Por que é importante ter feedback contínuo de seus funcionários?

O feedback deve ser construtivo, disse Dale Carnegie, e nas empresas isso é essencial, uma vez que o feedback contínuo serve para orientar os funcionários a atingir os objetivos e ter uma discussão aberta sobre seus pontos fortes e fracos no local de trabalho.

O capital humano é um ativo para qualquer organização, e esse ativo deve ser tratado. Portanto, as organizações precisam de um mecanismo no qual os funcionários estejam cientes das coisas que estão fazendo bem e também da extensão das melhorias que podem fazer para realizar bem suas tarefas.

Por exemplo, considere hipoteticamente que você administra uma organização que possui dez mil funcionários trabalhando em diferentes áreas geográficas. Considere que você reserve um tempo para ir aos diferentes lugares e dar aos funcionários o feedback que deseja, mas essa é apenas uma ação única. E o que vem depois?

O feedback contínuo é necessário. Por isso, é essencial que as organizações transformem o feedback em uma prática comum, por exemplo, usando pesquisas de funcionários. O feedback é um processo cíclico e não linear. O ciclo garante que o conteúdo seja absorvido, implementado e repetido.

Esse processo não se limita apenas ao mundo dos negócios, mas também é muito apreciado no campo do esporte. Os atletas estão abertos ao mecanismo de feedback contínuo, e por que não? Toda vez que eles estão em campo, é um novo desafio e eles se lembram dos desafios anteriores que enfrentaram e das táticas vencedoras que aplicaram. Portanto, o feedback contínuo no esporte é bastante evidente.

Modelo e sistema de feedback contínuo

O modelo de feedback contínuo também é conhecido como ciclo de Deming, pois foi desenvolvido pelo renomado Dr. Edwards Deming na década de 1950. O modelo é baseado em quatro atributos:

1. Planejar

Você precisa identificar e entender onde está o problema, mesmo antes de planejar um feedback aos funcionários. O feedback deve ser baseado em fatos e estatísticas e não na sua memória de experiências passadas que você possa ter tido com o (s) funcionário (s). Primeiro, você deve explorar as informações, definir o feedback, gerar ideias para dar feedback e que as mudanças esperadas ocorram.

2. Fazer

Depois de identificar os pontos fortes e fracos dos funcionários, é hora de verificar primeiro o sistema com um projeto teste de pequena escala, antes de implementá-lo em toda a organização. Isso permitirá avaliar se as alterações propostas alcançaram o resultado desejado, com um mínimo de interrupções.

Veja também: Rotação de funcionários: como reduzi-la em uma organização

3. Comprovar

Nesta fase, os resultados do projeto teste são analisados em relação às expectativas que foram definidas. Se as expectativas andam de mãos dadas com a realidade, é hora de implementar o plano. Passe para a fase final de implementação somente quando estiver completamente satisfeito com os resultados.

4. Atuar

Este é o estágio em que o processo é implementado, lembre-se de que é um processo contínuo e não linear. Isso significa que o processo aprimorado agora se torna mais uma etapa para continuar melhorando o processo para os funcionários em intervalos iguais.

Esta é a era da tecnologia e a mudança para obter feedback contínuo de sua força de trabalho deve ser constante. Os funcionários não estão mais interessados em revisões anuais. Eles desejam feedback contínuo e desejam agora. Portanto, as organizações precisam mudar o sistema inteiro e se concentrar em como e quando os funcionários recebem seus comentários.

Motivar seus funcionários: 5 estratégias para utilizar

Feedback contínuo na visão dos funcionários

Nesse mundo de tecnologia, as organizações precisam estar atentas para focar mais nos processos e programas projetados não apenas para atrair talentos, mas também para obter retenção de funcionários. A exaustão dos funcionários tem sido um problema com o qual as organizações lidam há muito tempo. O feedback contínuo é a resposta para alcançar um maior envolvimento dos funcionários.

Imagine que você é um funcionário e possui um smartwatch que mostra o número de etapas no final do ano e não diariamente. Você não teria motivos para fazer alterações no seu plano nutricional ou na rotina de exercícios, e os resultados que pretende obter serão apenas um sonho distante.

Não é surpresa que os funcionários sintam a necessidade de feedback oportuno e devido reconhecimento. É um atributo e um requisito para que eles tenham melhor desempenho no trabalho. Eles veem isso como uma oportunidade de levar sua carreira na direção certa. A implementação de um programa de gerenciamento de desempenho de feedback contínuo permite que as organizações ofereçam aos funcionários o que realmente desejam, para que possam tirar proveito do feedback contínuo.

Conheça o CX FEEDBACK TAB, as ferramentas para coletar dados em seu blog

Estas são as ações que os líderes de Recursos Humanos ao redor do mundo estão adotando para implementar um gerenciamento contínuo do desempenho do feedback:

1. Não faça disso um processo assustador

É uma ciência simples, um cérebro humano é hipersensível a tudo o que pensa ser uma ameaça. Nenhuma organização gostaria de promover uma cultura na qual o líder não confia em seus funcionários ou vice-versa.

Para evitar isso, não torne o processo de feedback assustador

Esta não é uma oportunidade de apontar erros ou obter confissões dos funcionários sobre o motivo pelo qual eles não atingiram seus objetivos, mas é um processo para ajudar os funcionários e a organização a melhorar.

2. Dê feedback com mais frequência

Uma grande maioria dos funcionários deseja receber feedback de seus gerentes, mas poucos realmente o recebem. É essencial que os gerentes forneçam feedback eficaz e oportuno sobre o desempenho dos funcionários. Ciclos de feedback curtos e contínuos podem revitalizar a força de trabalho. Muitas organizações estão mudando com sucesso suas revisões anuais para um processo de feedback contínuo. Com esse processo, os gerentes podem ajudar os funcionários a melhorar no trabalho e também a criar um caminho para as metas de longo prazo.

Comunicação com os funcionários: dicas para melhorá-la

3. Elimine qualquer desvio de feedback

Manter qualquer preconceito baseado em gênero, etnia, orientação sexual ou mesmo experiências passadas com um funcionário pode dificultar o fluxo de feedback útil. Os gerentes que dependem de sua memória para realizar revisões em vez de acompanhar o progresso real dos funcionários caem em um desvio. Para eliminar qualquer desvio de um feedback, o processo deve ser baseado em fatos, estatísticas e atributos relevantes.

4. Os gerentes devem ser treinadores

Os gerentes não podem ter sucesso ajudando seus funcionários a melhorar se não tiverem isso em mente. É essencial que os gerentes pensem como treinadores. O feedback é um denominador comum entre o gerente e os funcionários. Dá aos gerentes a capacidade de treinar seus funcionários para obter um melhor desempenho em seu trabalho. Quando os gerentes aprendem a dar feedback em tempo real, é mais fácil para os funcionários implementá-lo.

Benefícios do feedback contínuo

O feedback pode vir de vários supervisores ou gerentes, o que deixa espaço para falta de comunicação. Quando uma organização institui uma cultura de feedback contínuo, é essencial que todos estejam na mesma página. Isso significa que não apenas a organização pode dar feedback aos funcionários, mas os funcionários também podem dar feedback à organização. Isso ajuda a identificar problemas em potencial e gerar uma resposta rápida.

Entusiasmo no trabalho – 7 elementos para alcança-lo

Aqui estão algumas das vantagens do feedback contínuo:

1. Ajuda a criar uma cultura comercial saudável no local de trabalho

É importante que os funcionários estejam dispostos a discutir seus pontos fortes e fracos regularmente. Isso facilita uma cultura de aprendizado e desenvolvimento contínuo dentro da organização. O uso de feedback contínuo ajudará os funcionários a se destacarem.

2. Ajuda os funcionários e a organização a estabelecer melhores metas

As organizações que estabelecem metas trimestrais tendem a gerar resultados entre 30 e 35% a mais do que as organizações que estabelecem metas anuais de revisão. O feedback para os funcionários e vice-versa ajuda a estabelecer metas atingíveis.

3. Aumenta o valor

Permitir que seus funcionários deem seu feedback não apenas aumenta seu valor, mas também sente uma responsabilidade pessoal em relação à organização. Quando os funcionários se sentem ouvidos, sentem-se confiantes de que seus comentários estão sendo implementados.

4. Apreciação do cliente

O feedback contínuo não deve se limitar apenas à melhoria interna, mas os clientes e consumidores também devem receber feedback contínuo para que a organização continue a melhorar. Se houver alterações nos sistemas ou processos que afetam diretamente os clientes, é possível obter feedback antes de implementar essas alterações.

Ferramentas de feedback contínuo

Por que dar feedback aos seus funcionários uma vez por ano, quando você pode fazer isso a qualquer hora e em qualquer lugar com a QuestionPro? Obtenha feedback de seus funcionários, aprenda sobre suas necessidades e desempenho, fazendo pesquisas on-line

Verifique nosso bate-papo on-line e agende uma demonstração de nosso produto. Teremos o maior prazer em começar a receber feedback contínuo usando a melhor ferramenta para criar pesquisas.

Também recomendamos: Como alcançar o desenvolvimento da força de trabalho em sua organização

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram