Como construir relacionamentos com clientes

Vantagens de construir relacionamentos com clientes

A construção de relacionamentos permite que ambos os lados se compreendam e conheçam as preferências, necessidades e aflições de cada um.

Construir relacionamentos com clientes é a mesma coisa. Quando você se aproxima dos clientes e escuta sua voz, é possível se beneficiar em vários aspectos:

 

1. Diminuição de clientes detratores

Os clientes detratores são os clientes insatisfeitos que possivelmente farão uma propaganda negativa da sua marca para seus familiares e conhecidos.

É mais fácil agradar os consumidores e prover uma experiência do cliente positiva quando você sabe o que eles querem e precisam.

Além disso, se você se preocupa em construir relacionamentos com os clientes bem de perto, a probabilidade de deparar-se com clientes insatisfeitos é menor, pois ainda que eles não sejam atendidos como esperam, têm a ciência de que a empresa se esforça para isso. Sendo assim, é possível que ainda que não estejam felizes com o atendimento, não sairão compartilhando a experiência negativa com outras pessoas.

 

2. Potencialização de clientes promotores

Os clientes afortunados com uma experiência do cliente positiva, tornam-se clientes fies que geralmente a compartilham com seus conhecidos, incentivando-os a utilizar os mesmos serviços e produtos.

Quando você cultiva uma relação próxima com o consumidor, você compreende o que é que os faz feliz e mantém o ritmo, otimizando essas estratégias que funcionam e também, pode incentivá-los a compartilhar sua experiência em troca de benefícios exclusivos.

 

3. Defensores de marca

Os clientes satisfeitos sentem-se tão bem em encontrar uma marca que os representa, que se sentem na dívida de defendê-la também.

O consumidor pode volver-se defensor da marca em um aspecto geral, ainda que tenha experimentado apenas um produto ou serviço, colaborando com a construção da sua autoridade de marca e liderança no mercado. Se ele atingir tal ponto de satisfação, concluirá que todos os seus produtos e serviços são de qualidade semelhante.

Um defensor de marca é o resultado de um relacionamento efetivamente construído e a concretização de seus esforços.

>>> Veja como fidelizar clientes e transformá-los em defensores de marca

 

4. Imagem positiva nas mídias sociais

Nutrir relacionamentos com os clientes nas mídias sociais te coloca em uma posição mais humana. E é isso que as pessoas buscam na atualidade, depois do um crescimento acelerado da tecnologia onde tudo é tão mecânico.

As mídias sociais estão muito presentes no dia a dia das pessoas e ver suas marcas preferidas fazendo parte disso é importante para elas.

Aproveite esses canais e mantenha um relacionamento bilateral. Colete insights ao escutá-las, faça-se ouvir ao comunicar-se com elas e veja sua marca ser difundida internet afora, de maneira orgânica, por seus consumidores.

 

5. Detectar oportunidades

A maior vantagem de manter relacionamentos com os clientes é informar-se das oportunidades do mercado. Ao escutar a voz do cliente (VOC), você pode oferecer em primeira mão aquilo que o consumidor precisa e busca.

 

 

Maneiras de construir relacionamentos com clientes

Construir um relacionamento é essencial para o seu negócio, mas manter é mais importante ainda. Portanto, esteja sempre ciente se que existem dois lados e que um depende do outro. Em outras palavras, para atingir seus objetivos, é necessário prover o mesmo aos clientes.

Veja as maneiras mais eficazes de construir relacionamentos com clientes:

 

Mídias sociais

A melhor qualidade das mídias sociais é que elas permitem que a marca se personifique. É possível construir uma imagem concreta para a sua empresa através de interações com o público usando um tom de voz específico, que transforme a marca em “alguém”.

Nas mídias, o cliente também pode se manifestar em uma comunicação bilateral que ambos, marca e cliente, podem se expressar. Além de te ouvir, o consumidor pode escrever mensagens diretas e comentar em suas postagens. O importante é conseguir responder o maior número de mensagens possível, priorizando as negativas.

Disponibilize votações, ative caixas de pergunta e qualquer mídia que permita que as pessoas interajam com a marca. Exiba um material envolvente, que conte uma história e gere empatia. Crie hashtags e promoções especiais para seguidores.

 

Comunidades online

A comunidade online é o melhor método da atualidade de construir relacionamentos com clientes. Os consumidores mais engajados são cuidadosamente selecionados para uma participação mais ativa e comprometida, gerando dados mais realísticos e fortalecendo a relação entre vocês.

Além da motivação de saber que fazem parte de um grupo seleto que opina nas tomadas de decisão da empresa, os clientes são incentivados através de descontos e brindes exclusivos que algumas plataformas de comunidade online oferecem.

As comunidades digitais trazem a oportunidade de relacionar-se de perto com os membros através de fóruns de discussão, pesquisas, grupos focais, chamadas de vídeo, etc, tudo em uma única plataforma.

>>> Inspire-se com o caso da comunidade online da Havaianas e seu engajamento record

 

Lista de e-mail

E-mail não é coisa do passado, mas é preciso reinventá-lo. Essa sempre foi uma ótima forma de comunicar-se com os clientes. O problema é que com tantas marcas fazendo o mesmo, as pessoas perderam o hábito de usar esse canal para evitar o excesso de informação.

Para se destacar, escreva assuntos educativos e não-comerciais. Incentive o cliente a abrir o seu e-mail e ler até o final com um conteúdo que possa agregar valor e seja menos apelativo.

Dê-lhes a opção de responder o e-mail e responda sempre prontamente, independente do tema. Ainda que seja algo mais delicado de se resolver, deixe-os saber que você os escuta, trabalha para atendê-los e que suas opiniões importam.

 


 

Agora é hora de usar o melhor software de pesquisa online do mercado! Conheça todos os nossos produtos, recursos e licenças em uma demonstração da plataforma QuestionPro sem compromissos e totalmente em português.

Agendar demonstração grátis