Como realizar pesquisas eleitorais no modo offline?

Você consegue prever o resultado das Eleições 2022 sem os dados das pesquisas eleitorais? Isso seria impossível!

Sem esse tipo de estudo, as pessoas acreditariam que a escolha política que predomina em seus círculos sociais reflete a realidade, o que não é verdade. Para evitar esse problema e facilitar o entendimento das tendências eleitorais, é importante não só acompanhar os resultados de estudos, mas também investir na realização de pesquisas personalizadas para a sua região.

Mas como fazer esse tipo de pesquisa para as Eleições 2022?

Ao contrário do que muita gente pensa, não é mais necessário utilizar aquele método tradicional de pesquisa de campo. Vamos te mostrar como você pode utilizar a tecnologia a seu favor para realizar a pesquisa eleitoral 2022 de um jeito simples e fácil. E você nem mesmo precisa de sinal de internet disponível para isso.

 

 

Como criar pesquisas eleitorais?

Para ser realizada da forma correta, a pesquisa eleitoral deve ser feita com uma metodologia que permite a coleta de dados de uma amostra estatisticamente significativa. Para isso, geralmente os interessados contratam Institutos de Pesquisas, que preparam questionários e enviam pesquisadores às ruas para fazer a pesquisa em campo.

Após a coleta, esses dados quantitativos são transformados em dados qualitativos, isto é, em informações e relatórios que mostram a tendência de votos para diferentes cargos políticos.

 

 

Os problemas da pesquisa de campo

O método tradicional de pesquisas eleitorais, realizado por institutos que já são conhecidos entre os brasileiros, já é bem consolidado. Porém, pode conter vários erros de análise!

Essa forma de pesquisa já começa a apresentar problemas em função de sua limitação geográfica. Afinal, nem sempre é possível entrar em contato com pessoas de determinada comunidade ou região. 

E isso contribui para outro problema: o erro de amostragemSe o parecer dessa região seja essencial para tornar a amostra mais diversificada e estatisticamente variável, mas seus moradores não responderam à pesquisa, os resultados não vão refletir a realidade. 

>>> Utilize a nossa calculadora de amostra grátis!

 

Além disso, mesmo quando o pesquisador tem acesso à região, ainda podem surgir outros problemas. Por exemplo: o morador nem sempre é encontrado em casa e o respondente pode não responder às perguntas corretamente, já que o entrevistador não consegue formular bem as perguntas.

Esse modelo de pesquisa também pode sofrer com as falhas na coleta de dados. As fraudes nas respostas, perda das informações coletadas, ineficiência na coleta e até problemas no próprio desenho da pesquisa causam problemas. Afinal, sem os dados corretos, a análise da pesquisa também fica comprometida. 

Como consequência, é impossível tomar decisões assertivas sobre a imagem do candidato e até sobre a composição da chapa política, por exemplo. Ou seja, a falta de informações atrapalha a tomada de decisões sobre o futuro da campanha eleitoral.

E como você pode evitar esses problemas? A resposta está no uso de plataformas de pesquisa.

 

 

Por que utilizar uma plataforma de pesquisa?

As plataformas de pesquisa são softwares que podem ser instalados em diferentes dispositivos, facilitando seu uso. Mas a mobilidade e a praticidade não são as únicas vantagens desse tipo de programa.

Graças à tecnologia e à ciência de dados utilizadas nesse tipo de programa, é possível ter acesso a uma cobertura maior para coleta de dados, evitando os problemas de amostragem. 

Além disso, os dados coletados a partir dessa plataforma não se perdem, já que são armazenados na nuvem quando não há internet disponível. Assim, quando o dispositivo for conectado, os dados são enviados automaticamente para o sistema.

Para completar, os dados coletados resultam em um relatório avançado, permitindo que você consiga interpretar os resultados com facilidade e segurança.

Por conta dessas características, empresas de diferentes setores já investem nesse tipo de plataforma para fazer pesquisas de mercado. 

De olho nessas facilidades, muita gente já entendeu que essa plataforma também pode ser utilizada nas Eleições 2022.

Quer saber como? O segredo está na palma da sua mão!

 

 

Como realizar pesquisas eleitorais pelo celular?

O uso de aplicativos de pesquisa é uma tendência forte para as Eleições 2022.

Além de ser uma forma fácil de coletar e analisar dados, esse tipo de aplicativo é versátil, fácil de personalizar e de simples manuseio.

Nesse contexto, uma das melhores plataformas de pesquisa disponíveis no país é o app da QuestionPro. Ele se diferencia por permitir a coleta de dados de modo offline, ou seja, mesmo quando não há conexão com a internet.

Isso é possível porque seu software salva as respostas no dispositivo. Assim, quando o aparelho tiver acesso a uma conexão, o app sincroniza automaticamente as informações com o banco de dados do sistema.

Além disso, o app da QuestionPro também possui a função de auditoria de dispositivos, que garante a qualidade das pesquisas em campo e elimina as respostas fraudulentas.

Para isso, ele permite que você ative a câmera e efetue gravações de maneira imperceptível para conferir a forma como a entrevista está sendo conduzida.

Outro diferencial desse app é o Modo Quiosque, que impede o acesso do respondente a outros aplicativos durante a pesquisa.

E tudo isso é oferecido através de uma interface intuitiva, fácil de configurar e é capaz apresentar os resultados em diferentes gráficos e tabelas, facilitando a análise da pesquisa.

Com o apoio desse tipo de app, realizar a pesquisa eleições 2022 será muito mais fácil!

 


 

Agora que você já sabe como realizar uma pesquisa eleitoral em modo offline, é hora de começar a pesquisar!

Na QuestionPro você encontra  ferramentas de pesquisa online e offline ideais para empresas, candidatos e partidos políticos. 

Conheça todos os recursos disponíveis em nossas diferentes licenças! 

Ver recursos QuestionPro