Como fazer inquéritos de satisfação para universidades

Os inquéritos para medir a satisfação nas universidades são realizados para compreender aspetos relacionados com as práticas educativas, ambiente escolar, métodos de aprendizagem, planos de curso ou até problemas que afetam a experiência do estudante e as opiniões sobre o pessoal ou as instalações. Por outro lado, também servem para entender a opinião dos docentes e assistentes.

Por exemplo, um inquérito universitário procura recolher informação de modo a identificar áreas a melhorar. Ao aplicá-lo, é possível analisar o que sentem estes públicos sobre a instituição e as suas instalações. Na realidade, ajuda a identificar problemas que impendem a satisfação geral.

Nesse sentido, ao longo deste artigo aprenderá a conduzir um inquérito de satisfação para universidades e a tirar partido dos grandes benefícios que este instrumento tem para os espaços de ensino.

O que é um inquérito de satisfação para universidades?

Ao trabalhar no meio académico, é sempre uma boa ideia obter as opiniões e perceções não só dos seus alunos, mas também de outros membros do corpo docente.

Por outro lado, como referido, muitos dos cursos educacionais, programas escolares e outras funções relacionadas podem ter um impacto positivo ou negativo em todos os que frequentam a sua universidade. Logo, ferramentas como um inquérito universitário permitem recolher esta informação para análise e tomada de decisões no campus.

Importância de um inquérito de satisfação para universidades

Um inquérito pode servir muitas funções: pode ser utilizado para inquéritos online, sondagens rápidas, para medir a satisfação de funcionários e estudantes, para avaliar o pessoal académico, para fazer um projeto de tese, para descobrir o grau de satisfação de um evento ou curso escolar, etc.

O que fará com esses resultados? Terá de corrigir o que está errado, seguir cada uma das sugestões, para poder garantir que eles continuarão a seguir a sua jornada académica no espaço de ensino.

Nesse sentido, a satisfação da amostra universitária (docentes e alunos) proporciona-nos um indicador das intenções e opiniões. Logo, a informação recolhida através de um inquérito de serviço é muito valiosa e deve ser partilhada posteriormente para o universo escolar saber como abordar os problemas, e melhorá-los.

Exemplos da utilização de inquéritos nas universidades

Exames online

Pode realizar inquéritos online para implementar uma avaliação online para estudantes, ter os relatórios em tempo real e partilhar os resultados com a sua base de dados.

Nesta era digital, os testes em linha são um recurso que pode ser muito útil. Há uma elevada taxa de resposta, são seguros e fáceis de conduzir.

Avaliação de docentes

O seu corpo docente também precisa de ser avaliado; é fundamental para o sucesso e prestígio dos programas académicos. A realização de uma avaliação de professores ajudará as instituições a melhorar e a proporcionar maior qualidade.

Ao aplicar um inquérito universitário, poderá diagnosticar o nível de ensino oferecido pela instituição e até detetar a necessidade de formação de professores.

Levantamento de finalistas

Os estudantes que terminam os seus estudos universitários podem tornar-se grandes promotores ou detratores de uma instituição de ensino. Que melhor forma de conhecer a sua opinião sobre, por exemplo, o programa de estudos, a vida estudantil, as oportunidades de emprego para os diplomados do seu diploma, etc.

Estes dados ajudarão a tomar melhores decisões, por exemplo, ao criar o currículo, para melhorar as instalações das organizações educativas.

Avaliação do curso

Os eventos ou cursos académicos fazem parte dos programas escolares, pelo que é importante aplicar inquéritos a cursos e workshops para saber se correspondem ou não às expectativas dos estudantes ou outros participantes.

Realizar inquéritos universitários para saber qual era a opinião sobre a organização e qualidade dos eventos ou cursos e workshops dados.

Dicas para a criação de inquéritos de satisfação para universidades

Entre as dicas, a utilização da QuestionPro como software para a realização dos inquéritos, pode ser uma ajuda extra.

Por outras palavras, há muitas características que fazem com que o QuestionPro se destaque como software de inquérito online, entre o design intuitivo e as múltiplas opções de personalização, é possível criar um inquérito que se adapte exatamente às suas necessidades.

Criar

Quantas formas diferentes tem para criar um questionário? Tem uma biblioteca de modelos com mais de 350 inquéritos diferentes prontos a utilizar ou a editar? Se tem uma lista de perguntas que deseja aplicar, mas não a quer transcrever, pode facilmente importá-la diretamente do Word?

Com QuestionPro tem acesso a isso e muito mais.

Distribuir

Quando chegar a altura de distribuir o seu inquérito, que tipo de opções tem? Pode carregar uma lista de endereços de correio eletrónico para conseguir facilmente uma distribuição em massa? E se precisar de enviar o seu inquérito aos seus contactos através das redes sociais? Pode fazê-lo com um par de cliques? E se quiser gerar um código QR que ligue diretamente ao seu inquérito?

Com QuestionPro pode fazê-lo facilmente.

Analisar

Quando as respostas aos seus inquéritos começam a chegar, o que faz com eles? Tem uma ferramenta de visualização de dados à sua disposição para criar infografias personalizadas e nuvens de palavras? E quanto à filtragem de dados e tabulações cruzadas, ou análise de tendências?

Quando se escolhe QuestionPro, todas estas coisas são possíveis.

Exemplos de perguntas para inquéritos de satisfação em universidades

Sem dúvida, um inquérito de satisfação é então a melhor forma de medir o estado do universo escolar. A informação que receber irá ajudá-lo a dar a todo o público escolar a experiência que merece. Aqui estão algumas perguntas que pode fazer:

  1. Recomendaria esta universidade a outros?
  2. Está satisfeito com os professores e os seus métodos de ensino?
  3. Por favor, selecione as atividades que a escola forneceu.
  4. As atividades de desenvolvimento profissional tiveram um impacto positivo no crescimento da sua carreira no instituto/escola?
  5. Considerando a sua experiência global com o curso, qual a probabilidade de o recomendar a um amigo ou colega?
  6. Na sua opinião, quão importantes são para si, como professor, os seguintes aspetos? Opções de resposta: Muito importante, Importante, Neutro, Não muito importante, Nada importante)

Com efeito, os inquéritos de satisfação para universidades funcionam como uma ferramenta que ajuda a compreender os problemas, expectativas e desafios dos estudantes e docentes 

Muitas instituições escolares realizam estes questionários para medir a satisfação do público escolar e cumprir objetivos específicos.

 


Para criar inquéritos profissionais e aproveitar as nossas ferramentas de controlo de qualidade e agilizar o seu processo de trabalho utilize uma plataforma online de inquéritos profissional.

Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos e estudos mercado.

Pedir demonstração