dos clientes; o que gerará um nível adequado de vendas.

O trade marketing extremamente importante, porque se o seu produto não chegar às lojas, ele definitivamente não chegará ao consumidor final. Por isso é imperativo criar relacionamentos positivos e duradouros com as empresas. Caso contrário você não poderá competir com outras empresas.

Outro motivo pelo qual os KPIs de trade marketing são importantes é porque, a maioria das empresas, precisam antes da concorrência. Especialmente quando os produtos de outras organizações são consumidos rapidamente. Com tantas marcas diferentes que vendem produtos similares; é necessário demonstrar as vantagens da sua marca para vendê-la em detrimento de outras.

Etapas para desenvolver um plano de trade marketing

Para executar efetivamente um plano de marketing comercial, é necessário executar as seguintes etapas: 

1. Realizar uma investigação de mercado

O trade marketing é extremamente importante e requer foco no público-alvo. Além disso, permite entender quem são seus maiores concorrentes, quais são os desafios mais importantes do seu negócio. E qual grupo demográfico se encaixa no seu público-alvo, etc.

Existem várias maneiras de responder às perguntas acima, a principal delas é realizar uma pesquisa de mercado; que permita entender o consumidor, monitorar tendências e todos os fatores relacionados ao seu setor.

Leia também: Campanha de marketing digital e a investigação de mercados

2. Projetar um plano sólido

Depois de conduzir uma investigação, você precisa criar um plano sólido que permita estabelecer para onde deseja direcionar seus esforços de marketing, quanto você investirá em estratégias de negócios, quais são os objetivos de seu negócio, etc.

Crie um plano sólido que inclua seus objetivos e como alcançá-los. Com as informações coletadas em sua pesquisa, você descobrirá quais são as necessidades de seus clientes e como deve ajustar sua estratégia.

3. Invista em branding

Os consumidores tomam decisões de compra com base em suas emoções com mais frequência do que considerando as características de um produto. É por isso que a marca é tão importante para o marketing, mesmo quando é comercializada para empresas de varejo.

Alcançar a fidelidade do cliente e criar uma conexão entre eles e sua marca, vai além de seus produtos. A verdadeira diferença está no modo como você sabe, quando e onde executar suas estratégias de marketing.

Employer branding para a construção da imagem de marca

Esperamos que esses KPIS de trade marketing sejam úteis para medir o desempenho de suas estratégias. Sucesso!

Também recomendamos: O que é um indicador NPS?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram