• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
QuestionPro

QuestionPro

questionpro logo
  • Produtos
    software para pesquisasSoftware para inqueritosFácil de usar e acessível para todos. Crie, envie e analise pesquisas onlineQuestionPro ResearchResearch SuiteFerramentas e serviços para ajudar você a descobrir insights complexos.Customer ExperienceCustomer ExperienceAs experiências mudam o mundo. Ofereça a melhor experiência com nosso software de gestão de CX.software de avaliação de desempenho e clima organizacionalEmployee ExperienceEmpodere seus líderes, tome decisões informadas e aumente o engajamento dos funcionários.
  • Soluções
    SoluçõesPainel de respondentesComunidades OnlinePesquisas OfflineJourney mapping
    Quizzes e enquetesLicença AcadêmicaQuestionPro BI
    FerramentasNet Promoter ScoreAskWhyAnálise ConjointQuestionPro IA
    MaxDiffClosed-LoopVan Westendorp
  • Recursos
    BlogeBooksModelos de pesquisaCentro de ajudaHistórias de sucessoCalculadora de amostra
  • Características
  • Preços
Language
  • Portuguese de Portugal
  • English
  • Español (Spanish)
  • Português (Portuguese, Brazil)
  • Nederlands (Dutch)
  • العربية (Arabic)
  • Français (French)
  • Italiano (Italian)
  • 日本語 (Japanese)
  • Türkçe (Turkish)
  • Svenska (Swedish)
  • Hebrew IL
  • ไทย (Thai)
  • Deutsch (German)
Call Us
+1 800 531 0228 +1 (647) 956-1242 +52 999 402 4079 +49 301 663 5782 +44 20 3650 3166 +81-3-6869-1954 +61 2 8074 5080 +971 529 852 540
Log In Log In
Cadastrar

Home Pesquisa de mercado

Como realizar uma pesquisa de produtos?

O teste de produtos não é apenas uma questão de Investigação e Desenvolvimento (I&D), é uma questão de garantir que o teu produto é desenvolvido de forma a satisfazer as necessidades dos teus clientes, daí a importância da investigação de produtos.

Se queres realmente fazer as coisas certas, a investigação de produtos permite-te compreender o que os clientes realmente querem, permitindo-te adaptar a tua oferta de produtos para satisfazer a procura e dar-te uma verdadeira vantagem competitiva.

A investigação de novos produtos ajuda-te a aperfeiçoar a conceção e as caraterísticas do produto antes de te comprometeres com elevados custos de desenvolvimento do produto.

Testes regulares de produtos e investigação para o desenvolvimento de novos produtos A investigação e os testes regulares de produtos para o desenvolvimento de novos produtos podem impulsionar a inovação ao longo do tempo, mantendo-o um passo à frente da sua concorrência. pode impulsionar a inovação ao longo do tempo, mantendo-te um passo à frente da tua concorrência.

Conteúdo: hide
1 Desenvolvimento de novos produtos e investigação de produtos
2 Realiza pesquisas de produtos
3 Desenvolvimento de novos produtos
4 COLABORA CONNOSCO!

Desenvolvimento de novos produtos e investigação de produtos

A pesquisa de produtos é uma parte vital do desenvolvimento de novos produtos. Em todas as fases do processo, a investigação pode ajudar-te a identificar questões-chave e a evitar erros dispendiosos.

A pesquisa inicial do produto pode ser usada para avaliar novas ideias. Testar um conceito pode ajudar-te a descartar ideias pouco promissoras, permitindo-te concentrar o teu investimento de tempo e dinheiro em produtos com as melhores hipóteses de sucesso comercial.

Também vale a pena criar um “Produto Mínimo Viável uma versão simples que podes utilizar para obter feedback dos clientes o mais cedo possível.

À medida que continuas o processo de desenvolvimento de novos produtos, os estudos de mercado ajudam-te a identificar os factores-chave que são importantes para os clientes, mostrando-te aquilo em que te deves concentrar.

A investigação de produtos pode informar outros aspectos do marketing. Por exemplo, pode ajudar-te a avaliar quantos clientes estariam dispostos a pagar por novas caraterísticas do produto.

A investigação também pode ser utilizada para testar outros aspectos da conceção do produto, como a embalagem ou os nomes dos produtos.

No sector retalhista, a investigação de produtos pode ser muito valiosa. Os resultados podem ajudar a convencer os retalhistas a armazenar o teu produto e também apresentar informações sobre as melhores formas de expor e promover um produto para maximizar as vendas.

Também vale a pena falar com os retalhistas numa fase inicial do desenvolvimento, uma vez que a sua experiência e conhecimentos podem ser inestimáveis.

Depois de um produto ter sido lançado, a investigação sobre o produto centra-se frequentemente na satisfação do cliente.

Juntamente com a investigação de produtos da concorrência, este tipo de investigação pode ajudar-te a aperfeiçoar o marketing dos produtos existentes e a inspirar ideias para melhorar os produtos.

Realiza pesquisas de produtos

investigação de produtos

Os testes conceptuais de novos produtos podem ser um grande desafio.

Os questionários e grupos de discussão são boas opções, mas podem ser enganadores: A forma como as pessoas reagem a novos produtos em teoria pode ser muito diferente da realidade.

Os clientes podem dizer que gostam de uma nova ideia, mas, na realidade, podem estar relutantes em mudar de produto.

Há muitas outras formas de testar um produto. Tenta fazer uma pesquisa de palavras-chave no Google para produtos e serviços como o teu para determinar o nível de procura.

Também podes descobrir o que os clientes pensam sobre os produtos existentes, lendo críticas e comentários em linha. Muitas vezes, isto revela queixas e problemas comuns que o teu novo produto pode resolver.

A investigação de produtos utilizando amostras ou protótipos de produtos reais é uma boa ideia. Por exemplo, o clássico “teste de sabor” pode ser utilizado para avaliar a forma como os clientes comparam o desempenho de diferentes produtos.Por exemplo, o clássico “teste de sabor” pode ser utilizado para avaliar a forma como os clientes comparam o desempenho de diferentes produtos.

Algumas empresas envolvem os clientes em ensaios de produtos na fase inicial para ver como reagem. Mas lembra-te que os resultados reais após o lançamento de um produto podem ainda depender de factores como a forma como o produto é comercializado e a quem.

O marketing de testeNo marketing de teste, a venda efectiva do produto produz resultados mais definitivos, mas é uma forma dispendiosa de investigação do produto e só pode ser utilizada após um investimento substancial no desenvolvimento do produto.

O teste de marketing pode ser uma forma muito útil de testar produtos em novos mercados para avaliar as vendas prováveis ou identificar as modificações necessárias.

Também podes fazer um lançamento “suave” online, criando uma página de destino simples e realizando uma campanha do Google AdWords para avaliar a procura.

Explica aos candidatos que estás prestes a lançar e mantém-te em contacto com eles.

Tanto o marketing de teste como a versão completa do produto podem ser complementados por uma investigação de acompanhamento do produto.

Inquéritos aos consumidores (por exemplo, perguntar aos consumidores o que gostaram e não gostaram no produto) são uma opção fácil. são uma opção simples.

A pesquisa de produtos que acompanha o comportamento real do comprador (por exemplo, se os clientes fazem compras repetidas) fornece provas concretas dos níveis de satisfação dos clientes.

Desenvolvimento de novos produtos

desenvolvimento de novos produtos

A abordagem correta para desenvolver um novo produto (ou serviço) ajuda a reduzir os riscos envolvidos na transformação da tua ideia em realidade. O planeamento e o trabalho de equipa são fundamentais.

1. Consegues completá-lo?

Embora seja importante ter a ideia certa para o produto, estes três ingredientes devem ser considerados para desenvolver produtos de sucesso.

Tens de ter competências relevantes

  • Por exemploSe estás a desenvolver um novo produto alimentar, é essencial ter um técnico que possa criar o aspeto e o sabor certos. Outras questões incluem o fornecimento de ingredientes, o processo de produção em massa, o controlo de qualidade e o preço.
  • Poderás ter de incluir na tua equipa várias pessoas externas à tua empresa.

Deve afetar recursos suficientes

  • Se só te podes dar ao luxo de fazer uma tentativa incompleta, nem sequer comeces. Sem as pessoas, o tempo e o dinheiro investidos, o teu projeto estará condenado ao fracasso.
  • Se utilizares demasiados recursos, o resto do teu negócio pode ser prejudicado.
  • Poderás ter de angariar fundos.

Necessita de empenho pessoal para o sucesso do projeto

  • Embora o trabalho de equipa seja importante, numa empresa mais pequena, é muitas vezes o proprietário que tem de fazer avançar o projeto.
  • Na prática, a maior parte do desenvolvimento de novos produtos é incremental, melhorando um produto existente.

2) Reduzir os riscos

Identifica os principais riscos desde o início, para que possas decidir se o risco global vale a recompensa potencial.

O golpe de misericórdia para um novo produto é muitas vezes algo que nem sequer consideraste.

Analisa todos os riscos de mercado

Por exemplo:

  • Determina o volume provável de vendas e o custo de marketing e vendas.
  • O teu mercado-alvo está a crescer ou a diminuir? Existem alterações previsíveis no teu mercado que possam afetar o sucesso do lançamento do teu produto, como a legislação relativa à segurança de novos produtos?
  • Existem produtos concorrentes no mercado que possam bloquear a tua via de entrada? Quais são os pontos fortes e fracos do produto? Podes oferecer algo diferente e único?

Analisa os riscos técnicos

  • Por exemplo, precisas de investir em novo equipamento ou tecnologia para permitir a produção do novo produto?Precisas de investir em novo equipamento ou tecnologia para permitir a produção do novo produto?

É extremamente útil ter um protótipo funcional para testar

  • Os potenciais clientes, fornecedores e membros da equipa podem dar um feedback valioso depois de verem o que é o produto e como funciona. Isto não tem de ser dispendioso.
  • Para dispositivos mecânicos, podes precisar de um “modelo de funcionamento” e bem como de um “modelo de aparência”.
  • Se estiveres a melhorar um produto existente, talvez só precises de modelar as novas funcionalidades.
  • Começa com um protótipo simples, como um desenho. Os comentários nesta fase podem poupar tempo e dinheiro.

Evita ser o pioneiro que tem de aprender tudo da forma mais difícil.

  • Procura provas do que os outros conseguiram antes de ti.
  • Observa os desenvolvimentos recentes em produtos relacionados. Visita feiras comerciais para obteres uma antevisão dos próximos produtos e tendências antes de chegarem ao mercado.

Descobre como reduzir cada risco para um nível aceitável

  • Por exemplo, o teu novo desenho pode ser patenteado ou protegido de outra forma?Por exemplo, o teu novo desenho ou modelo pode ser patenteado ou protegido de outra forma?

3. sabe o que estás a fazer

Tens de saber o quê, quando e quanto do teu novo produto antes de poderes transformar a tua ideia num projeto.

Começa por definir uma especificação de base (especificação) para o produto.

  • Enumera as caraterísticas e a forma como se traduzem em requisitos específicos.

Certifica-te de que tens uma proposta de venda única (USP).

  • Isto constitui uma razão para os clientes mudarem para o teu produto.
  • Pergunta a ti próprio o que fará com que os clientes escolham o teu produto em vez do de um rival.

O design do teu produto pode ser crucial para o seu sucesso.

  • Utiliza designers internos ou externos para planear a conceção.
  • Pede-lhes que assinem acordos de confidencialidade, se necessário.

Define a data de lançamento

  • Quando é que o produto deve estar pronto? Se se atrasar, como é que isso vai afetar os preços, os volumes de vendas e a rentabilidade? A menos que tu e um concorrente estejam a competir para lançar produtos semelhantes, o cumprimento de um determinado prazo de lançamento pode não ser vital.
  • Planeia lançar uma versão piloto do produto com alguns clientes favoritos, para identificar e resolver problemas inevitáveis antes do lançamento principal. Isto também te ajuda a construir a tua carteira de encomendas antes do lançamento.
  • Se precisares de aprovações ou certificações, marca testes de produtos. Pergunta se o organismo de aprovação também pode testar o teu protótipo para identificar quaisquer problemas numa fase inicial.

Decidir o preço de venda provável do produto

  • Com base nisto, descobre qual pode ser o custo unitário máximo de produção.
  • Muitos produtos novos baseiam-se na redução de custos. O objetivo é fornecer a mesma qualidade de produto a um preço mais baixo e com melhores margens de lucro.
  • Outros produtos têm um design ou tecnologia superior para ganhar quota de mercado e podem ter um preço mais elevado. Mas, mesmo assim, tens de aumentar o preço para evitar que o teu produto saia do mercado.

Estimativa de volumes e pedidos de entrega

  • Quantos produtos irás fabricar e vender por mês? Qual será o tamanho típico das encomendas? Com que rapidez os clientes necessitam de entrega?
  • Se vais vender o novo produto em volume, é importante conseguir um baixo custo unitário de produção. Para isso, podes ter de investir muito na fase de desenvolvimento.

4. A tua equipa

Escolhe a tua equipa de acordo com o projeto.

Cada novo produto precisa de um gestor de produto para liderar a equipa.

  • Esta pessoa deve considerar o produto como o seu bebé. Sem um tal defensor, o projeto não terá a paixão e a perseverança necessárias para ultrapassar os inevitáveis contratempos.
  • Dar ao chefe de equipa a autoridade para executar o projeto (dentro de um orçamento e calendário acordados), e (dentro de um orçamento e de um calendário acordados), sem interferência contínua.

Cria uma equipa com todas as competências necessárias para que o projeto seja um sucesso.

  • O envolvimento de uma equipa completa desde o início permite que as pessoas trabalhem em paralelo, reduzindo o tempo total de desenvolvimento. Sem esta abordagem, os problemas podem permanecer ocultos até ao final do dia.
  • Envolve os principais clientes, se necessário.
  • Envolve os fornecedores que fornecerão os principais componentes do produto.

Assegura que todos os membros da equipa estão de acordo com os principais objectivos

  • Os requisitos baseiam-se nas especificações de base.

Prepara-te para a negatividade e mantém a equipa motivada.

  • Se alguém não cooperar, isso terá uma influência negativa no resto da equipa. Evita incluir essa pessoa em primeiro lugar.
  • A maioria dos projectos passa por um período de lua de mel à medida que vão gerando ideias. Pôr estas ideias em prática pode ser um processo longo e exaustivo.
  • Deixa claro que haverá falhas ao longo do caminho, para que os indivíduos não tenham medo de cometer erros, nem fiquem deprimidos com os contratempos quando estes ocorrem. Se fazer o novo produto fosse fácil, alguém já o teria feito.
gestão de equipas para o desenvolvimento de produtos

5. Gestão de projectos

Depois de formar a equipa do projeto e de concordar que o novo produto é comercial e tecnicamente viável, tens de acertar os pormenores.

O chefe de equipa deve decidir os parâmetros-chave para a especificação do produto.

  • Se for caso disso, deixa que cada um decida sobre especificações mais pormenorizadas, dentro destes parâmetros acordados.
  • Ao permitir que as pessoas assumam responsabilidade pessoal por cada parte do projeto, terás uma equipa altamente motivada.
  • Utiliza um conjunto de objectivos SMART (específicos, mensuráveis, acordados, realistas, calendarizados, mensuráveis) para monitorizar os teus progressos. Isto ajuda a identificar áreas problemáticas nas quais te podes concentrar.

Desenha um diagrama do caminho crítico que mostre a ordem das tarefas a concluir.

  • Ao aceitar alguns pressupostos de trabalho, a tua equipa pode começar a trabalhar em diferentes partes do puzzle.
  • Para grandes projectos que envolvam várias pessoas, utiliza um pacote de gestão de projectos. Isto permite-te programar factores como os compromissos de outras pessoas. Assim, podes detetar possíveis atrasos e estrangulamentos.

medida que o projeto avança, é geralmente necessário ajustar as especificações e os pressupostos de planeamento.

  • Quando mostras o protótipo aos clientes, podes ser forçado a repensar todo o produto à luz do feedback que recebes.
  • Continua a perguntar-te se o projeto vai atingir os seus objectivos comerciais.

6. Controlo dos custos

Sem planeamento e acompanhamento, os custos podem ficar fora de controlo.

Utiliza a estimativa de custos top-down se já tiveres feito um projeto comparável.

  • Utilizando o projeto anterior como referência, pode duplicar o custo (se o novo projeto demorar o dobro do tempo, utilizando o mesmo número de pessoas) depois adiciona um fator de inflação.

Utiliza estimativas de custos ascendentes se não houver nenhum projeto comparável disponível

  • Cada membro da equipa calcula o custo da sua parte do projeto. Estes custos foram acordados com o chefe de equipa.
  • Soma estes custos e adiciona um fator de contingência para estimar o custo total. Este é o orçamento para o projeto.
  • As estimativas ascendentes subestimam muitas vezes seriamente os custos, porque as tarefas demoram mais tempo do que se espera.

7. Planeamento a longo prazo

Precisa de se adaptar e inovar constantemente para se manter à frente da concorrência.

Planeia o desenvolvimento de novos produtos de forma programada.

  • Prolonga os ciclos de vida dos produtos através da reembalagem, acrescenta novas funcionalidades e encontra novas aplicações para o produto.
  • Não esperes que os concorrentes lancem o seu mais recente produto de “próxima geração” antes de começares a trabalhar por ti próprio.

Orçamento para o desenvolvimento de novos produtos

  • Reserva dinheiro para actualizações e dinheiro para produtos novos.
  • Estabelece objectivos, todos os anos, para o número de melhorias ou de novos produtos que pretendes realizar.

COLABORA CONNOSCO!

Na QuestionPro precisamos do teu talento, se quiseres colaborar no nosso blogue, dá-nos o teu feedback. clica aqui



COMPARTILHE ESTE ARTIGO:

About the author
Cristina Ortega

View all posts by Cristina Ortega

Primary Sidebar

Obtenha insights com mais de 80 recursos gratuitos

Crie, envie e analise os seus inquéritos online em menos de 5 minutos!

Criar uma conta gratuita

RELATED ARTICLES

HubSpot - QuestionPro Integration

Dados numéricos: o que são, caraterísticas, tipos e exemplos?

Dec 26,2023

HubSpot - QuestionPro Integration

Estratégia de marketing: definição, benefícios e tipos

Jul 19,2022

HubSpot - QuestionPro Integration

Investigação educacional: o que é e como realizá-la

Oct 27,2022

MAIS TÓPICOS

  • Benefícios dos empregados
  • Compromisso com o cliente
  • Comunidades
  • Comunidades em linha
  • CX
  • Dicas
  • Envolvimento dos trabalhadores
  • Estratégia de marketing
  • Estudos de caso
  • Estudos de mercado
  • Experiência do cliente
  • Ferramentas e aplicações de investigação
  • Fidelidade do cliente
  • Força de trabalho
  • Força de trabalho
  • Funções melhoradas
  • Inquéritos
  • Inquéritos
  • Investigação académica
  • LivePolls
  • LivePolls
  • Marketing
  • Marketing
  • Melhores práticas
  • Negócio
  • PerguntaPro
  • Pesquisa de consumidores
  • Pesquisa de mercado
  • Produtos QuestionPro
  • Produtos QuestionPro
  • Retenção de empregados
  • Satisfação do cliente
  • Software de inquéritos
  • Tecnologia
  • Telemóvel
  • Tendências
  • Tomada de decisões
  • Uncategorized @pt
  • Votação

Footer

Postagens semelhantes:

