O que é uma análise de mercado?

Uma análise de mercado é uma avaliação que permite determinar o tamanho de um mercado específico em seu setor e identificar fatores como valor de mercado, segmentação de clientes, identificar seus hábitos de compra, conhecer a concorrência, o ambiente econômico, tendências regulamentos atuais, legais e culturais e muitos outros fatores.

Ao realizar uma análise de mercado, você pode ter uma visão completa dos setores nos quais está interessado em negociar e antecipar qualquer fator de risco.

Fatores envolvidos em uma análise de mercado

A análise de mercado inclui diferentes fatores. Abaixo, explicamos cada um deles:

  • Tamanho do mercado: quanto maior o seu mercado, maior a probabilidade de sucesso. Seu trabalho é garantir que seus produtos e serviços se destaquem e atribua o preço certo de acordo com sua duração.
  • Taxa de crescimento do mercado: identifique a duração do mercado, analise se ele tem crescimento e o tempo em que você o perceberá.
  • Tendências de mercado: isso permitirá que você decida quais produtos e serviços os clientes desejam ou precisam e quanto estão dispostos a pagar por isso.
  • Rentabilidade do mercado: analise se o mercado tem uma boa lucratividade. Caso contrário, o investimento não vale a pena. Para isso, você deve considerar o poder do comprador, o poder do fornecedor, barreiras à entrada, etc.
  • Principais fatores de sucesso: Esses são os elementos que ajudarão você a alcançar o sucesso no mercado e farão com que você se destaque da concorrência, como o tipo de tecnologia que eles usam, os recursos que você possui e o uso eficiente desses recursos.
  • Canais de distribuição: você precisa avaliar se seus canais de distribuição são bons e suficientes para divulgar seus produtos e serviços e garantir seu sucesso no mercado.
  • Custos: consiste em saber quanto você precisa para poder levar seus produtos e serviços ao mercado. Pesquisa de mercado: quanto custa uma pesquisa de mercado completa?

Como fazer uma análise de mercado?

Como mencionamos anteriormente, uma análise de mercado permite criar a estratégia apropriada para gerenciar seus negócios. Para isso, é necessário realizar um processo completo que inclua os seguintes aspectos:

Demografia e segmentação

O primeiro passo na análise de mercado é avaliar seu tamanho. Sua abordagem dependerá do tipo de setor que você está alvejando. No entanto, existem dois elementos nos quais você deve se concentrar: leads e valor de mercado.

  • Clientes em potencial: como mencionamos anteriormente, seus clientes em potencial dependem do seu setor. É importante conhecer esse fator para determinar o valor de mercado.
  • Valor de mercado: calcular o valor de mercado é complicado. No entanto, é necessário saber quanto tempo durará, se houver uma oportunidade de crescimento e em quanto tempo crescerá, antes de fazer um investimento.

Mercado-alvo

O mercado alvo inclui os clientes a quem seus produtos e serviços são direcionados. Esse elemento é de grande importância quando seu mercado possui segmentos diferentes que direcionam a demanda por seus produtos.

Necessidade do mercado

Nesta etapa da análise de mercado, você deve conhecer seu público-alvo, ou seja, quais são os motivos que levam seus clientes a comprar seus produtos e serviços.

Além disso, esta etapa ajudará você a saber qual é a sua vantagem competitiva, mesmo que você não seja tão explícito ao mencioná-la.

Saiba as 5 maneiras de fazer pesquisa de mercado através de dispositivos móveis

Concorrência

O objetivo é identificar contra quem você está competindo, quais são os pontos fortes e fracos dessas organizações. Isso é para encontrar um item que você possa usar para sua vantagem no mercado.

Você pode realizar uma análise da concorrência em relação ao preço, a qualidade dos produtos, os serviços extras que eles oferecem etc.

Confira: Técnicas qualitativas de pesquisa de mercado 

Barreiras da indústria

Nesta seção de sua análise de mercado, você precisa responder a duas perguntas:

  1. O que impede uma empresa de se estabelecer na frente da sua e conquistar metade dos seus clientes?
  2. O que faz você pensar que terá sucesso ao entrar neste mercado?

Alguns elementos relacionados às barreiras à entrada são investimento, tipo de tecnologia, marca, regulamentação, acesso a recursos e canais de distribuição e localização.

Regulamento: Consiste em identificar os regulamentos aplicáveis ao seu negócio e as etapas que você deve executar para executá-los.

Qual a importância de fazer uma análise de mercado?

Quando você está no ponto de tomar uma decisão comercial importante ou implementar um plano estratégico, precisa das ferramentas certas para fazer isso com sucesso.

Se você deseja aumentar sua participação de mercado e liderar seu setor, uma análise de mercado é o método ideal para isso; pois incorpora informações qualitativas e quantitativas que permitem identificar tendências atuais e identificar as áreas em que você terá maior crescimento.

Uma empresa que assume a tarefa de realizar uma análise de mercado está preparada para tomar melhores decisões relacionadas a seus investimentos; desenvolvimento e fabricação de novos produtos, expansão e diversificação de sua organização.

Também recomendamos: A pesquisa de mercado ajuda a determinar a viabilidade de um negócio?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.