Vantagens da pesquisa qualitativa – conheça e aplique

Para saber as vantagens da pesquisa qualitativa, você precisa entrar na mente de seus clientes. É necessário conduzir uma pesquisa qualitativa para saber mais sobre seus gostos e desejos. Entrevistas e grupos de discussão podem fornecer informações valiosas sobre seus produtos, clientes e mercado.

As vantagens da pesquisa qualitativa não se trata apenas de descobrir o que as pessoas pensam, mas por que elas pensam sobre isso. Consiste em fazer as pessoas compartilharem suas opiniões para que você possa entender suas motivações e sentimentos.

Entrevistas pessoais e discussões em grupo são a melhor maneira de obter este tipo de feedback detalhado. A pesquisa qualitativa pode ser valiosa quando você está desenvolvendo novos produtos ou desenvolvendo novas estratégias de marketing e quer observar as reações e refinar sua abordagem.

Razões para saber as vantagens da pesquisa qualitativa

A pesquisa de mercado é um passo importante antes de executar muitas tarefas importantes de marketing, como:

  • Preparar um plano de marketing,
  • Fazer uma análise SWOT,
  • Desenvolver produtos,
  • Marcar
  • Definir preços.

5 maneiras de fazer pesquisa de mercado através de dispositivos móveis

A pesquisa de mercado também deve orientar sua estratégia de marketing on-line, desde o design do seu site, boletins informativos, SEO e redes sociais.

A pesquisa de mercado também pode ajudá-lo a desenvolver produtos e serviços e garantir que eles atendam às necessidades de seu público-alvo. Por exemplo, se você administra um restaurante e quer introduzir um novo cardápio de refeições, pode convidar um pequeno grupo de pessoas locais para provar a comida e pedir sua opinião sobre suas propostas de pratos, serviços e preços. Esse tipo de exercício não lhe custaria muito, mas poderia dar um feedback importante e aumentar suas chances de sucesso.

Antes de começar a produzir uma nova linha de produtos, é vital que você coloque o seu produto nas mãos de alguns membros do seu mercado-alvo. É fácil de usar, o que você deve fazer, o design é atraente? Parece que vai se destacar de outros produtos similares na loja? A embalagem está funcionando? O preço está correto? Esse tipo de pesquisa com o cliente quase sempre traz à luz um ou dois problemas que podem ser resolvidos antes de lançar o produto e essa é uma das vantagens da pesquisa qualitativa.

Eu recomendo a leitura: Produtos inovadores para o crescimento da empresa

Como gerenciar um grupo de pesquisa

Obter resultados claros da pesquisa qualitativa pode ser difícil. Algumas pessoas podem ser positivas apenas para serem educadas, enquanto outras podem ser dominantes e controlar a discussão. Nos grupos focais, você está trabalhando com pequenas amostras do seu mercado-alvo, geralmente com quatro a oito pessoas. Você também pode fazer entrevistas individuais. Já a pesquisa quantitativa, pode ser enviada para um grande número de clientes.

Escolher a pessoa certa para entrevistar ou moderar uma discussão em grupo é vital. Pesquisadores de mercado profissionais são a escolha ideal e é realmente importante que o proprietário da empresa ou os diretores não direcionem as sessões. É essencial encontrar uma pessoa independente para fazer o trabalho. Desta forma, ele permanecerá imparcial e as pessoas entrevistadas sentirão que podem falar com honestidade.

Um bom moderador direcionará a sessão de maneira não estruturada e fluida. As respostas devem ser investigadas e os procedimentos devem ser registrados para posterior análise. É conveniente levar em conta a linguagem corporal e as respostas não verbais. O vídeo é útil para lembrar ao moderador como os entrevistados analisaram e o que disseram na entrevista.

Confira essas dicas para realizar um grupo focal.

  • Que dados obtemos da pesquisa qualitativa?
  • O que os clientes ou possíveis clientes sentem e pensam sobre seu produto ou serviço.
  • Como os clientes escolhem entre diferentes produtos ou fornecedores, o que os motiva.
  • Como marketing, design e embalagem influenciam os clientes.
  • Que tipo de mensagens de marketing causam o maior impacto e desencorajam os clientes.
  • Como o preço afeta a tomada de decisão.
  • Se houver demanda por um novo produto ou serviço.

Aprenda: Como fazer pesquisa quantitativa?

Pesquisa qualitativa é sobre levar as pessoas a explicar suas respostas para que você possa obter mais informações sobre suas atitudes e comportamentos. Trata-se de aprofundar as respostas para descobrir o que está impulsionando suas decisões.

Eu convido você a ler: Pesquisa de mercado qualitativa para expandir seus negócios

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.