O primeiro passo para empreender um negócio de sucesso

Um dos pontos mais importantes quando decidimos empreender um negócio é a visão que podemos ter de quão longe queremos ir. Sabemos que queremos alcançar o mais alto ponto e, no início, temos toda a motivação para alcançá-lo, mas sabemos o que isso traz?

Em muitas ocasiões, o principal problema das pequenas empresas é crescer. Então, por que crescer pode ser meu pior inimigo?

A resposta para a pergunta anterior pode ser mais simples do que pensamos, e para isso darei um exemplo:

Como primeiro passo, eu gostaria que você imaginasse uma empresa que produz o produto Q. Juan é uma pessoa com muita perseverança que decidiu criar o produto Q. No início, Juan é responsável por verificar se os suprimentos estão bem. Para verificar se estão em conformidade com medidas de qualidade, além de prospecção, venda, cobrança, acompanhamento de clientes, gerenciamento e manutenção da contabilidade 8 em 1; Hoje essas tarefas não parecem complicadas, porque Juan tem apenas dois clientes.

Com o passar do tempo, mais pessoas precisam do produto Q, e Juan percebe que o tempo começa a render menos. Com grande astúcia, ele decide delegar 2 das 8 tarefas que ele executava anteriormente e, depois, Juan delega mais funções. Até que, das 8 que ele realizou no início, só lhe dá tempo para realizar 1.

O tempo passou e hoje Juan tem mais de 300 clientes e mais de 60 colaboradores que o apóiam nas 8 funções que ele inicialmente fazia sozinho.

Tudo parece estar indo muito bem e Juan está cumprindo o sonho de muitos empresários “cresceram e continuam a crescer”.

Chegando a esse ponto, as empresas estão a 200 metros do topo da montanha e enfrentam três cenários:

– Chegar ao topo

– Permanecer onde estão

– Fracassar

Fracassar se dá devido, entre outros fatores, à falta de controle ao delegar tarefas sem supervisão ou, sem uma diretriz ou planejamento adequado; “Todo mundo faz o que acredita e, quando se reúne, tudo se torna nada.”

Permanecer onde está é semelhante a ter uma correção diária alta, as empresas levam muito tempo para “resolver problemas”; e o espaço que elas deixam para planejar e crescer o projeto é mínimo.

Qual é a chave para alcançar o topo ao empreender um negócio?

Os fatores são claros: existem muitos, entre os quais o produto que você oferece, a percepção do consumidor, o momento em que o mercado está passando, a concorrência, sua operação, entre muitas outras, mas sem dúvida o primeiro a dar o próximo passo é “Alinhamento dos negócios”.

O alinhamento dos negócios refere-se a um nível máximo de comunicação, visão e colaboração em que todos os membros da equipe sabem o que fazem. Também como contribuem com o que fazem e como devem ser vinculados a outras funções.

Um dos pontos mais relevantes no momento de ser uma microempresa e empreender um negócio é estabelecer de maneira muito precisa funções, objetivos; mas acima de tudo, de que maneira as tarefas serão vinculadas? No começo, geralmente fazemos tudo, mas temos que levar em conta que, à medida que a empresa cresce, exigirá a incorporação de mais pessoas;

o que seria muito útil ter um processo que indique a função que eles têm, como essa função contribui para os objetivos da empresa e quando essas funções estão vinculadas a outras pessoas.

Leia também: Estratégias para o sucesso do seu negócio – aplique agora mesmo!

O que tem que ser feito?

Note-se que, apenas dizer não basta. É importante trabalhar na implementação dos processos de comunicação e colaboração entre as pessoa. Mas sem dúvida o primeiro passo como empresa é estabelecer o que estou procurando; e como a equipe que incorporo me ajudará a alcançá-lo.

Infelizmente, nos perdemos muito no dia-a-dia e deixamos coisas serem negligenciadas, a rotina nos leva a continuar com o que fazemos; em vez de melhorar, mas nem tudo está perdid. Lembre-se de que tudo começa com um primeiro passo e perseverança. Bons conselhos e disposição podem fazer com que você transforme sua empresa no próximo negócio em que todos desejam trabalhar.

Autor:

Víctor Pérez Pérez  

Fundador de C-Clave (www.c-clave.com)

Twitter: @Perez_Vp

LinkedIn: Víctor Pérez

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Também recomendamos:

Riscos nos negócios – conheça as 5 formas para evitá-los

Atendimento ao cliente online: construa a confiança do seu negócio online

Estilos de gerenciamento de negócios inclusivos: suas características

Facebook para PMEs: saiba como impulsionar seus negócios

Investigação conceitual: saiba como aplicá-la no seu negócio