Criar perguntas abertas: saiba como elaborá-las eficazmente

Sem dúvida, fazer a pergunta certa requer a capacidade de entender e segmentar um público específico e determinar o tipo de perguntas que funcionarão com esse público. Se você souber criar perguntas abertas, terá uma excelente opção para obter as informações necessárias de seus respondentes.

Como criar perguntas abertas eficazes

Existem várias maneiras de fazer perguntas abertas, mas primeiro precisamos levar em consideração vários fatores para obter informações que nos ajudem a tomar as melhores decisões para nossos negócios.

Saiba a diferença entre perguntas abertas e fechadas

Antes de começar a colocar as perguntas no papel, você deve ter uma clareza absoluta entre os tipos de perguntas abertas e fechadas. Seu objetivo de enviar as pesquisas deve ser claro e, com base nisso, avaliar o tipo de perguntas que você gostaria de usar.

Normalmente, perguntas abertas são usadas onde os sentimentos e comentários dos clientes são altamente valorizados. Para receber um feedback 100% transparente sobre essas perguntas, certifique-se de não direcionar os respondentes no momento em que você faz as perguntas e dê a eles total liberdade para preencher o que eles desejam.

Faça uma lista antes de criar a pesquisa

Quando estiver claro sobre as perguntas abertas e como implementá-las, desenvolva uma lista dessas perguntas que você gostaria de usar na pesquisa.

Exemplos de perguntas abertas como essas são extremamente populares e dão mais valor às opiniões:

  1. Por que você acha importante a pesquisa de mercado competitiva antes de iniciar um novo negócio?
  2. Como você acha que vai superar os obstáculos em nosso projeto?
  3. Conte-nos sobre sua experiência com nosso produto
  4. Quais são as suas prioridades profissionais no momento?
  5. Que campo de trabalho o motiva?

Faça qualquer pergunta em uma pergunta aberta

Se você quer saber como criar perguntas abertas, digo que a observação é a chave. Veja que tipo de perguntas você costuma fazer aos seus clientes e qualquer outra pessoa que você coincide. Analise se as perguntas que você fará serão abertas ou fechadas. Tente transformar essas perguntas fechadas em abertas sempre que achar que isso trará melhores resultados e informações valiosas.

Misture perguntas fechadas com perguntas abertas

Perguntas abertas ou fechadas: qual você prefere? Se você deseja saber como criar perguntas abertas, uma boa opção é criar uma pergunta aberta, depois de uma fechada. Este truque faz maravilhas. Nem sempre é possível transformar perguntas fechadas em perguntas abertas, mas é definitivamente possível que você faça o acompanhamento obtendo uma resposta em aberto.

Por exemplo, se você tiver uma pergunta encerrada como “Você acha que o produto foi eficiente?” Com as opções “Sim” e “Não”, você pode acompanhar uma pergunta em aberto como “Como você acha que poderíamos melhorar o produto?” “

Quando se trata de uma pesquisa de satisfação do cliente, saber como criar perguntas abertas pode oferecer grandes vantagens. Pergunte aos nossos consultores on-line e crie sua pesquisa on-line agora!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Recomendamos também:

Perguntas abertas: conheça o que opina seu entrevistado

Exemplos de perguntas para pesquisas escolares

Perguntas obrigatórias: o que são e como usá-las?

Exemplos de perguntas para avaliar um curso ou treinamento

Como desenvolver perguntas que ajudem na tomada de decisões

Questionários auto-administrados: aumente a taxa de resposta

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.