Remuneração de funcionários: como incentivar sua força de trabalho?

A remuneração de funcionários é a recompensa dada aos trabalhadores pelos serviços que prestam. Pode incluir o salário base, incentivos e / ou comissões, e recompensas em dinheiro e outros benefícios da empresa.

Criar estratégias de remuneração de funcionários é uma atividade importante para todas as empresas, incluindo as recém-criadas. A estratégia deve ser acessível, estruturada e razoavelmente competitiva.

Como empresa iniciante, talvez você não consiga competir com grandes empresas por um salário. Portanto, você deve considerar uma combinação de opções para atrair e obter a retenção de funcionários-chave.

Não subestime o valor das vantagens ou benefícios que sua empresa tem para oferecer e que podem não estar prontamente disponíveis em empresas maiores: oportunidades de trabalho interessantes, sem hierarquias, ambiente flexível, etc.

Algumas pessoas se sentem motivadas pelo desejo de estar na vanguarda dos avanços científicos ou tecnológicos. Eles podem cobrar menos pelo trabalho em uma nova empresa se acreditarem no futuro e no trabalho que oferecem.

Estratégias de remuneração de funcionários

Salários

Um salário é um valor fixo pago em troca dos serviços de um funcionário. Para determinar um salário adequado e / ou faixa salarial que sua empresa está disposta a pagar por uma posição, o que você deve fazer é:

  • Estabelecer o valor da posição com base nas necessidades da organização.
  • Entender o que o mercado está pagando por uma posição semelhante.

Leia também: Rotação de funcionários: como reduzi-la em uma organização

Incentivos: 

Outra maneira de se destacar na remuneração dos funcionários e atrair melhores talentos é através de incentivos. Embora o salário e os benefícios devam ser competitivos, os incentivos são os fatores mais prováveis para atrair e reter os melhores funcionários em novos negócios. Existem três tipos principais de incentivos: bônus, participação nos lucros e opções de ações.

Funcionários comprometidos em gerar renda mais alta

Bônus como remuneração de funcionários

  • Os indivíduos são recompensados com base no alcance das metas estabelecidas, individualmente, por equipe e / ou empresa.
  • Os objetivos devem ser realistas e estreitamente relacionados aos negócios e às pessoas envolvidas.
  • O pagamento deve ser significativo para o indivíduo.
  • É possível estabelecer títulos para impulsionar e apoiar diretamente as necessidades da empresa, por exemplo, lucratividade, resultados anuais, conclusão bem-sucedida de projetos, etc.

Saiba como Motivar seus funcionários: 5 estratégias para utilizar

Participação nos resultados

  • O pagamento está vinculado aos benefícios da empresa.
  • Uma porcentagem pré determinada dos ganhos é distribuída entre todos os funcionários.
  • Os bônus de compartilhamento de benefícios geralmente são pagos uma vez ao ano em dinheiro ou diferidos.

Comunicação com os funcionários: dicas para melhorá-la

Opções de ações

  • Um indivíduo recebe a opção de comprar ações da empresa por um preço fixo por um período específico de tempo.
  • A opção pode ser exercida pelo indivíduo a qualquer momento durante o prazo acordado e sujeita a qualquer programa de aquisição de direitos.
  • As opções de ações costumam fazer parte da remuneração dos funcionários executivos, mas podem ser oferecidas aos funcionários-chave em vez de um salário mais alto, especialmente quando os negócios ainda não são lucrativos e / ou o fluxo de caixa é limitado.

15 perguntas para conhecer a cultura de negócios

Comissões como remuneração de funcionários

As comissões são uma forma comum de remuneração aos funcionários (fornecedores) por garantir a venda de um produto ou serviço. A intenção é criar um forte incentivo para que o indivíduo invista o máximo de esforço em seu trabalho. São geralmente calculadas como uma porcentagem da venda do produto ou serviço (por exemplo, 5% do preço de venda).

O pagamento pode ser uma comissão direta (sem salário-base) ou uma combinação de salário-base e comissão. Em geral, a estrutura da comissão é baseada na consecução de objetivos ou cotas específicas que foram previamente acordados entre a gerência e o funcionário.

Essas foram algumas ideias de remuneração dos funcionários. Lembre-se de que, com a QuestionPro, você pode criar pesquisas com funcionários e conhecer alguns tipos de remuneração ou incentivos que sua força de trabalho deseja. Ouça sua força de trabalho e obtenha maior produtividade de seus negócios.

Também recomendamos: Como avaliar a cultura de trabalho na sua empresa

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram