O que é uma avaliação de fornecedor?

Avaliação de fornecedor é um termo usado por muitas empresas e organizações para avaliar e aprovar seus fornecedores atuais e potenciais por meio de uma série de avaliações. Uma das melhores maneiras de fazer essa avaliação é criar um formulário ou formato de avaliação de fornecedor.

Essa avaliação consiste em uma série de perguntas com base em parâmetros como competência, capacidade, consistência, qualidade, etc; a fim de avaliar os fornecedores para garantir que eles tenham os melhores fornecedores de sua classe (ou setor).

Esse formulário de avaliação é essencial para monitorar e medir o desempenho do fornecedor e para as empresas reduzirem custos, analisarem riscos e manterem uma margem para melhoria constante na seleção de fornecedores.

Ferramentas para a avaliação de fornecedor

A avaliação de fornecedores pode ser um desafio, portanto, a melhor prática é criar um formulário de avaliação que ajude qualquer empresa a organizar e avaliar os fornecedores com mais eficiência. Existe um sistema básico conhecido como RFP (solicitação de proposta), mas também há um método mais avançado, conhecido como o modelo de Carter 10C. Este modelo analisa aspectos da avaliação do fornecedor antes de ser nomeado. Estes são os 10 C do modelo Carter:

  1. Capacidade: O fornecedor tem capacidade para entregar o que oferece?
  2. Competência: O fornecedor pode concluir a tarefa em um determinado período de tempo?
  3. Consistência: Oferece resultados consistentes?
  4. Controle de processo: O fornecedor oferece flexibilidade e controle sistemático sobre seu processo?
  5. Compromisso com a qualidade: Existe um sistema estabelecido pelo fornecedor que verifica o gerenciamento da qualidade?
  6. Cash: o fornecedor é financeiramente independente ou trabalha com a participação de terceiros?
  7. Custo: os produtos e serviços que você oferece são lucrativos?
  8. Cultura: O fornecedor possui uma boa cultura de trabalho e uma boa reputação no mercado?
  9. Clean: o fornecedor possui uma licença legal para executar o trabalho oferecido?
  10. Eficiência na comunicação: o fornecedor possui os meios de comunicação necessários para responder às perguntas feitas?

Com base nesses parâmetros importantes, você pode criar o formulário de avaliação de fornecedores e solicitar à organização prestadora que forneça todos os detalhes incluídos no formulário.

3 benefícios de fazer uma avaliação de fornecedor

Coletar informações dos fornecedores antes de trabalhar com eles é uma boa prática. É por isso que o formulário de avaliação de fornecedores desempenha um papel importante. As perguntas feitas no formato de avaliação ajudam as organizações a saber com qual provedor trabalhar.

Além disso, existem outros benefícios na realização de uma avaliação de fornecedores:

1. Ajuda a avaliar qualquer risco envolvido

Se uma organização não conhece o fornecedor, fazer uma avaliação ajudará a conhecê-lo e, portanto, avaliar qualquer risco associado à sua contratação. Como o modelo de 10 Cs de Carter sugere, o gerenciamento de riscos pode estar associado à capacidade, competência e comprometimento com a qualidade.

2. Ajuda a proteger a reputação da marca

Por meio desses formulários de avaliação de fornecedores, as organizações podem contratar pessoas com boa reputação no mercado. O modelo de 10 Cs de Carter sugere que a reputação da marca pode estar associada ao controle de processos, limpeza (se ela tiver uma licença legal e autorizações em ordem) e cultura.

3. Ajuda a estimular o fator de custo

Existem vários fatores de custo associados à contratação de fornecedores. As organizações geralmente investem muito dinheiro nisso. Por ter um formulário de avaliação sistemática, as organizações podem aprender sobre a capacidade de seus fornecedores atenderem às expectativas e requisitos da organização. Associado ao modelo de 10 Cs de Carter, o fator de custo está relacionado à concorrência.

Esperamos que você ache essas informações úteis. Verifique com nossos consultores on-line e comece a realizar todos os tipos de avaliações e pesquisas que o ajudarão a obter as informações necessárias para o sucesso de seus negócios.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Também recomendamos:

Usar análise SWOT como ferramenta para um planejamento de marketing

Remuneração de funcionários: como incentivar sua força de trabalho?

Campanha de marketing digital e a investigação de mercados

Necessidades do cliente – 3 mitos que impedem de entender

Importância do feedback empresarial

Importância da satisfação empresarial para o sucesso de uma empresa