Dados móveis e as vantagens do seu uso em pesquisas

Dados móveis em uma pesquisa qualitativa

Os dados móveis em uma pesquisa é algo relativamente novo. O método de pesquisa para empregá-lo é a qualitativa como uma forma de reunir informações coletadas de usuários específicos ou direcionados. A fim de captar dados e insights de uso para avaliar os aspectos comportamentais do usuário em uma linha de tempo com impactos mínimos para o usuário/participante.

A importância dos smartphones

Os smartphones são certamente o meio mais eficaz para alcançar o público-alvo convenientemente. Desde janeiro de 2018, cerca de 66% de todo o uso da internet se dá através de dispositivos móveis. Como or exemplo, smartphones e tablets.

Com o boom digital, os dispositivos móveis assumiram ultrapassaram os desktops quando se trata do uso da internet.

Tendo em mente essas estatísticas, há uma probabilidade de 66% de que você esteja lendo esse artigo em um dispositivo móvel e não em um computador ou notebook. Essa é uma informação que todos os pesquisadores devem levar em consideração em suas pesquisas. Devem considerar a relevância de se utilizar esses dispositivos para capturar ainda mais informações.

“Ouvir é escutar as necessidades do cliente, entender essas necessidades e garantir que a empresa reconheça a oportunidade que elas apresentam.” – Frank Eliason

Um diário móvel é tipicamente usado com um grupo ou conjunto limitado e identificado de indivíduos, registrando dados do usuário ao longo de suas rotinas diárias.

A pesquisa de mercado utilizando o diário móvel permite que os pesquisadores coletem dados personalizados e precisos usando dispositivos e mídias digitais. O que, de outra forma, é muito difícil de obter através de métodos de pesquisa tradicionais.

Vantagens da pesquisa de dados móveis

  • Ela permite aos usuários e participantes a opção de auto-denunciar seus dados ao longo de um período de tempo.
  • Permite aos usuários capturar momentos em tempo real usando smartphones ou outros dispositivos.
  • Os dados de gravação são uma atividade amigável e interativa para os usuários e participantes.
  • Permite aos pesquisadores acumular dados de usuários mais personalizados. O que não é possível através dos meios tradicionais.
  • Possibilita uma análise comportamental ao registrar dados durante um determinado período de tempo. Também ntender melhor a psicologia e as emoções dos usuários.
  • Permite que os pesquisadores se relacionem com a tendência da coleta de dados qualitativos sobre suas preferências e hábitos.
  • Proporciona a coleta de dados em tempo real. É vital para avaliar a publicidade, o serviço ou a eficiência do produto.
  • Facilita aos pesquisadores apontar os pontos de foco relevantes para a marca que realmente importam para criar uma impressão positiva do usuário . Assim como também identificar as necessidades de pesquisa não atendidas por esse meio.

Para todas as suas necessidades de pesquisa de mercado qualitativo, os pesquisadores afastaram-se de métodos tradicionais, como pesquisas em papel e optaram pela pesquisa de mercado com dados móveis.

Também recomendamos: Vantagens da pesquisa qualitativa

Economize custos, tempo e método de distribuição 

A pesquisa com dados móveis pode ser aplicada em uma escala global. Ao procurar dados de usuários personalizados, os diários de dados móveis são a etapa mais fácil a seguir.

No mundo da investigação, essa ferramenta está ganhando popularidade por  permitir uma coleta de dados profunda, perspicaz e pessoal de grupos-alvo relevantes.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Leia também:

Dicas para a análise de dados de pesquisas quantitativos

Métodos de coleta de dados qualitativos

Pesquisa avaliativa, encontre os benefícios de utilizá-la

Focus groups, como inovar nesta técnica de pesquisa qualitativa

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.