Confira as 10 dicas para negociar com maior eficiência

A idéia da negociação faz com que muitos de nós nos sintamos desconfortáveis ou ansiosos para fechar um negócio. No entanto, isso vem de uma ideia errada sobre o que se necessita para executar. Temos algumas dicas para você negociar corretamente.

A negociação tem a ver fundamentalmente com a interação humana. Não se trata de dólares e centavos, termos do acordo ou ganhar lucros. Mas, de criar relacionamentos que levem a melhores resultados.

Dicas para negociar e fechar um acordo

Mantenha estas recomendações em mente na próxima vez que estiver prestes a negociar:

1. Tenha uma estratégia pronta

Muitas vezes as pessoas chegam a uma negociação sem nenhuma estratégia, sem pensar na pessoa com quem estão conversando; sem uma investigação, isto é, sem plano.

Quando você pensar uma estratégia, compartilhe com as pessoas ao seu redor. Você ficará surpreso com as perspectivas de outras pessoas e como surgem bons argumentos e abordagens que você nunca teria pensado. Isto lhe ajudará a negociar de maneira correta. leia também: O que é marketing digital e importância para os negócios?

2. Conheça o ponto de partida

Tenha um ponto de partida. Pense em tudo o que pode acontecer se não houver um acordo. Muitas vezes, nos envolvemos naquilo que precisamos e no que queremos. Mas, pense também sobre qual é o ponto de partida da outra pessoa e o que acontecerá se você não conseguir negociar.

Nem todas as ofertas devem ser feitas. É inteligente saber qual é o seu ponto de partida e, se é possível chegar a esse ponto. Não há problema em seguir o caminho.

3. Negociar o processo antes do produto

Muitas pessoas entram em um processo de negociação pensando apenas no resultado e não no processo. Perguntas como: como você vai negociar? Quem são as partes interessadas que necessitam participar? Quem são os tomadores de decisão? São extremamente necessárias.

Sempre certifique-se de entender como está a estrada antes de se concentrar no resultado.

4. Seja um ouvinte ativo

Esta é uma das dicas de negociação mais importantes. Quando você quer que seu ponto de vista seja reconhecido, primeiro reconheça o ponto de vista dos consumidores. Não entre em um sentimento de negociação no qual você deve falar o tempo todo. Você precisa ouvir e realizar muitas perguntas.

Tente entender quais são os cenários da outra pessoa. Quais são suas limitações? Quais são os seus prazos? O que enfrentam? Isso ajudará você a saber como obter os resultados corretos para negociar.

Quando você reconhece pela primeira vez o ponto de vista da outra pessoa, ela estará mais receptiva a ouvi-lo.

5. Sempre tenha um plano B

Sempre pergunte a si mesmo: Se algo não funcionar? Para onde estamos indo agora? Qual é o próximo passo? Isso permitirá que você esteja preparado para situações difíceis ou resultados que você não esperava. Espere o inesperado e, dessa forma, qualquer elemento surpresa não tirará você do jogo de negociar.

6. Fale sobre o contexto

Se você apenas liderar com os resultado e não der importância a outra parte do contexto ao seu redor, pode parecer contraditório e inflexível. Uma narrativa pode ajudar todos a alcançarem um bom lugar e uma melhor conclusão. Se você enviar um e-mail com sua oferta final, fala sobre o contexto. Faça uma última ligação e participe da conversa, isso realmente ajuda você a chegar a uma conclusão melhor. Veja também: O que é pesquisa de negócios?

7. Seja flexível

Outra dica para negociar é usar a flexibilidade. Use-a no seu plano de negócios. Saiba mais em: O que é Modelo de Negócios?

Quando as pessoas recebem distintas opções, se sentem envolvidas ao tomar uma decisão final, ao invés de se sentirem obrigadas a fazer algo. Então, você que tem várias opções, talvez não possa ser flexível no preço, mas pode ser flexível nos prazos, etc.

08. Evite o golpe

Evitar o suborno é uma das dicas de negociação mais importantes. Isso acontece quando você vai negociar em excesso e o resultado não é bom para nenhuma das partes. “Ganhar” em uma negociação pode levar você a estar no lado perdedor de um relacionamento importante.

Para isso:

  • Entregue as boas notícias por etapas, mas as más notícias de uma só vez.
  • Aceitar muito rapidamente pode levar ao arrependimento.
  • Controle sua emoção quando um acordo está sendo feito a seu favor.
  • Equilibre o desejo de atingir metas elevadas com a necessidade de fortificar um bom relacionamento. No final, construir relacionamentos fortes colocará você em uma posição geral melhor.

Também recomendamos a leitura de: Os riscos nos negócios podem e devem ser evitados

09. Escreva seu discurso de vitória

Quando você escrever o discurso de vitória do acordo que está fechando, estará preparado para demonstrar as vantagens que terá ao negociar. Concentre-se no que é bom para a outra parte, isso ajudará a chegar à conclusão de que estão fazendo bons negócios. Leia também: Resumo executivo? Saiba como escrevê-lo.

10. Sempre fale com sinceridade

A última das dicas de negociação é sempre falar a verdade. Parece simples, mas vale a pena mencionar quando sua marca e sua reputação estão em jogo.

As pessoas gostam de fazer negócios com pessoas que são honestas. Contar a verdade sempre te ajudará a fechar negócios.

A outra parte de uma negociação não é seu adversário, mas seu parceiro. Depois de reformular as negociações dessa maneira, você deixará de se sentir ansioso ou desconfortável com elas, pois perceberá que já possui as habilidades internas necessárias para negociar com sucesso. Sugerimos também: Marketing, Antropologia e criação de comunidades

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram