Motivação dos funcionários: definição, tipos, importância e como melhorá-la

A motivação dos funcionários é definida como entusiasmo, nível de energia, comprometimento e quantidade de criatividade que um funcionário traz diariamente para a organização.

A motivação é derivada da palavra latina “movere”, que literalmente significa movimento.

Todas as definições lidas nos livros ou no dicionário estão relacionadas ao fato de que motivação é comportamento e é necessário canalizar esse comportamento para alcançar os objetivos e resultados desejados.

A motivação para o trabalho está relacionada ao grau de comprometimento de um funcionário com os objetivos da organização e à sua capacidade de empoderamento.

A motivação é de dois tipos:

  • Motivação intrínseca
  • Motivação extrínseca

Funcionários motivados são um trunfo para uma organização e estão diretamente relacionados ao sucesso de uma organização. A motivação é intangível, difícil de medir e extremamente difícil de controlar, mas muito fácil de facilitar se for bem-sucedida. É sobre intenção, intensidade e perseverança.

Tipos de motivação dos funcionários

Existem dois tipos de motivação, intrínseca e extrínseca. Uma organização precisa entender que os funcionários são indivíduos com características diferentes. Portanto, motivar efetivamente seus funcionários exigirá uma compreensão mais profunda dos diferentes tipos e formas de motivação.

Motivação intrínseca

Motivação intrínseca significa que um indivíduo é motivado por dentro. Ele / ela tem o desejo de ter um bom desempenho no local de trabalho porque os resultados estão de acordo com seu sistema de crenças.

As crenças profundamente enraizadas de um indivíduo geralmente são os fatores motivacionais mais fortes. Esses indivíduos mostram qualidades comuns, como aceitação, curiosidade, honra e desejo de alcançar o sucesso.

A pesquisa mostrou que elogios aumentam a motivação intrínseca, assim como o feedback positivo. Mas tudo deve ser feito com moderação. Se você exagerar em algum desses aspectos, há grandes chances de o indivíduo perder a motivação.

Se você é gerente, supervisor ou tem uma função de liderança, reconheça seus funcionários e verifique se eles se sentem empoderados e entendem suas expectativas.

Motivar seus funcionários: 5 estratégias para utilizar

Motivação extrínseca

Motivação extrínseca significa que a motivação de um indivíduo é estimulada por fatores externos – recompensas e reconhecimento. É possível que algumas pessoas nunca sejam motivadas internamente e que somente a motivação externa trabalhe para realizar as tarefas.

A pesquisa diz que as recompensas extrínsecas às vezes podem promover a disposição de uma pessoa para aprender um novo conjunto de habilidades. Recompensas como bônus, benefícios, prêmios, etc; podem motivar as pessoas ou fornecer feedback tangível.

Mas você precisa ter cuidado com recompensas extrínsecas. Como gerente ou supervisor, você deve estar claro até que ponto motivará seus funcionários a alcançar os objetivos da organização.

Comunicação com os funcionários: dicas para melhorá-la

Teoria da motivação de Herzberg

A teoria da motivação de Herzberg ou a teoria dos dois fatores diz que existem dois fatores aos quais uma organização pode se ajustar para influenciar os níveis de motivação dos funcionários.

Os dois fatores identificados por Herzberg são:

  1. Fatores motivadores: A presença de fatores motivadores incentiva os funcionários a trabalhar mais. Eles são os fatores encontrados no local de trabalho.
  2. Fatores de higiene: O fator de higiene, se não estiver presente, desencorajará os funcionários a tentarem o seu melhor no trabalho. Os fatores de higiene são os que facilitam o comportamento dos funcionários.

Qual é o compromisso de trabalho para funcionários e empregadores?

Estes são alguns dos exemplos de fatores motivadores e de higiene:

Motivadores  Fatores de Higiene 
Reconhecimento Segurança
Crescimento  Políticas da empresa 
Conquistas Salario 
O trabalho em si Condições de trabalho
Responsabilidade  Gerente/supervisor

Existem 4 estatísticas envolvidas aqui:

1. Alta higiene e alta motivação

Essa é uma situação ideal que qualquer gerente ou supervisor gostaria de alcançar. Aqui, todos os funcionários estão motivados e têm poucas reclamações.

2. Alta higiene e baixa motivação dos funcionários

Nessa situação, os funcionários têm muito poucas reclamações, mas também não estão muito motivados. Um bom exemplo dessa situação é que os funcionários recebem um bom salário, mas o trabalho não é muito interessante. Os funcionários simplesmente descontam seus cheques e saem.

3. Baixa higiene e alta motivação dos funcionários

É um assunto delicado, aqui os funcionários estão muito motivados, mas também têm muitas queixas. Um exemplo típico de uma situação como essa é quando o trabalho é extremamente interessante, mas a remuneração dos funcionários não está de acordo com os padrões do mercado.

4. Baixa higiene e baixa motivação

Não há pontos a adivinhar, obviamente, é uma situação muito ruim. Aqui nem os funcionários estão motivados, nem os fatores de higiene estão em vigor.

Como usar a teoria da motivação de Herzberg na prática?

  1. Primeiro, retifique e mude as políticas burocráticas das empresas. Verifique se o Departamento de Recursos Humanos está alinhado com o que as outras organizações estão oferecendo e que saibam quais são as expectativas dos líderes.
  2. Certifique-se de que seus gerentes também sejam mentores e não apenas chefes. Cada funcionário deve ser respeitado e apoiado.
  3. A cultura organizacional desempenha um papel muito importante aqui. Não é um clichê.
  4. Verifique se a remuneração, benefícios e bônus estão ajustados com os padrões do mercado. Se você não compensa bem seus funcionários, por que eles demonstrariam interesse em tomar iniciativas?
  5. Para aumentar a satisfação no trabalho, verifique se as posições estão bem construídas e se os funcionários acham que seu trabalho é significativo.
  6. Delegue as responsabilidades aos seus funcionários, faça com que se sintam valorizados. Respeite sua individualidade, ouça seus comentários com seriedade e tome medidas quando necessário.

Qual a importância da motivação dos funcionários?

Segundo os psicólogos, a auto-realização é algo muito humano. É nossa natureza básica nutrir algo e vê-lo florescer, é aplicável à maioria das coisas que fazemos em nossas vidas diárias.

A motivação desempenha um papel muito importante na vida de um ser humano. Para melhorar a nós mesmos ou melhorar o desempenho de nossa organização. Os funcionários motivados não precisam que lhe digam como fazer as coisas, eles tomam iniciativas e estão ansiosos por assumir responsabilidades adicionais, são inovadores e empreendedores.

A motivação dos funcionários garante:

  • Tenha um ambiente positivo dentro da organização.
  • A percepção de segurança e felicidade no trabalho.
  • Clientes felizes.
  • Melhor desempenho.

Portanto, a motivação dos funcionários desempenha um papel muito importante e garante que a força de trabalho permaneça ativa e contribua da melhor maneira possível para sua organização. Além disso, um alto nível de motivação leva a um nível mais baixo de rotatividade de pessoal.

Leia também: Rotação de funcionários: como reduzi-la em uma organização

5 maneiras simples de alcançar a motivação dos funcionários

Se você está procurando maneiras de motivar seus funcionários no trabalho, aqui estão as 5 maneiras simples de fazer isso funcionar:

1. Reconheça o trabalho bem feito para alcançar a motivação dos funcionários

O reconhecimento desempenha um papel importante no aumento dos níveis de motivação dos funcionários. Ajuda a criar um vínculo saudável entre o empregador e os funcionários. Não apenas satisfaz nossa necessidade básica de estima, mas também facilita o sentimento de pertencer.

2. Concentre-se em recompensas intrínsecas

É verdade que algumas pessoas precisam de recompensas para fazer sua lição de casa, mas recompensas extrínsecas desaparecem muito rapidamente. Concentre-se em motivar seus funcionários por dentro. Alguns podem até dizer: “Sim, tudo isso é bom, mas temos que comer e pagar um aluguel” … Isso é verdade, e você deve compensar bem seus funcionários, mas certifique-se de criar valores duradouros para a organização.

Saiba mais sobre o Entusiasmo no trabalho – 7 elementos para alcança-lo

3. Autonomia, não burocracia

O microgerenciamento é a pior coisa que você pode fazer como gerente. Não apenas consome tempo, mas também é realmente indesejável. Se você contratou pessoas com certas habilidades, deixe-as fazer seu trabalho, seja um facilitador, não um ditador. Os seres humanos valorizam a autonomia, dão a eles a liberdade de fazer as coisas de maneira aceitável e ver as mudanças.

4. Crie um ambiente de trabalho incrível

Segundo um estudo realizado pela Ohio State University, o ambiente de trabalho afeta seriamente o humor. Portanto, faz sentido investir no ambiente de trabalho em que as pessoas passam 40 horas por semana. Criar um bom ambiente motivará sua equipe.

5. Seja um visionário

Liderar com visão. Os funcionários precisam saber que seus esforços estão impulsionando algo importante. Eles precisam conhecer seu destino e, mais importante, o caminho que os levará até lá. Se, como líder, você não tem a visão de sua própria organização, como espera que eles admitam sua visão? Lembre-se dos objetivos da sua organização, incentive seus funcionários a adicionar outras coisas. Você ficará surpreso com o quão inovadores eles podem ser.

Também recomendamos: Funcionários comprometidos em gerar renda mais alta

Lembre-se de que na QuestionPro temos as ferramentas online e offline, para que você possa obter feedback dos funcionários de maneira fácil e eficaz e ajudá-lo a tomar melhores decisões para ambos.

Agende uma demonstração gratuita de nossa ferramenta agora mesmo!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram