Uso das comunidades online para o crescimento do seu negócio

Muitas empresas perceberam o imenso valor de fazer uso das comunidades online para o crescimento de seus negócios. Pesquisadores de mercado, em sua busca para entender as necessidades dos consumidores, ousaram usar esse recurso para obter o feedback necessário para orientá-los a tomar as melhores decisões.

As comunidades online estão crescendo cada vez mais, as organizações destacam os enormes benefícios que obtêm com a geração de insights por meio desse tipo de plataforma e software que facilita a pesquisa online.

Decida fazer uso das comunidades online

Existem vários fatores que tornam as comunidades populares, incluindo o seguinte:

1.- Os clientes querem se sentir ouvidos

Sabemos que nossos objetivos devem ser centrados no cliente, são eles que definem o tom de nossa caminhada. Sem dúvida, as redes sociais têm muito a ver com isso. Pois se tornaram um dos canais mais utilizados pelos consumidores para expressar suas opiniões, comentários, sugestões ou reclamações sobre uma marca, produto ou serviço. Hoje, os clientes têm mais influência do que nunca e precisam se sentir parte da empresa, ter um voto de decisão.

Para estabelecer um relacionamento maior com os clientes, as empresas que se destacam fazem uso de comunidades on-line; o que sem dúvida permite criar um maior comprometimento com os clientes por estarem cientes de suas opiniões ou feedback.

Estilos de gerenciamento de negócios inclusivos: suas características

2.- Os clientes encontram no uso das comunidades online um canal para se expressar

Algumas comunidades são criadas, entre outras coisas, para aconselhar os clientes sobre o uso de um produto ou serviço. Tornando-se um espaço que facilita a interação e minimiza o tempo de resposta dos problemas do cliente. Isso pode ajudar a reduzir custos, por exemplo, do departamento de atendimento ao cliente e, ao mesmo tempo, fornecer atenção mais especializada.

As comunidades online que possuem fóruns de discussão ou espaços para gerar ideias ou conduzir pesquisas, como a QuestionPro Communities, por sua vez, obtêm grandes benefícios com o feedback de seus participantes, para que todos ganhem.

Veja também: Riscos nos negócios – conheça as 5 formas para evitá-los

3.- Respostas rápidas

Se promovermos uma cultura centrada no cliente como uma empresa responsável, teremos sucesso em todas as áreas da organização. Portanto, é importante que todo o trabalho seja focado em satisfazer o cliente e proporcionar a melhor experiência; Para conseguir isso, nada melhor que a inovação e mostrar que somos competitivos. Como criar uma cultura centrada no cliente?

O uso das comunidades online nos permite ter dados de nossos participantes instantaneamente, o que nos dá a vantagem de nossa competência, tendo a possibilidade de interagir com os membros da comunidade no momento necessário. Além de gerar novas ideias que permitirão o crescimento de nossos negócios.

Por meio de uma comunidade online, você pode saber como seus clientes interagem, as recomendações feitas ou conhecer diferentes pontos de vista; em relação à sua marca, produto ou serviço. Você também pode identificar os defensores de sua marca e os clientes fiéis que terão um papel muito importante como embaixadores e que, sem dúvida, você pode usar o tempo todo.

As comunidades online têm participantes mais engajados, que demonstram sua lealdade ao seu projeto por meio de sua participação constante. Sem dúvida, os benefícios que você pode obter com as comunidades online são enormes. Saiba mais sobre esta plataforma com nossos consultores online.

Faça benchmarking competitivo para expandir seus negócios

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Também recomendamos:

O que são comunidades virtuais de pesquisa? Conheça agora mesmo!

Análise de negócios, preveja o futuro do seu produto ou serviço

Método Konmari nos negócios: como usá-lo para ter clientes satisfeitos