Como fazer pesquisa em turismo?

Graças às suas proporções continentais e diversidade cultural, gastronômica e ambiental, o Brasil se destaca quando o assunto é turismo. Por isso, em muitos locais do país, as atividades relacionadas à viagem e atendimento de turistas são essenciais para movimentar o comércio e girar a economia.

Porém, apesar de um cenário favorável, tudo indica que o setor ainda precisa se desenvolver para atender os turistas com mais conforto e atrair mais consumidores. Isso significa que empresas e instituições públicas interessadas em investir nessa área da economia ainda encontram muitas oportunidades de crescimento e consolidação do mercado.

Se você também busca oportunidades de trabalho e crescimento nesse setor, saiba que a pesquisa em turismo é o primeiro investimento que você precisa fazer. Quer saber o motivo? Acompanhe os próximos tópicos!

 

Mais do que viagem, uma área de estudo!

Muita gente considera a viagem como uma atividade indispensável para relaxar, comemorar alguma conquista pessoal e profissional ou apenas para se jogar numa nova aventura. Ainda tem aqueles que viajam por questões profissionais, de saúde ou para eventos pontuais. Seja qual for o motivo, todos os turistas esperam a mesma coisa: encontrar uma estrutura de qualidade para atender suas necessidades. E quando falamos em estrutura, estamos nos referindo desde meios de transporte, opções de hospedagem e variedade de restaurantes, até alternativas de lazer e bom atendimento.

Com base nessas informações, fica fácil entender que o turismo é um setor complexo. Afinal, todas as atividades e recursos descritos acima dependem de fatores históricos, sociais, econômicos, sociológicos, psicológicos e culturais. Por isso, mais do que uma simples viagem, o turismo também é um objeto/tema de estudo das ciências sociais, econômicas e ambientais. 

Existe até um termo utilizado para se referir a esse tipo de estudo: a turismologia, responsável por investigar todas as questões relacionadas ao turismo. Afinal, ele é uma área de estudo complexa, que depende de vários fatores e da interação entre diferentes setores da economia.

 

Por que investir na pesquisa em turismo?

Agora, você pode estar se perguntando: por que investir na pesquisa desse setor? De acordo com um estudo publicado na Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, até 2017, o país fazia parte do grupo de 30 países que lideravam o ranking global de Competitividade em Viagens e Turismo. 

Desde então, o setor mudou muito, especialmente após a pandemia. Mesmo assim, os pesquisadores explicam que a superação dos problemas sociais, econômicos e políticos podem contribuir com a melhoria significativa da posição do país nesse ranking e com o desenvolvimento econômico do país.

Enquanto essas melhorias que dependem de políticas públicas sólidas e abrangentes não chegam, o empresário ou a instituição pública podem se organizar para aproveitar a onda de oportunidades vistas no horizonte.

Segundo um levantamento realizado pela Embratur, instituição ligada ao Ministério do Turismo, o Brasil deve receber quase 4,2 milhões de turistas estrangeiros ao longo de 2022. Esse é o maior número registrado desde o início da pandemia. De acordo com o Governo Federal, o país registrou um aumento de 75,6% no Índice de Atividades Turísticas em março de 2022 em comparação ao mesmo mês do ano passado.

Todos esses dados mostram que o setor está voltando aos seus números pré-pandemia e que as pessoas continuam muito interessadas em investir em viagens durante essa retomada de economia. Mas se você quiser aproveitar essas oportunidades para promover eventos, criar e oferecer produtos e até melhorar seus serviços, você precisa conhecer seus clientes e entender como está o mercado.  Caso contrário, você não vai conseguir se diferenciar na multidão, atrair consumidores e aproveitar todas as oportunidades disponíveis no setor.

 

4 dicas para fazer pesquisa em turismo e hotelaria

Assim como outras áreas da economia, o turismo também deve ser estudado com apoio de um método qualitativo e/ou quantitativo. Por esse motivo, essas metodologias devem ser utilizadas tanto num projeto de pesquisa em turismo, quanto para uma análise de mercado.

Para isso, o ideal é utilizar pelo menos uma das dicas abaixo.

 

1- Conheça o mercado

O setor do turismo é composto por diversos nichos, como hotelaria, eventos, restaurantes, entre outros. Como cada nicho tem suas particularidades e dependem de fatores diferentes, é importante investir numa pesquisa de mercado. Através desse tipo de pesquisa, você consegue coletar dados e insights para entender o comportamento, as necessidades e problemas dos turistas, empresas e/ou instituições.

 

2- Invista na pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação é uma forma eficiente para descobrir o que as pessoas pensam sobre uma empresa, serviço ou produto. Afinal, essa ferramenta permite a medição do nível de satisfação dos turistas, dado que revela insights importantes para criar políticas públicas ou implementar melhorias nas empresas.

Vale lembrar que você também pode usar a pesquisa de satisfação para investigar a relação dos profissionais que atuam no setor com suas respectivas empresas.

 

3- Avalie a experiência do turista

Por fim, é importante avaliar a experiência do turista, que pode ser analisada com ferramentas de Customer Experience (CX). Para isso, você pode usar diferentes métricas, como:

  1. Net Promoter Score (NPS)
  2. Customer Satisfaction Score (CSAT)
  3. Customer Effort Score (CES) 

Assim, você consegue identificar problemas existentes em diferentes pontos da jornada do cliente. Como consequência, é possível traçar estratégias para corrigir as falhas e implementar melhorias que favoreçam o retorno dos turistas e incentivem o consumo.

 

4- Utilize um software de pesquisa

Seja qual for a metodologia da pesquisa em turismo e hotelaria que você utilizar, é importante ter as ferramentas certas para conduzir um estudo consistente e obter resultados que te ajudem a resolver um problema e encontrar uma solução.

Para isso, você pode contar com a ajuda do software de pesquisa online da QuestionPro. Ele oferece diversos recursos e diferentes modelos de pesquisa para te ajudar a coletar dados e interpretar resultados.

 

Agora que você já sabe mais sobre pesquisa em turismo, é hora de começar a pesquisar!

Na QuestionPro você encontra ferramentas de pesquisa online e offline.

Conheça todos os recursos disponíveis em nossas diferentes licenças!

Ver ferramentas e recursos QuestionPro