Entusiasmo no trabalho – 7 elementos para alcança-lo

Você ama ou odeia o seu trabalho? Existem vários recursos que podem fazer com que você se sinta assim. Neste artigo, listaremos alguns deles para que as empresas cuidem desses aspectos e melhorem o entusiasmo no trabalho.

Fatores para alcançar o entusiasmo no trabalho

1.  O chefe

Sem dúvida, o chefe, gerente ou supervisor de pessoal é uma das principais razões pelas quais uma pessoa deixa seu emprego. O entusiasmo no trabalho depende muito dessa figura. Se você tem um bom chefe, alguém que constrói confiança, que pratica política de portas abertas, certamente terá funcionários felizes.

Comunicação do líder com sua equipe

2.   Recompensas

Outro recurso que você deve cuidar para obter entusiasmo no trabalho é o programa de recompensa que oferece. Os funcionários precisam se sentir valorizados, reconhecidos por atingirem uma meta. O reconhecimento do trabalho, tanto do chefe quanto de toda a equipe, é essencial para ser satisfeito no trabalho.

Veja também: Pesquisa de feedback: como criá-la de maneira fácil

3.   A equipe e o entusiasmo no trabalho

Seus funcionários gostam de trabalhar em equipe? Se sua resposta for sim, quais são as características do grupo? Se seus funcionários se sentirem confortáveis e confiarem em seus colegas, a satisfação no trabalho será maior.

Conheça sua força de trabalho, quais são suas preocupações, seus gostos, o que está bloqueando seu desempenho no trabalho e melhore sua situação dentro da organização. Se funcionarem bem um com o outro e se apoiarem, os resultados serão melhores.

Trabalho em equipe: um dos fatores mais importantes da sua empresa

4.   Flexibilidade

Você gosta das mudanças? Você gosta de horários flexíveis? Se os funcionários não tiverem liberdade ou, por exemplo, flexibilidade no horário de trabalho, talvez não se sintam felizes em seu espaço de trabalho. Dê a seus funcionários a liberdade de comentar e propor novas ideias. Deve haver abertura às mudanças de ambas as partes para alcançar o entusiasmo no trabalho.

Qual é o compromisso de trabalho para funcionários e empregadores?

5.   Estrutura e regras

As regras são sempre importantes, portanto, verifique se elas estão bem definidas e são conhecidas por todos. Uma boa ideia é pedir algumas sugestões aos funcionários. Você pode criar uma pesquisa online anônima para ajudá-lo a estruturar suas regras. Lembre-se de que o entusiasmo no trabalho também é dar liberdade à sua fonte de trabalho.

6.   Atividade

Quanta atividade é necessária para sua equipe executar diariamente? Não sobrecarregue sua equipe de trabalho. Organize bem as atividades semanais, mensais ou trimestrais, a fim de que sejam capazes de cumprir todos os seus objetivos em tempo hábil. Muitos funcionários se sentem sobrecarregados com a sobrecarga de trabalho, o que faz com que se estressem e decidam se demitir.

Como alcançar o desenvolvimento da força de trabalho em sua organização

 7.   Emoções e o entusiasmo no trabalho

A emoção é outra característica importante para alcançar o entusiasmo no trabalho. Portanto, você deve fornecer suporte total aos seus funcionários no momento em que eles precisam. Procure ter empatia para obter a confiança das pessoas que trabalham com você.

Como se pode ver, há muitos recursos que você deve conhecer para deixar seus funcionários satisfeitos em sua organização. Ouça-os ! Ofereça-lhes as ferramentas certas para que possam fornecer seu ponto de vista ou falar sobre os problemas relacionados ao espaço de trabalho. Se você deseja realizar pesquisas on-line, estamos aqui para ajudá-lo. Verifique com nossos consultores online.

Veja também: Indução do trabalho – conheça as vantagens desta pesquisa

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.