Comportamento no consumidor após a COVID-19

O comportamento no consumidor após a COVID-19 mudou. Ainda conhece os seus clientes? Os estudos de mercado podem ajudar!

Não é novidade que a COVID-19 trouxe alterações de comportamentos no consumidor. Novidade sim. É que devido à duração da pandemia o que se pensava serem adaptações de comportamento contingenciais tornaram-se alterações efetivas e aquilo a que usualmente se passou a chamar “o novo normal”.

“Devemos estar atentos ao futuro; quando o mundo muda à nossa volta e quando as mudanças são adversas, o que costumavam ser ventos favoráveis e agora são contra, precisamos de nos focar em perceber o que fazer no futuro porque queixarmo-nos não é a melhor estratégia”. 

– Jeff Bezos

 

Estudos de mercado comprovam que há uma mudança de comportamento no consumidor após a COVID-19

Mais de 90% dos portugueses mudaram a forma de fazer compras nos últimos meses e mais de metade alteraram os produtos que compram.

Os resultados dos inquéritos mais recentes demonstram um aumento do número de compras online. Embora a preferência dos inquiridos ainda recaia sobre a compra em loja.

Outra tendência que os estudos de mercado demonstram na sua generalidade é que um dos fatores mais preponderantes passou a ser o preço e que os portugueses estão mais conscientes dos seus gastos.

Que tipos de inquéritos e ferramentas podemos utilizar para medir o impacto da pandemia no nosso consumidor?

Ferramentas de avaliação e satisfação de clientescomo questionários de satisfação, testes de conceito, comunidades online, estudos de imagem de marca, Net Promoter Score, estudos de CX, ou análises de preço, são alguns exemplos de como podemos perceber estas mudanças.

Adaptar as nossas empresas, produtos/serviços e comunicação e ao futuro tendo a consciência de que conhecemos o mercado e os nossos clientes é a imperativo para aproveitar as novas oportunidades que um regresso ao normal nos pode oferecer.

Mais do que nunca, investir em estudos de mercado torna-se essencial para deixar a sua empresa mais preparada para o futuro.

Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de estudos de mercado online e offline que lhe permitem fazer estes e muitos outros tipos de projectos. Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis nas nossas licenças

Pedir demonstração