Aprenda a criar e aplicar pesquisas offline

Não tem Wi-Fi disponível ou enfrenta problemas de conectividade? Então, você precisa conhecer as vantagens das pesquisas offline.

Esse método de estudo tem se popularizado porque não depende de conexão com a internet para ser realizado. Assim, ele pode ser utilizado em qualquer lugar, facilitando a coleta de informações precisas sobre a opinião pública.

Por isso, neste artigo vamos te explicar o que é, como criar e quando utilizar pesquisas offline.

 

 

O que são pesquisas offline?

As pesquisas offline se diferenciam porque não dependem de conexão com internet para serem realizadas. Essa funcionalidade permite que diferentes tipos de estudos sejam realizados em localidades com problemas de conectividade. Dessa forma, os pesquisadores podem aumentar a amostra de pessoas entrevistadas durante o estudo.

Por esse motivo, a pesquisa offline permite a consulta a um público mais diversificado, aumentando a precisão das respostas. Assim, é possível criar uma pesquisa estatisticamente confiável, que forneça dados mais precisos sobre a realidade.

 

 

Passo a passo para criar pesquisas offline

A criação de uma pesquisa sem internet é muito semelhante ao processo de elaboração de uma pesquisa de campo ou pesquisa online.

A principal diferença entre elas está na ferramenta e no software utilizado durante a coleta de informações.

Para conferir como fazer esse processo offline, acompanhe o passo a passo abaixo:

 

1- Defina o objetivo da pesquisa

Uma pesquisa bem feita, de qualidade, deve ter objetivos claros e ser o mais específica possível.

Para isso, é importante se perguntar: o que preciso descobrir com esse estudo?

Com base em perguntas como essa, é possível elaborar melhor as perguntas do questionário de pesquisa.

Como consequência, os resultados obtidos a partir desse estudo vão revelar informações realmente relevantes aos pesquisadores.

 

2- Encontre o público-alvo

Após definir o objetivo da pesquisa, o próximo passo é definir um público-alvo, isto é, as pessoas que devem ser entrevistadas durante o estudo.

Para isso, é importante levar em consideração o tema do estudo e a relação dos possíveis entrevistados com esse assunto.

A partir da definição desse público, fica mais fácil definir o tamanho da amostra e em quais regiões essas pessoas podem ser encontradas.

 

3- Elabore o questionário de pesquisas offline

O próximo passo é elaborar um questionário digital e personalizado, contendo todas as perguntas necessárias para atender o objetivo da pesquisa.

Para isso, é necessária a utilização de um aplicativo para coleta de dados offline. Esse app deve ser instalado num smartphone ou tablet.

Dessa forma, ele pode ser acessado pelos pesquisadores e respondentes (entrevistados) em qualquer lugar, mesmo quando não há conexão com a internet.

Isso é possível porque o app salva as respostas dos entrevistados dentro do próprio dispositivo no qual foi instalado.

Assim, quando o proprietário do dispositivo móvel entrar numa área com conexão disponível, o aparelho envia automaticamente os dados para o serviço de nuvem do programa de pesquisa.

A partir daí, as informações podem ser processadas e apresentadas em relatórios, gráficos e tabelas para análise.

 

 

Vantagens das pesquisas offline

Tudo indica que fazer pesquisas offline com dispositivos móveis é uma tendência que veio para ficar.

Afinal, o Brasil é um país de proporções continentais que ainda enfrenta vários desafios em relação à infraestrutura e conectividade.

Nesse contexto, ter acesso a uma ferramenta para pesquisar sem internet é fundamental para entender o comportamento e as ideias de um número maior de pessoas.

Outra vantagem desse tipo de pesquisa é que ela oferece um número maior de funções para evitar resultados enviesados ou fraudulentos.

O aplicativo de pesquisa offline da QuestionPro, por exemplo, permite a realização de auditoria do dispositivo móvel, o acompanhamento da localização das respostas e oferece o Modo Quiosque, entre outras funcionalidades.

O Modo Quiosque trava o aplicativo enquanto o entrevistado responde o questionário.

Por isso, ele não pode acessar outros apps nesse período, garantindo a segurança dos dados e a veracidade das respostas.

 

 

Tipos de pesquisa offline

Você sabia que o aplicativo para coleta de dados offline pode ser utilizado em diferentes situações?

Para entender quando esse app pode ser utilizado, conheça os diferentes tipos de pesquisa offline.

 

Pesquisa eleitoral

O número de pesquisas eleitorais realizadas através de dispositivos móveis tem crescido nos últimos anos e segue sendo uma tendência para as próximas eleições.

Esse tipo de pesquisa offline permite a aplicação do questionário eleitoral de forma mais segura.

Afinal, ela evita os problemas de fraude, falta de resposta e erros de cobertura e amostragem típicos das tradicionais pesquisas de campo.

Dessa forma, candidatos, partidos e demais interessados em acompanhar as tendências eleitorais têm acesso a informações e insights mais precisos sobre as expectativas da população em relação ao cenário político.

>>> Pesquisa eleitoral online: como criar, vantagens e definição

 

Pesquisa de opinião

A pesquisa de opinião é uma ferramenta de estudo muito versátil. Ela pode ser realizada por interessados de diferentes áreas, como empresas, jornais, universidades, entre outros exemplos.

Além disso, pode ser utilizada para entender a opinião pública sobre qualquer tema. Esse tipo de pesquisa também pode ser feito de forma offline.

Além de ser um método mais fácil de coleta de dados, o aplicativo de pesquisa ajuda a evitar erros e fornece informações mais precisas.

 

Pesquisa de satisfação

A pesquisa de opinião é uma excelente ferramenta para entender o que clientes ou funcionários de uma empresa pensam sobre determinado assunto.

Como encontrar respondentes para esse tipo de pesquisa também pode ser desafiador, utilizar um aplicativo para coleta de dados offline é a forma mais fácil de obter respostas.

Dessa forma, fica mais fácil obter informações relevantes para entender o mercado e definir estratégias para aumentar as vendas e fidelizar clientes.

>>> Qual é a melhor plataforma de pesquisa de satisfação de cliente?

 


 

Agora que você já sabe criar pesquisas offline, é hora de começar a pesquisar!

Na QuestionPro você encontra ferramentas de pesquisa online e offline

Conheça todos os recursos disponíveis em nossas diferentes licenças! 

Ver ferramentas e recursos QuestionPro