Análise de texto

A análise de texto permite que as empresas extraiam e classifiquem automaticamente informações tais como menções em mídias sociais, e-mails, tickets de suporte, revisões de produtos e respostas a pesquisas.

As técnicas populares de análise de textos incluem análise de sentimentos, detecção de temas e extração de palavras-chave.

Ao realizar análises de texto você pode medir as opiniões dos clientes, fazer revisões de produtos e coletar feedback para facilitar a análise dos sentimentos e a tomada de decisões baseadas em dados.


 

Vantagens da análise de texto

O processamento das informações obtidas diariamente é humanamente impossível, portanto as empresas precisam recorrer à ajuda de certas ferramentas que as ajudam a classificá-las utilizando modelos de análise de texto.

Abaixo, temos os 3 principais benefícios da análise de texto:

1. Escalabilidade: A análise de texto permite às empresas estruturar grandes quantidades de informações, tais como e-mails, chats, redes sociais, tickets de suporte, documentos, etc., em segundos e redirecionar recursos adicionais para tarefas comerciais mais importantes.

2. Análise em tempo real: As empresas estão inundadas de informações, tornando mais difícil resolver consultas urgentes e lidar com críticas negativas à medida que elas surgem.

A análise do texto muda as regras do jogo quando se trata de detectar problemas urgentes, e a grande vantagem é que pode funcionar em tempo real. Ao permitir que estes modelos detectem expressões e sentimentos que implicam negatividade ou urgência, eles podem automaticamente assinalar tweets, críticas, vídeos, ingressos e similares, e tomar medidas oportunas.

3. Critérios consistentes: Os humanos cometem erros, e quanto mais tediosa e demorada é uma tarefa, mais problemas surgem. Com a análise de texto, os algoritmos podem analisar, compreender e classificar os dados com mais precisão.

Os seres humanos são influenciados por experiências pessoais, pensamentos e crenças, enquanto os algoritmos são influenciados pelas informações que receberam. Ao aplicar estes critérios, os algoritmos podem fornecer informações consistentes e confiáveis.

Te recomendo a leitura do artigo: Análise de sentimentos do cliente – como usar como ferramenta.

 

Técnicas

Há dois modelos principais de análise de texto: classificação de texto e extração de texto. Descrevemos cada um deles abaixo:

Classificação do texto

Consiste na atribuição de etiquetas ou categorias predefinidas a um texto, dependendo de seu conteúdo. Os principais usos da classificação de texto são:

  • Análise temática – Este modelo de classificação de texto identifica temas frequentes em um texto. É usado para classificar os tickets de suporte recebidos, revisões de produtos e respostas ao  Net Promoter Score, entre outros tipos de texto.
  • Análise sentimental – Identifica informações subjetivas em um texto e classifica opiniões como positivas, negativas ou neutras. Com a ferramenta de análise de sentimentos você pode analisar menções em redes sociais, interações de atendimento ao cliente, respostas a pesquisas e obter informações sobre como as pessoas se sentem em relação à sua marca.
  • Detecção de idiomas – Um detector de idiomas classifica automaticamente um texto de acordo com seu idioma. Isto pode ser muito útil para a distribuição de ingressos, por exemplo, direcionando ingressos para equipes que os entendam.
  • Detecção de intenção – Este classificador detecta a intenção por trás de um texto, permitindo que uma ação imediata seja tomada. Por exemplo, você pode receber e-mails solicitando para cancelar a inscrição de seu produto ou uma mensagem mostrando interesse no mesmo, e assim tomar medidas imediatas.

Extração de texto

O processo de extração de informações relevantes tais como palavras-chave, nomes de empresas, preços e especificações de produtos de texto não estruturados

  • Extração de palavras-chave – Consiste em identificar e extrair as palavras e expressões mais relevantes em um texto, oferecendo um resumo e uma visão do conteúdo.
  • Extração de entidades – Esta aplicação pode ajudar as empresas a coletar informações importantes, tais como nomes, e-mails, números de telefone e nomes de empresas, ou detectar facilmente quais das filiais são mencionadas com mais frequência.

 

Importância da análise do texto para a pesquisa

As organizações enfrentam um processo massivo de coleta de dados todos os dias, desde e-mails, chats e menções em mídias sociais, até tíquetes de atendimento ao cliente e respostas a pesquisas. Entretanto, estas informações não estão estruturadas, o que dificulta o seu processamento.

Leia também: análise de dados.

 

A análise de texto nos permite detectar conexões que podem passar despercebidas e semelhanças em grandes coleções de dados, fornecendo informações relevantes para melhorar o processo de tomada de decisão.

Por exemplo, a análise de texto permite que as organizações analisem o feedback dos clientes, tais como respostas a pesquisas, e façam melhorias com base em informações de primeira mão do cliente.

As empresas também podem usar a análise de texto para automatizar tarefas internas que as equipes executam manualmente. No atendimento ao cliente, a análise de texto pode ajudar a automatizar o processo de emissão de bilhetes para ajudar a resolver problemas, atribuindo-o ao agente mais apropriado.

A análise pode tornar o trabalho das empresas mais eficiente e economizar muito tempo e recursos para proporcionar uma melhor experiência ao cliente.

Conheça os benefícios de ter um software de análise de texto e conteúdo e quais características o QuestionPro tem para ajudá-lo a analisar o conteúdo de sua pesquisa. Crie uma conta gratuita e explore nossa plataforma, ou solicite uma demonstração de nosso software agora!

 


Agora que você conhece os benefícios de ter um software de análise de texto e conteúdo, é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração