Como administrar uma comunidade online – 10 dicas que todo o gerente deveria seguir

As comunidades online estão se tornando um dos meios mais usados para realização de pesquisas de mercado quando se trata de marcas e organizações consolidadas, já que se trata de uma estratégia viável e lucrativa, e saber como administrar uma comunidade online já vêm sendo parte do currículo de muitos gerentes e profissionais do mercado. 

Um pouco mais de 70% de todas as grandes organizações atuais utilizam comunidades online para obter informações sobre mercados, negócios e até de inclusive de clientes existentes e potenciais, esta porcentagem é um grande incentivo para saber como administrar uma comunidade online.

Dicas para saber como administrar uma comunidade online

Um ponto chave responsável por fazer essas comunidades funcionarem é contar com uma plataforma completa de gerenciamento de comunidade, e igualmente importante, é ter um gerente de comunidade online que domina a plataforma promovendo o engajamento constante de forma profissional e estratégicas. Os gerentes de uma comunidade precisam saber como obter conversas significativas, produzir conteúdos interessantes e absorver insights e informações acionáveis ​​para a marca.

Todos esses fatores tornam o ato de administrar uma comunidade online uma mistura inebriante de várias habilidades científicas, analíticas e interpessoais. Algumas dessas habilidades são uma necessidade absoluta e outras que complementam estas habilidades básicas, mas que também são importantes de serem trabalhadas. 

Apresentamos para você neste artigo 10 habilidades importantes para administrar uma comunidade online e obter o máximo valor desta comunidade.

As 10 melhores habilidades que todo gerente de comunidade eficiente deve ter  

  • Excelentes habilidades de comunicação

Uma das dicas mais importantes de como gerenciar uma comunidade online é ser um bom comunicador e ter uma excelente comunicação habilidade também não é negociável para um gerente de comunidade online. Para entender e conduzir conversas, é imprescindível manter a comunicação. Uma comunidade saudável precisa ser nutrida continuamente com insights e conteúdos de engajamento.

  • Habilidades organizacionais e de gerenciamento de projetos

Os estudos de comunidades online geralmente abrangem períodos mais prolongados do que as pesquisas tradicionais, muitas vezes a comunidade realiza várias discussões e atividades de coleta de dados ao mesmo tempo. Faz parte de como administrar uma comunidade online supervisionar os conteúdos gerados pela equipe, assim como o nível de engajamento da comunidade. Habilidades organizacionais e de gerenciamento de projetos são características essenciais para a função, pois ajuda a reunir estrategicamente todas as partes da comunidade e não perder detalhes importantes.

  • Habilidades interpessoais

Obter informações de membros da comunidade não é uma atividade tão simples. Compreender as “personas” dos usuários, dirigir os membros da comunidade online na direção correta, descobrir sentimentos e pensamentos e analisar todos estes dados de forma lógica requer um pouco mais de habilidade do que exige a comunicação cotidiana.  Fortes habilidades interpessoais aumentam os níveis de engajamento na comunidade e mostram ao público que suas opiniões são importantes, além disso, demonstra o conhecimento e humanidade do administrador e proporciona mais credibilidade à marca. 

  • Habilidade analítica

A pesquisa de mercado pode ser de natureza quantitativa e/ou qualitativa, de fato, na maioria das vezes, as comunidades de insight tendem a usar os dois métodos de pesquisa online para obter um feedback mais completo, com idéias e pensamentos voluntários da comunidade. Ter habilidades analíticas pode ajudar um gerente de comunidade online a descobrir pensamentos subjacentes sobre e para uma marca, a partir das interações dentro da comunidade, e a analisar essas expressões de forma estratégica.

  • Habilidades de pesquisa de mercado

Uma plataforma web comunitária consiste em princípios de pesquisa de mercado, por isso é necessário ter uma boa compreensão das técnicas da pesquisa de mercado como os tipos de perguntas usadas em uma pesquisa de mercado, como analisar dados de uma pesquisa de mercado, etc. O conhecimento em estratégias de pesquisa de mercado é importante para que o gerente da comunidade saiba analisar qual método de pesquisa implantar para obter o máximo de informações.

  • Conhecimento de domínio

Para manter as informações mais relevantes de um tópico de pesquisa é necessário que o gerente da comunidade online analise as conversas em direção aos insights mais pertinentes. O casamento de objetivos organizacionais e feedback dos membros da comunidade garante um forte conhecimento do domínio. Conhecimento de domínio é outra dica que pode passar despercebida, mas que acaba sendo uma habilidade essencial para administrar uma comunidade online, pois é o que vai separar informações superficiais de informações construtivas e embasadas.

  • Adaptabilidade

Para um gerenciamento eficiente da comunidade online, o administrador ou gerente precisa ser adaptável para lidar com qualquer situação que possa surgir. Levando em conta que em uma comunidade online estamos lidando com pessoas e que pessoas em sua maioria são complexas, esta se torna imediatamente uma das habilidades mais importantes. Ser capaz de se adaptar à mudanças é uma das habilidade mais importantes não apenas para gerenciar uma comunidade online, mas para qualquer negócio atual, tendo em conta que o mundo e as tecnologias estão em constante mudança.

  • Habilidades de engajamento

Para aprender como administrar uma comunidade online é imprescindível que você gere engajamento constante e mantenha a comunidade interessada em seu conteúdo. Conteúdos como pesquisas, enquetes, questionários, fórum de discussões e grupos focais, devem ser bem pensados e elaborados criativamente para que com o passar do tempo continuem sendo interessantes e inovadores. Nesse cenário, o gerente da comunidade online precisa saber o que melhor funciona para todos, para muitas comunidades recompensas como dinheiro, para outras jogos e novidades tecnológicas, em algumas ainda, apenas por mostrar seu conhecimento e habilidade os participantes já alcançam a satisfação para continuarem participando da comunidade.

  • Habilidade de se apaixonar pela marca e pelo que faz

Quando um gerente de comunidade ama uma marca, há mais vontade e interesse em coletar informações valiosas e acionáveis, assim como de manter a comunidade engajada para alcançar os objetivos da organização. 

  • Capacidade de navegar pelas ferramentas de gerenciamento da comunidade

Para saber como administrar uma comunidade online é necessário se capacitar em manusear softwares de gerenciamento de comunidade online, porque através dele você irá aplicar suas técnicas e analisar os resultados. A QuestionPro Comunidades, junto com seu portal de gerenciamento de comunidade, capacita gerentes de comunidades online para serem eficientes tanto ao usar o software quanto para aplicar as técnicas de pesquisa de mercado e gerenciamento de insights. 

Crie uma comunidade online para suas pesquisas de mercado, colete informações em tempo real como moderador de tarefas e tome as melhores decisões para seu negócio com a ajuda do QuestionPro Comunidades.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram