• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
QuestionPro

QuestionPro

questionpro logo
  • Produtos
    software para pesquisasSoftware para pesquisasFácil de usar e acessível para todos. Crie, envie e analise pesquisas onlineQuestionPro ResearchResearch SuiteFerramentas e serviços para ajudar você a descobrir insights complexos.Customer ExperienceCustomer ExperienceAs experiências mudam o mundo. Ofereça a melhor experiência com nosso software de gestão de CX.software de avaliação de desempenho e clima organizacionalEmployee ExperienceEmpodere seus líderes, tome decisões informadas e aumente o engajamento dos funcionários.
  • Soluções
    SoluçõesPainel de respondentesComunidades OnlinePesquisas OfflineJourney mapping
    Quizzes e enquetesLicença AcadêmicaQuestionPro BI
    FerramentasNet Promoter ScoreAskWhyAnálise Conjoint
    MaxDiffClosed-LoopVan Westendorp
  • Recursos
    BlogeBooksModelos de pesquisaCentro de ajudaCasos de Sucesso
  • Características
  • Preços
Language
  • Português
  • English (Inglês)
  • Español (Espanhol)
  • Nederlands (Holandês)
  • العربية (Árabe)
  • Français (Francês)
  • Italiano
  • 日本語 (Japonês)
  • Türkçe (Turco)
  • Svenska (Sueco)
  • Hebrew IL (Hebrew Hebraico)
  • ไทย (Tailandês)
  • Deutsch (Alemão)
  • Portuguese de Portugal
Call Us
+1 800 531 0228 +1 (647) 956-1242 +52 999 402 4079 +49 301 663 5782 +44 20 3650 3166 +81-3-6869-1954 +61 2 8074 5080 +971 529 852 540
Log In Log In
Cadastrar

Início

Os brasileiros e o consumo no pós-isolamento

capa

O Instituto FSB Pesquisa entrevistou, por telefone, 2.005 pessoas com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs) para saber sobre os brasileiros e o consumo no pós-isolamento. A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95%. A amostra é controlada a partir de quotas de: (a) sexo, (b) idade, (c) região e (d) tipo de telefonia (fixa e móvel).

Após a pesquisa, foi aplicado um fator de ponderação para corrigir eventuais distorções em relação ao plano amostral. Devido ao arredondamento, a soma dos percentuais podem variar de 99% a 101%.

As entrevistas foram realizadas por entrevistadores por meio de telefones fixos e móveis entre 2 e 4 de maio de 2020.

• Estatístico responsável: Neale El-Dash, Conre 8656-A.
• Direção: Marcelo Tokarski, diretor do Instituto FSB Pesquisa.


Sentimentos em relação à pandemia

Os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a pandemia de coronavírus. De acordo com a pesquisa feita a pedido da CNI, 80% da população consideram a situação da pandemia grave no Brasil. Há pouco mais de um mês, em pesquisa feita pelo Instituto FSB Pesquisa nos dias 26 e 27 de março, 64% diziam que a situação era grave. Agora, 53% dizem ter medo grande da pandemia e só 21% dizem ter pouco ou nenhum medo. Ainda de acordo com 74% dos entrevistados, nos próximos 15 dias o número de mortes no Brasil vai aumentar.

Tudo isso mesmo com uma minoria das pessoas tendo sido contaminada ou tendo contato direto com alguém que contraiu a Covid-19. Apenas 1% dos entrevistados disse ter tido a doença, enquanto outro 1% afirmou morar com alguém que já foi contaminado pelo vírus. Do total de entrevistados, 1/3 pertence ao grupo de risco da doença, ou seja, têm mais de 60 anos e/ou apresenta alguma comorbidade.

Isolamento social

A pesquisa de consumo no pós-isolamento mostra um amplo apoio da sociedade às medidas de isolamento social: 86% dos entrevistados disseram ser a favor das medidas, contra apenas 11% contrários. No entanto, apesar da alta aprovação, a parcela de pessoas que dizem estar em isolamento, saindo de casa apenas para coisas essenciais é menor: 58%. Outros 26% dizem estar saindo de casa com alguma frequência, mas adotando os cuidados necessários. Uma minoria (9%) afirma estar em isolamento social completo, sem sair de casa para nada. E outros 7% disseram que não alteraram em nada sua rotina após o início da pandemia.

Em relação ao trabalho, 28% dizem estar saindo de casa para trabalhar, 19% estão afastados temporariamente do trabalho, 13% estão trabalhando em home office e 39% não trabalham (percentual que inclui desempregados e pessoas não economicamente ativas, como aposentados, pensionistas, estudantes e donas(os) de casa). Dentre que está saindo de casa para trabalhar, a ampla maioria (88%) é formada por pessoas cuja atividade não pode ser exercida de casa. Embora em sua maioria digam que estão cumprindo o isolamento social, os brasileiros afirmam que em suas cidades uma parcela expressiva da população está saindo às ruas. Apenas 9% dos entrevistados dizem que a população da sua cidade está cumprindo o isolamento social.

isolamento

saida de casa

Pós-Covid

A pedido da CNI, o Instituto FSB Pesquisa investigou a forma como o brasileiro pretende se comportar após o fim das medidas de isolamento social ainda em vigor. E os dados mostram que a maioria da população pretende mudar seu comportamento no cenário pós-Covid. Apenas 30% dos entrevistados afirmaram que retomarão a mesma rotina de antes da pandemia. Mas pouco mais de 2/3 dos brasileiros pretendem mudar seu dia a dia, soma de 26% que falam em adotar uma rotina totalmente diferente, 36% que apostam em uma rotina um pouco diferente e 7% que projetam ter uma rotina bastante parecida com a anterior.
medo

Impactos na economia, emprego e renda

Para 88% dos entrevistados, é grande o impacto da pandemia de coronavírus na economia brasileira. Apenas 3% falam ou pouco ou nenhum impacto. Dentre quem trabalha, 48% dizem ter medo grande de perder o emprego. Sobre as perspectivas quanto à renda mensal, o quadro também é preocupante. Apenas 36% das pessoas dizem que continuarão recebendo normalmente seu salário ou renda mensal. Já ficaram sem renda 23% dos entrevistados, enquanto outros 17% tiveram redução nos seus rendimentos mensais.

Gastos em geral

De cada 4 brasileiros, 3 disseram que reduziram seus gastos após o início das medidas de isolamento social. Essa redução é considerada grande para 40% e média para 45%. Dentre quem reduziu seus gastos, 42% justificam pela insegurança quanto ao futuro, 30% por ter perdido ao menos parte da renda e 26% devido ao isolamento em si. Do ponto de vista da economia, a boa notícia é que, ainda dentro de quem reduziu os gastos, a maioria (69%) afirma que essa redução é temporária, enquanto 29% afirmam que ela é permanente.

reducao gast

Consumo durante o isolamento

O comportamento do consumidor brasileiro mudou bastante durante o atual período de isolamento social. Alguns segmentos da indústria se beneficiaram, com aumento dos gastos por parte das famílias. Outros tiveram manutenção ou redução. A pesquisa investigou 15 setores. Três deles tiveram aumento no consumo: produtos de limpeza (68% ampliaram os gastos), produtos de higiene pessoal (56%) e alimentos comprados em supermercados (49%). Os demais tiveram a maior parte das pessoas declarando que mantiveram os gastos. Já os que tiveram maior número de pessoas reduzindo seu consumo durante o isolamento social são calçados (40% reduziram os gastos), roupas (37%), cosméticos (32%) e móveis (31%).

Consumo produtos

Consumo pós-isolamento

A pesquisa de consumo no pós-isolamento também investigou como os brasileiros pretendem se comportar como consumidores após o fim do isolamento social. Para todos os setores testados, a maioria (percentuais que variam de 50% a 72%) pretende manter no pós-Covid o nível de consumo adotado durante o isolamento, o que pode indicar que as pessoas não estão dispostas a retomar o mesmo patamar de compras anterior à pandemia de coronavírus. Um exemplo disso é a compra de roupas. Durante o isolamento, 51% mantiveram os gastos, 37% reduziram e 10% ampliaram. Para o futuro, 61% falam em manter o atual padrão de consumo, 20% em aumentar e 19% em reduzir.

Para além das projeções relacionadas a segmentos da produção industrial, o Instituto FSB Pesquisa investigou ainda em quanto tempo após o fim do isolamento social o consumidor brasileiro pretende comprar alguns bens de consumo duráveis. Os entrevistados deveriam responder se pretendem comprar em até 3 meses, em até 6 meses, em até 1 ano, se não pretende comprar antes de 1 ano ou se não têm pretensão de comprar em momento algum. Os dados dão um indicativos de quais setores podem ver suas vendas reagirem mais rápido após o fim do isolamento social.
Dos 11 bens de consumo testados, dois despontam como os que terão maior procura no curto prazo (até 3 meses): roupas (34%) e calçados (31%). Todos os nove demais (incluindo eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis) têm menos de 10% das pessoas afirmando que pretendem comprar no prazo de 90 dias pós-isolamento.

Quando se leva em consideração o período de até um ano após o fim das medidas restritivas, além de roupas (70% das pessoas pretendem comprar nesse prazo) e calçados (66%), despontam móveis (28%), celulares (27%), eletroeletrônicos (23%) e eletrodomésticos (23%), todos acima do patamar de 20% de intenção de compra em até um ano.

consumo pos

Comércio

A pesquisa de consumo no pós-isolamento também investigou a intenção do brasileiro em voltar a frequentar supermercados, bares e restaurantes, shopping e o comércio de rua. A menor mudança se dará na frequência aos supermercados: 76% falam em voltar a fazer como antes ou até ampliar a frequência, enquanto 24% projetam reduzir o número de idas a esses estabelecimentos. No caso do comércio de rua, 57% falam em manter ou ampliar, enquanto 41% esperam reduzir. A população se divide em relação aos shoppings: 47% falam em manter ou aumentar a frequência e 48%, em reduzir. Por fim, há 44% dizendo que manterão ou ampliarão e 52% dizendo que reduzirão a ida a bares e restaurantes.

Endividamento

Mais da metade dos brasileiros (53%) está endividada. E, dentre quem possui alguma, 28% passaram a ter alguma dívida nos últimos 40 dias, ou seja, após o início do período de isolamento social. A inadimplência provocada pela crise também preocupa: 40% dos endividados disseram que já atrasaram o pagamento de algum débito, sendo que, desses, mais da metade (57%) começou a ficar inadimplente nos últimos 40 dias. Além disso, só 52% dos endividados afirmam que conseguirão quitar todas as suas dívidas nos próximos 30 dias.endividamento

dividas 2

Comércio on-line

Embora dados do setor mostrem um incremento no volume de vendas, poucos brasileiros mudaram seu comportamento em relação ao comércio online. Quase metade dos entrevistados, ou 47%, afirma que não comprava antes da pandemia e não pretende passar a fazer compras na internet. Outros 42% afirmaram que já faziam compras antes. Apenas 11% mudaram de comportamento, soma de 3% que passaram a fazer compras online e 8% que ainda não fizeram, mas disseram pretender fazê-lo.

Importância da indústria

Na avaliação de 8 em cada 10 brasileiros, por causa da pandemia e seus impactos no fluxo mundial de mercadorias e matérias-primas, é importante fortalecer a indústria nacional para reduzir a dependência do Brasil para outras economias.

Retorno ao trabalho

Outro aspecto investigado pela pesquisa de consumo no pós-isolamento é em relação ao comportamento dos brasileiros na volta ao trabalho. Dentre quem está empregado, 43% se dizem seguros para voltar a trabalhar em suas empresas. Há 39% que se dizem mais ou menos seguros, enquanto uma minoria (18%) relata insegurança. Quase todos os entrevistados (96%) consideram importante das empresas adotarem medidas de segurança no ambiente de trabalho, como uso de máscaras e distanciamento mínimo entre os colaboradores. E a grande maioria (85%) acredita que essas medidas são eficientes para garantir a saúde dos trabalhadores.

Amostra

Essa pesquisa de consumo no pós-isolamento foi realizar pela empresa FSB Pesquisas e a amostra do público entrevistado pode ser vista abaixo:

amostra
COMPARTILHE ESTE ARTIGO:

Sobre o autor
Ismael Longhi

View all posts by Ismael Longhi

Primary Sidebar

Obtenha insights com +80 tipos de perguntas grátis

Crie, envie e analise suas pesquisas em menos de 5 minutos!

Criar conta grátis

RELATED ARTICLES

HubSpot - QuestionPro Integration

Estratégia de marca: o que é e como desenvolvê-la com sucesso

Nov 19,2024

HubSpot - QuestionPro Integration

Pesquisa analítica: o que é, importância e exemplos

Jul 30,2024

HubSpot - QuestionPro Integration

13 vantagens do NPS para impulsionar o crescimento de uma marca

Mar 15,2024

MAIS TÓPICOS

  • Amostra Online
  • Artigos de parceiros
  • Celular
  • Comunidade online
  • CX
  • Estudo de caso
  • Experiência do cliente
  • Experiência do cliente – CX
  • Experiência do colaborador – EX
  • Inqueritos
  • Integrações
  • Mão de obra
  • Melhores práticas
  • Não categorizado
  • Perguntas
  • Pesquisa de mercado
  • Pesquisa de satisfação
  • Pesquisa offline
  • Pesquisa online
  • Pesquisas
  • Produtos QuestionPro
  • Recursos e ferramentas
  • Software de pesquisa

Footer

MAIS COMO ISSO

Viés de não resposta

Viés de não resposta: o que é e como evitá-lo

jul 11, 2025

Pergunta de mapa

Pergunta de mapa: características e como criá-lo

jul 11, 2025

Novas técnicas de pesquisa de mercado

Novas técnicas de pesquisa de mercado

jul 10, 2025

Para que servem as pesquisas

Para que servem as pesquisas?

jul 10, 2025

Outras Categorias

  • Amostra Online
  • Artigos de parceiros
  • Celular
  • Comunidade online
  • CX
  • Estudo de caso
  • Experiência do cliente
  • Experiência do cliente – CX
  • Experiência do colaborador – EX
  • Inqueritos
  • Integrações
  • Mão de obra
  • Melhores práticas
  • Não categorizado
  • Perguntas
  • Pesquisa de mercado
  • Pesquisa de satisfação
  • Pesquisa offline
  • Pesquisa online
  • Pesquisas
  • Produtos QuestionPro
  • Recursos e ferramentas
  • Software de pesquisa

questionpro-logo-nw
Central de ajuda & FAQ Chat ao vivo Cadastrar
  • Calculadora de amostra de pesquisa
  • Estudos de casos
  • Artigos do blog
  • Integrações
  • Lógicas para pesquisas
  • Tipos de perguntas para pesquisa
  • Análise de dados & relatórios
  • Demonstração da plataforma
  • Pesquisa online
  • Pesquisa de mercado
  • Pesquisa de satisfação
  • Pesquisa organizacional
  • Pesquisa eleitoral
  • Pesquisa de campo (offline)
  • Pesquisa por email
  • Pesquisa por mensagem de texto SMS
  • Pesquisa CATI (telefônica)
  • Pesquisa NPS (net promoter score)
  • Exemplo de pesquisa
  • Exame & Prova online
  • Experiência do cliente
  • Software de pesquisa
  • Comunidade online
  • Amostra de respondentes para pesquisa
  • Software de gestão da experiência do cliente
  • Avaliação 360º & clima laboral
  • Aplicativo para pesquisa offline
  • Livepools: quiz & votação online
  • QuestionPro Universidades
  • Características das licenças
  • Planos & Preços
  • Quem somos
  • Segurança e privacidade
  • NPS - Net Promoter Score
  • Escala Likert: o que é e como usar?
  • QuestionPro X Survey Monkey
  • Calculadora de tamanho da amostra
  • O que é enquete?
  • Focus group online
  • 10 exemplos de perguntas para enquete
  • Guia definitivo para pesquisas qualitativas
  • Tipos de perguntas de pesquisa online
  • Escala Likert
  • Análise conjunta (conjoint analysis)
  • Análise de dados por SPSS

QuestionPro no seu idioma

  • Português
  • English (Inglês)
  • Español (Espanhol)
  • Nederlands (Holandês)
  • العربية (Árabe)
  • Français (Francês)
  • Italiano
  • 日本語 (Japonês)
  • Türkçe (Turco)
  • Svenska (Sueco)
  • Hebrew IL (Hebrew Hebraico)
  • ไทย (Tailandês)
  • Deutsch (Alemão)
  • Portuguese de Portugal

Prêmios & certificados

  • survey-leader-asia-leader-2023
  • survey-leader-asiapacific-leader-2023
  • survey-leader-enterprise-leader-2023
  • survey-leader-europe-leader-2023
  • survey-leader-latinamerica-leader-2023
  • survey-leader-leader-2023
  • survey-leader-middleeast-leader-2023
  • survey-leader-mid-market-leader-2023
  • survey-leader-small-business-leader-2023
  • survey-leader-unitedkingdom-leader-2023
  • survey-momentumleader-leader-2023
  • bbb-acredited
O Diário da Experiência

Encontre ideias inovadoras sobre Experience Management dos especialistas

  • © 2022 Software de pesquisa QuestionPro | +1 (800) 531 0228
  • Mapa do site
  • Declaração de privacidade
  • Termos de uso