A pesquisa de mercado ajuda a determinar a viabilidade de um negócio?

Recentemente, e com o boom tão acelerado em termos de inovação, os estudantes universitários tendem a perguntar: a pesquisa de mercado hoje é funcional e tem relação com a viabilidade de um negócio? Atualmente, estamos vivendo em um mundo de ritmo acelerado, no qual é compreensível para as novas gerações coletar informações por longos períodos de tempo para depois agir.

Como esperamos que as pessoas criem ideias para criar algo novo? Se eu devo criar algo, por que é necessário perguntar às pessoas? Se eu perguntar às pessoas, elas me dirão que precisam de algo que já existe, mas de uma nova maneira ou a um custo menor. Esses argumentos são alguns dos vários relacionados ao assunto e todos são válidos.

Pesquisa de mercado na viabilidade de um negócio para coletar informações

Se partimos do fato de que a pesquisa de mercado é um processo de coleta de informações, que informações devo coletar para ter uma viabilidade de mercado? É verdade que hoje todos os usuários estão expostos a um número N de soluções para cada problema. Mas, da mesma forma, é verdade que todos os dias surgem formas mais eficientes de resolvê-los; então, o trabalho da pesquisa de mercado é detectar áreas de oportunidade, como? Vou apresentar um caso real:

No início de 2016, um de nossos primeiros clientes que, por razões de confidencialidade, omitiu o nome, tomou a decisão de iniciar um novo negócio. Como a grande maioria das pessoas que nos contatam para esse tipo de serviço, o problema que eu estava tentando resolver é: meus negócios serão lucrativos?

Provavelmente, há algumas décadas, a abordagem desta pesquisa teria se concentrado em coletar informações sobre gostos e preferências, sobre viabilidade de negócio para os usuários, sobre viabilidade na localização, entre outros pontos. Hoje, esses tipos de variáveis não são omitidos, mas o usuário padrão também não é questionado. Esses tipos de variáveis são levadas em consideração de acordo com os recursos do negócio, demográficos da população e comportamento geral dos estratos sociais da região em muitas ocasiões, para tropicalizar a oferta. Então, quais informações o usuário me fornece? 

Técnicas qualitativas de pesquisa de mercado – conheça agora!

Coletar informações é importante para a viabilidade de um negócio

Atualmente você não pode esperar que o mercado forneça todo o modelo de negócios por meio de sua percepção ou desejo. Algumas variáveis devem ser assumidas e coletado o comportamento do usuário e suas reações. Eu explico, e mais fundamentado no caso do nosso cliente, coletando informações sobre que tipo de prato você gosta ?, com que molhos ?, quanto você pagaria ?, o que você acha de uma empresa X localizada no lugar X?

Isso nos forneceria menos informações do que se coletássemos dados sobre tópicos. Como por exemplo, a despesa média em produtos da categoria, frequência de consumo em produtos da categoria; tempo de consumo de produtos na categoria, fatores de escolha, entre outros. Então, poderíamos ir um pouco mais longe para perguntar o que você acha de algo em particular. 

Leia também: 5 maneiras de fazer pesquisa de mercado através de dispositivos móveis

Qual é a principal mudança no paradigma do processo de pesquisa de mercado hoje?

De acordo com este caso, não achamos mais possível perguntar ao cliente o que eles pensam sobre algo novo e tomamos essa opinião como uma decisão para determinar a viabilidade de um negócio. Achamos mais viável analisar o comportamento do usuário em relação aos produtos existentes ou substituir a categoria em questão; e depois trabalhar nos fatores de diferenciação de acordo com as necessidades percebidas, mas e se a categoria não existir? Existem novas maneiras de coletar informações e, para um processo de diversificação total em que tudo é novo; a metodologia de inicialização enxuta nos oferece uma alternativa.

Também é necessário lembrar que a pesquisa de mercado deve ser levantada com base em um problema previamente estabelecido, menciono isso, porque a abordagem mencionada não é totalmente descartável; desde que o problema aponte para ela.

Independentemente do modelo de coleta de informações, é sempre essencial acompanhar as novas tendências e necessidades dos usuários. A pesquisa de mercado é uma ferramenta que me atrevo a dizer que nunca desaparecerá, apenas irá, como tudo na vida, evoluir. 

Pesquisa de mercado e análise de mercado Qual é a diferença?Autor:

Víctor Pérez Pérez  

Fundador de C-Clave (www.c-clave.com) 

Twitter: @Perez_Vp

LinkedIn: Víctor Pérez

Também recomendamos:

Saiba do que se trata um painel de pesquisa de mercado

Redes sociais para pesquisa de mercado, como utilizá-las?

Estratégias para o sucesso do seu negócio – aplique agora mesmo!