Quais são os benefícios de usar o HR Analytics?

Há muitos benefícios em usar o HR Analytics, especialmente quando você usa a plataforma certa para executar esse processo.

A análise de recursos humanos permite que sua organização seja mais estratégica. Os dados ajudam você a lidar com os problemas atuais e também a planejar melhor as atividades futuras.

O HR Analytics é um método que as organizações adotam para analisar os processos de capital humano na empresa, com o objetivo de melhorar o desempenho dos funcionários e aumentar a taxa de retenção.

O objetivo do HR Analytics é coletar informações e usá-las para ter uma melhor visão geral da área de Recursos Humanos e tomar melhores decisões.

Beneficios de usar HR Analytics

Entre os principais benefícios do uso do HR Analytics estão os seguintes:

Ajuda a melhorar seu processo de contratação

Obter novos talentos é um elemento-chave do seu processo de Recursos Humanos. Essa atividade deve ocorrer durante todo o ano, seja contratando uma nova função, uma equipe maior ou uma nova função.

Encontrar o candidato certo pode ser complicado e, quando isso acontece, você só pode esperar que tudo corra bem e que eles se juntem à organização, mas quantos realmente ingressam e quantos vão embora em algum momento? Quais plataformas para anúncio de vagas funcionam melhor para você? Quantos candidatos você precisa para fechar uma posição? Estas são apenas algumas das perguntas que você pode resolver através da análise.

Esses dados ajudarão você a ver o quadro geral e a preencher as lacunas que estão causando problemas.

Questionário de recursos humanos para funcionários

Ajuda a reduzir a rotatividade de funcionários

A retenção de funcionários é cada vez mais difícil, principalmente entre os mais jovens, que não têm medo de mudar de emprego com frequência.

Recomendamos que você realize pesquisas de saída de funcionários, colete dados, observe os motivos ou padrões e encontre uma maneira de interromper a taxa de desistência.

Outra vantagem do uso do HR Analytics é que ele ajuda a identificar quais são os fatores que incentivam a rotação e quais medidas corretivas podem ser tomadas para evitá-la no futuro.

Melhora a experiência dos funcionários

O próximo benefício do uso do HR Analytics é que ele permite melhorar a experiência do funcionário. Essa é a soma das emoções que um trabalhador sente ao longo de sua viagem. Cada passo, todo comportamento e toda experiência contam.

É importante que gerentes e representantes de Recursos Humanos se reúnam regularmente com os funcionários para entender quais fatores estão afetando sua experiência de trabalho. Este é um passo crucial.

Muitas organizações não percebem que a experiência dos funcionários começa com a contratação. A primeira interação com um candidato antes de contratá-lo é igualmente importante para qualquer outro processo relacionado a recursos humanos.

Confira Marketing e experiência do cliente: qual a relação?

Aumenta a produtividade de seus funcionários

Existem vários fatores que afetam a produtividade. Isso abrange a infraestrutura do escritório, o ambiente de trabalho, gerentes e colegas de equipe, a satisfação no trabalho, entre outras coisas.

A coleta de dados sobre o que está afetando a produtividade fornecerá as informações corretas para a ação corretiva.

O envolvimento dos funcionários é um fator chave que afeta a produtividade da força de trabalho. Para resolvê-lo, você pode implementar algumas idéias e atividades que aumentarão a taxa.

Leia também: 7 dicas para uma melhor análise de Recursos Humanos

Melhora os processos da sua força de trabalho

Os processos não se referem apenas à pré-contratação, contratação ou revisões anuais de desempenho, são muito mais do que isso.

É necessário considerar treinamentos, atividades recreativas, entre outros. Embora cada organização seja única, existem alguns processos que devem ser padronizados, como reuniões individuais regulares, reuniões de departamento, etc. O Departamento de Recursos Humanos deve sempre monitorar seus processos, identificar os desafios, se houver, e depois trabalhar neles.

É ideal encontrar-se com funcionários, no entanto, entendemos que isso nem sempre é possível ou viável. Realizar pesquisas para os funcionários é uma boa ideia, pois você poderá obter comentários e contribuições para trabalhar com eles. Deixe-os saber que estão sendo ouvidos.

Lembre-se de que nem sempre precisam ser apenas pesquisas de saída. Analise para ver o que os funcionários sentem sobre os benefícios, como é a experiência deles e que mudanças eles gostariam de ver, etc.

Ajuda a ganhar a confiança dos funcionários

O próximo benefício do uso do HR Analytics é que ele permite que você saiba o que está acontecendo na organização e como os funcionários o percebem.

Quando você tiver informações de backup, poderá corrigir o que está “quebrado” e melhorar os processos futuros. Além disso, permite ver claramente o que funciona e o que não funciona.

Quando ocorrem mudanças nos processos para melhorá-las e introduzir novas, os funcionários as observam. Eles sabem que seus comentários são valorizados e que a equipe de gerenciamento agirá de acordo.

Isso é crucial para criar e manter as taxas de confiança, comprometimento e retenção dos funcionários.

Motivar seus funcionários: 5 estratégias para utilizar

Dicas para implementar o HR Analytics em sua organização

Se você deseja implementar o método HR Analytics em sua organização, temos algumas dicas para ajudá-lo a tirar o máximo proveito dele.

Pesquisas

As pesquisas permitirão reunir as informações apropriadas para saber como seus funcionários se sentem com os processos da organização.

Entre as ferramentas mais populares, está uma avaliação de 360 graus, na qual seus funcionários podem oferecer feedback aos gerentes e também recebê-lo.

Perguntas certas

Saber qual método usar e ter a melhor plataforma não é suficiente. Para coletar as informações de seus funcionários, você precisa criar as perguntas certas, diretas e que não permitam respostas ambíguas.

Saiba mais sobre Como criar perguntas abertas eficazes? 4 maneiras de alcançar

Canal de distribuição correto

Lembre-se de que seus funcionários nem sempre têm tempo suficiente e não podem parar nos corredores para responder ao questionário. Nossas recomendações são que você envie a pesquisa por email, para poder respondê-la a qualquer momento.

Utilize a plataforma certa

A QuestionPro é a ferramenta eficaz para obter as dicas acima. A plataforma possui uma ferramenta chamada Workforce, que permite realizar pesquisas, distribuí-las e realizar uma análise com base nas respostas obtidas de seus funcionários.

Você não precisa de software caro para melhorar seus processos de Recursos Humanos, pode começar pouco a pouco, manter conversas com funcionários, registrar suas respostas, adicionar gerentes ao processo, envolver várias funções, planejar, compartilhar e se comprometer com o processo. .

Compartilhar informações é crucial para garantir que todos os conheçam, entendam e sugiram ideias para melhorar a experiência do funcionário.

Use os dados para impulsionar iniciativas, solucionar problemas existentes e obter mudanças positivas na organização A análise de pessoas o ajudará a monitorar e melhorar o comprometimento, o bem-estar, a produtividade, a experiência e a retenção de funcionários e a cultura do trabalho.

Também recomendamos: Princípios do Manifesto Ágil aplicados a Recursos Humanos

Se você quiser saber mais sobre como implementar pesquisas e aprimorar seu programa de análise de RH, entre em contato! Nossa equipe irá ajudá-lo imediatamente.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.