Inquéritos para Restaurantes

Inquéritos para Restaurantes: Como melhorar a experiência do cliente

May 14, 2025

Inquéritos e estudos longitudinais: O que são e como realizá-los

Inquéritos e estudos longitudinais: O que são e como realizá-los

Apr 14, 2025

Avaliação 360 graus online: O que é e como realizá-la

Avaliação 360 graus online: O que é e como realizá-la

Apr 11, 2025

O que é um criador de inquéritos e como utilizá-lo

O que é um criador de inquéritos e como utilizá-lo

Apr 10, 2025

Other categories

  • Benefícios dos empregados
  • Compromisso com o cliente
  • Comunidades
  • Comunidades em linha
  • CX
  • Dicas
  • Envolvimento dos trabalhadores
  • Estratégia de marketing
  • Estudos de caso
  • Estudos de mercado
  • Experiência do cliente
  • Ferramentas e aplicações de investigação
  • Fidelidade do cliente
  • Força de trabalho
  • Força de trabalho
  • Funções melhoradas
  • Inquéritos
  • Inquéritos
  • Investigação académica
  • LivePolls
  • LivePolls
  • Marketing
  • Marketing
  • Melhores práticas
  • Negócio
  • PerguntaPro
  • Pesquisa de consumidores
  • Pesquisa de mercado
  • Produtos QuestionPro
  • Produtos QuestionPro
  • Retenção de empregados
  • Satisfação do cliente
  • Software de inquéritos
  • Tecnologia
  • Telemóvel
  • Tendências
  • Tomada de decisões
  • Uncategorized @pt
  • Votação

questionpro-logo-nw
Central de ajuda & FAQ Chat ao vivo Cadastrar
  • Calculadora de amostra de pesquisa
  • Estudos de casos
  • Artigos do blog
  • Integrações
  • Lógicas para pesquisas
  • Tipos de perguntas para pesquisa
  • Análise de dados & relatórios
  • Demonstração da plataforma
  • Pesquisa online
  • Pesquisa de mercado
  • Pesquisa de satisfação
  • Pesquisa organizacional
  • Pesquisa eleitoral
  • Pesquisa de campo (offline)
  • Pesquisa por email
  • Pesquisa por mensagem de texto SMS
  • Pesquisa CATI (telefônica)
  • Pesquisa NPS (net promoter score)
  • Exemplo de pesquisa
  • Exame & Prova online
  • Experiência do cliente
  • Software de pesquisa
  • Comunidade online
  • Amostra de respondentes para pesquisa
  • Software de gestão da experiência do cliente
  • Avaliação 360º & clima laboral
  • Aplicativo para pesquisa offline
  • Livepools: quiz & votação online
  • QuestionPro Universidades
  • Características das licenças
  • Planos & Preços
  • Quem somos
  • Segurança e privacidade
  • NPS - Net Promoter Score
  • Escala Likert: o que é e como usar?
  • QuestionPro X Survey Monkey
  • Calculadora de tamanho da amostra
  • O que é enquete?
  • Focus group online
  • 10 exemplos de perguntas para enquete
  • Guia definitivo para pesquisas qualitativas
  • Tipos de perguntas de pesquisa online
  • Escala Likert
  • Análise conjunta (conjoint analysis)
  • Análise de dados por SPSS

QuestionPro no seu idioma

  • Portuguese de Portugal
  • English
  • Español (Spanish)
  • Português (Portuguese, Brazil)
  • Nederlands (Dutch)
  • العربية (Arabic)
  • Français (French)
  • Italiano (Italian)
  • 日本語 (Japanese)
  • Türkçe (Turkish)
  • Svenska (Swedish)
  • Hebrew IL
  • ไทย (Thai)
  • Deutsch (German)

Prêmios & certificados

  • survey-leader-asia-leader-2023
  • survey-leader-asiapacific-leader-2023
  • survey-leader-enterprise-leader-2023
  • survey-leader-europe-leader-2023
  • survey-leader-latinamerica-leader-2023
  • survey-leader-leader-2023
  • survey-leader-middleeast-leader-2023
  • survey-leader-mid-market-leader-2023
  • survey-leader-small-business-leader-2023
  • survey-leader-unitedkingdom-leader-2023
  • survey-momentumleader-leader-2023
  • bbb-acredited
O Diário da Experiência

Encontre ideias inovadoras sobre Experience Management dos especialistas

  • © 2022 Software de pesquisa QuestionPro | +1 (800) 531 0228
  • Mapa do site
  • Declaração de privacidade
  • Termos de uso