Indicadores de gerenciamento, um roteiro que toda organização deve seguir

Os indicadores de gerenciamento em uma organização são um roteiro, uma referência, uma ferramenta de medição para atender aos objetivos estabelecidos periodicamente na empresa.

COMO OS INDICADORES DE GESTÃO SÃO CRIADOS?

Para responder a essa pergunta, é importante que as organizações tenham clareza sobre os seguintes conceitos:  

  • O que não pode ser medido não pode ser controlado.
  • O que não pode ser medido não existe.
  • Os indicadores devem ser um meio de referência quantitativo e qualitativo para a empresa e não um fim. 

Características dos indicadores de gestão

As características dos indicadores de gestão que devem ser considerados para estruturação são:

  1. Simplicidade: Devem ser conceitos com uma linguagem fácil de entender por todos os membros da empresa para também ter um aplicativo simples.
  2. Validade no tempo: Devem ser avaliados em um horário definido e ajustados e redirecionados pela mesma empresa, se necessário. Método Konmari nos negócios: como usá-lo para ter clientes satisfeitos
  3. Adequação ou relevância: Devem responder às necessidades da empresa de acordo com seus objetivos.
  4. A utilidade: É fundamental porque permite identificar a relevância dos processos. Para que eles propõem? Que finalidade organizacional ela tem a curto, médio e longo prazo?
  5. Participação do cliente: É importante porque gera um feedback ou troca de conceitos entre as partes, o que permitirá obter ótimos resultados ao realizar a avaliação. 
  6. Oportunidade: É um elemento relevante que deve ser considerado porque pode se tornar um ponto de partida, se for necessária uma reorganização ou reengenharia institucional.

Estilos de gerenciamento de negócios inclusivos: suas características

Classes de indicadores de gestão

A classificação dos indicadores de gerenciamento é feita de acordo com as necessidades de cada empresa; a seguir, será apenas um exemplo de lista que é adaptável e ajustável às suas necessidades.

  • Indicadores de eficácia
  • Indicadores de eficiência
  • Indicadores de qualidade
  • Indicadores de produtividade
  • Indicadores de alavancagem
  • Indicadores de lucratividade.
  • Indicadores de Risco
  • Indicadores de Competitividade
  • Indicadores de liquidez

Leia também: Facebook para PMEs: saiba como impulsionar seus negócios

É importante estabelecer em cada departamento indicadores próprios e específicos, de acordo com suas funções e objetivos, que são estabelecidos em:

  • Indicadores de direção
  • Indicadores de administração
  • Indicadores de Comunicação
  • Indicadores de operação

Em relação aos indicadores de gestão, funções e objetivos específicos devem ser definidos para cada departamento da organização, com base nesse processo, são estabelecidos os indicadores de gestão nos quais a avaliação dos resultados será realizada.

Faça benchmarking competitivo para expandir seus negócios

Elementos que devem ser levados em consideração como parâmetros de avaliação

A efetividade dos processos e os resultados alcançados, fortalecendo o clim organizacional através da melhoria da mentalidade e dos círculos de confiança entre os diferentes departamentos da empresa.Existem elementos institucionais que devem fazer parte dos indicadores de gestão para manter a coerência organizacional, como:

* A missão.

* A visão.

* Os princípios institucionais.

* Valores corporativos.

* Os Planos Estratégicos, estabelecidos pelos departamentos.

Veja também: Plano de marketing digital em tempo 2.0, essencial para as organizações

Os tempos são fundamentais para a sua aplicação, ao final de cada processo, nas diferentes áreas, uma avaliação dos resultados deve ser realizada de acordo com os indicadores e seus correspondentes objetivos institucionais previamente estabelecidos.

A avaliação dos processos é fundamental em uma empresa de qualquer setor econômico, é necessário definir se é rentável e tem possibilidades de expansão local, nacional e internacional nesta era da globalização.

Análise de negócios, preveja o futuro do seu produto ou serviço

Uma das maneiras mais apropriadas de avaliar o desempenho e os resultados das empresas é por meio de indicadores gerenciais, como dizem os teóricos da área, que afirmam: “Tudo o que é feito pode ser medido, apenas se for medido. pode ser controlado, somente se for controlado pode ser direcionado e somente se for direcionado pode ser aprimorado ” E você o que acha?

Sobre o autor:

Andrés Felipe Fuentes Velásquez, Comunicador social, redator e Community Manager da Universidad de Los Libertadores en Colombia. Criador, Diretor e Jornaista do médio digital chamado “El Radar Informativo de Felipe Fuentes”.

Email:  radarinformativocol@gmail.com

LinkedlIn: Andrés Felipe Fuentes Velásquez

Twitter: @elradarinfoff

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.