
O futuro do trabalho está a aproximar-se rapidamente e a maioria das empresas não está preparada para o que se avizinha, especialmente aquelas que não tomaram decisões informadas com base nos valiosos dados de que dispõem. Vamos falar de planeamento da força de trabalho.
Analisar estes dados e tê-los em conta ao conceber o futuro da tua organização pode ajudar-te a tomar as decisões certas para o teu pessoal, o que é mais importante do que nunca.
As empresas precisam de saber o número exato de empregados com as competências certas para recrutar e manter, de modo a poderem colocá-los nas funções certas para garantir a produtividade e a rentabilidade. A planificação da força de trabalho ajuda as organizações a tomar melhores decisões, a obter melhores resultados para as pessoas. Por outras palavras: o que realmente importa.
O que é a planificação da força de trabalho?
O planeamento estratégico da força de trabalho é o processo de análise, previsão e planeamento da oferta e da procura de mão de obra. As organizações podem planear eficazmente para garantir que a sua organização tem empregados devidamente qualificados nas funções certas, identificando lacunas de talento, desenvolvendo procedimentos de gestão de empregados e estratégias de recrutamento.
Vantagens de ter uma força de trabalho planeada
As empresas actuais precisam de inovar. Para o conseguirem, precisam de pessoas talentosas que possam dar resposta a estas exigências. Isto obriga as organizações a trabalhar de forma mais eficiente, encontrando formas de manter os custos baixos e maximizar o seu orçamento sem comprometer a qualidade do trabalho.
Se for corretamente implementado, os benefícios do planeamento da força de trabalho incluem:
- Ajuda as empresas a tomar as melhores decisões em termos de estruturação da sua força de trabalho.
- Melhora o controlo sobre os custos de talentos não planeados e a produtividade dos empregados.
- Proporciona uma maior visibilidade dos problemas de procura e oferta de talentos que surgem na sua empresa.
- Permite o acesso a informações relacionadas com as decisões de talento, se estão a funcionar eficazmente e se é necessário fazer alterações no futuro.
Passos para a planificação da força de trabalho
Agora que sabemos que o planeamento da força de trabalho é essencial para o sucesso de muitas organizações, para que este processo seja bem sucedido, há alguns passos que podem ser dados:
- Alinha-te com os objectivos da empresa
Em termos de desenvolvimento de talentos, os teus objectivos empresariais indicarão quais as intervenções e os programas de aprendizagem que devem ser desenvolvidos para proporcionar a combinação de competências necessárias à empresa. Fornecerá também informações sobre a forma de identificar e motivar os melhores empregados, a fim de os reter.
Através deste processo, as carências começarão a surgir. Este processo levantará a questão de como a organização deve mitigar quaisquer défices de competências resultantes do reposicionamento e do crescimento da empresa.
- Certifica-te de que tens uma imagem precisa das posições e tendências dentro da organização.
Para que este processo seja eficaz, os profissionais de RH que realizam esta atividade devem ter acesso a dados e análises sólidos sobre a força de trabalho atual. Muitas vezes, estes dados podem ser geridos por equipas especializadas que analisam, interpretam e agem com base nos dados da força de trabalho.
Estes dados podem incluir estatísticas de rotação por tipo de função ou divisão, dados de contratação, duração do emprego, informações demográficas, antiguidade e salário.
- Identifica as lacunas
Faz uma análise GAP que analisa as áreas de escassez de competências, as áreas de redução de efectivos, as taxas de rotatividade dos empregados, as previsões de planeamento da sucessão e as métricas de aquisição de talentos que prevêem o tempo de contratação e o custo da contratação.
- Estabelece um plano para colmatar as lacunas
Um plano eficaz de colmatação de lacunas deve ser uma parte essencial de qualquer estratégia de RH, uma vez que é fundamental para aumentar a capacidade, a competência e a produtividade da força de trabalho.
O plano deve identificar as áreas que devem ser abordadas e a ordem de prioridade para melhor apoiar os objectivos da empresa, incluir acções para recrutar e reter os trabalhadores de melhor qualidade para a empresa e garantir que os processos e a estrutura operacional permitem que essas pessoas façam um excelente trabalho e tenham o melhor desempenho possível.
Conclusão
Quando corretamente implementado, o planeamento da força de trabalho dá a uma empresa uma vantagem competitiva e reforça a sua posição através da formação e desenvolvimento dos seus empregados.
Se quiseres começar a planear a tua força de trabalho, consulta o QuestionPro Workforce, uma plataforma de análise e inquérito sobre a cultura e a experiência dos trabalhadores que fornece análises e conhecimentos significativos sobre a tua força de trabalho e que te pode ajudar a promover o melhor tipo de mudança.