eNPS – employee Net Promoter Score

O eNPS – emplyee Net Promoter Score, é a pontuação que seus funcionários avaliam as condições de trabalho na empresa e está diretamente relacionado ao grau de lealdade dos mesmos. O eNPS calcula a experiência do funcionário de maneira rápida e eficaz, possibilitando otimizações em diferentes áreas da empresa.


Pesquisa eNPS para medir a fidelidade dos funcionários

Ao combinar uma pesquisa eNPS com outras métricas de RH você saberá porque os funcionários deram determinado feedback. O resultado alcançado é a causa raiz das satisfações e insatisfações dos funcionários, dado necessário para serem feitas melhorias nas condições de trabalho, aumentando a motivação e satisfação dos funcionários.

O eNPS é construído em torno do mesmo conceito do Net Promoter Score (NPS), originalmente desenvolvido por Fred Reichheld. A diferença é que o NPS é usado para medir a fidelidade do cliente, enquanto o eNPS indica a fidelidade dos funcionários.

“Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa à sua família ou amigos?”

Como no NPS, 0s resultados das pontuações eNPS estão divididas em três categorias:

Promotores (avaliam com 9 ou 10)

É fácil pensar que os funcionários que obtiveram uma pontuação alta em sua empresa já estão felizes, e você não precisa se concentrar neles. Entretanto, é necessário manter o foco nesses funcionários e usar seu feedback para entender a razão de seu contentamento e o motivo que os leva a recomendar a empresa aos seus conhecidos.

Saiba mais sobre experiência do funcionário.

 

Passivos (avaliam com 7 ou 8)

Um respondente passivo geralmente apresenta um comportamento neutro, onde não promovem a empresa, mas também não a difamam.

Eles estão geralmente satisfeitos, mas devem ser considerados pela empresa, pois mesmo que a avaliação dos passivos não seja considerada durante o cálculo do eNPS, seu objetivo final deve ser convertê-los em promotores.

O que você pode fazer é aplicar uma simples pergunta: “O que é isso que está impedindo que você indique nossa empresa aos seus conhecidos?”

Mais do que tudo, crie uma cultura de feedback em sua empresa, onde qualquer pessoa possa compartilhar ou se expressar livremente.

Detratores (avaliam entre 0 e 6)

Essa pontuação significa que o funcionário está insatisfeito em trabalhar na empresa. Certas coisas os estão incomodando, e você, como responsável, precisa chegar à causa raiz desses problemas.

Sempre que você recebe um feedback negativo de um funcionário, uma notificação deve ser enviada imediatamente perguntando o motivo para que um plano de ação seja implementado. Então, durante todo o trabalho de remediação, o funcionário deve ser atualizado para que ele sinta o quanto seu feedback é valioso de fato. Quanto mais genuína e rápida for a intenção de reparação, mais confiante o empregado irá sentir-se em partilhar sua opinião com honestidade.

O desgaste dos funcionários é altamente caro. Um passo na direção certa pode salvar uma empresa de ganhar uma má reputação e uma baixa pontuação de eNPS.

 

Como calcular a pontuação eNPS?

A fórmula é igual ao NPS convencional:

NPS= %PROMOTORES – %DETRATORES

Suponhamos que você aplicou a pesquisa eNPS com seus funcionários e recebeu um total de 5000 respostas:

  • 100 avaliações de 0-6 (detratores)
  • 500 avaliações de 7-8 (passivos)
  • 4400 avaliações de 9-10 (promotores)

Usando a fórmula eNPS: 4400-100/5000*100 = 86

Portanto, sua pontuação eNPS é de 86, muito boa inclusive. Visite nossa página de NPS para compreender o que é uma boa pontuação e como melhorá-la.

 

Conheça nosso software de experiência do funcionário

 

5 dicas para facilitar o processo de avaliação eNPS

Há boas chances de que o eNPS de uma empresa possa ser menor que o NPS, pois os funcionários que trabalham para uma organização esperam mais dela do que os clientes. Essa conscientização pode ajudar as empresas a interpretar o eNPS.

  1. A administração de sua empresa deve saber porque a pesquisa está sendo administrada aos funcionários e os métodos de acompanhamento, uma vez coletadas as respostas, devem ser pré-determinados.
  2. A pesquisa produzirá melhores resultados se for responsiva e puder ser acessada mesmo com dispositivos portáteis como tablets ou telefones celulares, para que os funcionários possam respondê-los rápida e facilmente.
  3. Em qualquer momento, a pesquisa deve ser anônima. Os funcionários devem ter a garantia de que suas identidades não estão em jogo. Como organização, se você não lhes der essa garantia, os resultados serão diluídos. Você não receberá imparcialidade
  4. A felicidade dos funcionários não é um assunto isolado. Se você não se lembra da última vez que perguntou a seu funcionário se ele estava feliz no local de trabalho, então a hora de perguntar é agora! O engajamento e a satisfação dos funcionários são os dois pilares de uma organização e os empregadores devem ser capazes de acompanhá-los de tempos em tempos.
  5. Especialistas sugerem que estas pesquisas devem ser enviadas trimestralmente, o que é suficientemente frequente para que os funcionários não fiquem desmotivados com o seu preenchimento.

 

Benefícios em calcular o eNPS

Com o software de gestão da experiência do funcionário da QuestionPro, você pode realizar pesquisas eNPS e outras mais para avaliar e melhorar a satisfação dos seus funcionários, garantindo o bom funcionamento da empresa e a entrega de serviços e produtos de qualidade superior ao cliente que é atendido e cuidado pelo empregado satisfeito.

  1. Conheça o nível de lealdade de seus funcionários: o employee Net Promoter Score é uma maneira rápida de medir o engajamento dos funcionários, o índice de saúde organizacional e o melhor disso é que ele supera as tradicionais pesquisas de longa duração. Com apenas uma pergunta de NPS é possível medir os níveis de lealdade dos funcionários.
  2. Reduza o atrito dos funcionários: ao medir o eNPS e outras KPIS de RH, as empresas serão capazes de evitar altos índices de atrito. As respostas que uma empresa recebe ao implementar a pesquisa eNPS ajudarão a entender se os funcionários da organização estão satisfeitos ou não. Assim, medidas corretivas podem ser tomadas imediatamente.
  3. Converta negativos em positivos: a pesquisa eNPS pode ajudar as empresas a converter seus empregados detratores em promotores. Isso pode ser feito através da implementação de mudanças específicas no sistema. Toda vez que você recebe uma resposta negativa de seus funcionários, um sistema automático acionaria um e-mail, perguntando sobre as coisas que não estão indo bem com eles na empresa. 

 

 

Agora é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração