5 dicas para que o crescimento do seu negócio não lhe traga dores de cabeça

Seja no esporte ou nos negócios, sabemos que os melhores vencedores são aqueles que não deixam que os desafios os contenham. O que separa o bem-sucedido do medíocre é sua persistência em superar as lutas. Mas, o que acontece quando você alcança o crescimento do seu negócio?

“É difícil vencer uma pessoa que nunca desiste.” (Babe Ruth)

Se você sentir dores de cabeça durante o processo de crescimento da sua empresa, use essas dicas para ajudar a superar o desconforto e alcançar uma nova etapa.

Como continuar avançando no crescimento do seu negócio

1. Reestruturar processos à medida que cresce

À medida que cresce suas políticas e processos, os procedimentos originais muitas vezes se tornam obsoletos porque a estrutura de sua equipe muda.

Então, temos que nos adaptar, certo?

É tentador economizar nas políticas de atualização e treinar sua equipe em novos processos, mas você descobrirá que isso torna sua empresa muito mais viável. Sem sistemas eficazes, você verá uma diminuição na qualidade e um aumento no número de clientes insatisfeitos, o que trará sérias consequências para o crescimento do seu negócio.

O controle de qualidade é essencial para o sucesso da sua empresa. Sem que seu produto ou serviço seja medido, sua empresa não tem chance.

Sistemas ineficazes também deixam os funcionários frustrados. Em vez de prosperar no local de trabalho, podem ser afetados por procedimentos ou políticas desnecessárias. Sistemas eficazes funcionam para o benefício de todos. Eles ajudam os funcionários a fazerem seu trabalho melhor, sem prejudicar a produtividade. As pessoas mais satisfeitas com seu trabalho, dão o melhor de si.

Quando você mantém seus clientes satisfeitos com um produto de alta qualidade e seus funcionários prosperam, sua empresa permanece saudável e continua a crescer.

Análise de dados para o crescimento do seu negócio

2. Mantenha os funcionários informados

Como o crescimento rápido, geralmente, cria um caos organizado, é importante manter seus funcionários atualizados. Quando souberem o que está acontecendo com a empresa, entenderão os motivos da mudança.

Mais uma vez, você deseja trabalhadores satisfeitos, dispostos a apoiar mudanças organizacionais em prol da visão geral. Eles nem sempre suportam novos processos sem ver uma razão pela qual devem mudar, para alcançar o crescimento do negócio.

Crie uma cultura de honestidade. À medida que as mudanças rapidamente ocorrem, mantenha sua equipe informada e com essa visão de crescimento.

Veja também: Investigação conceitual: saiba como aplicá-la no seu negócio

3. Transmita confiança no seu negócio

No início de uma pequena empresa, você é o negócio. Execute tarefas importantes e forneça energia, direção e capital. Mas, à medida que sua empresa cresça, é necessário contratar outras pessoas, geralmente, com habilidades diferentes das suas.

Empresas em crescimento exigem mais do que você pode oferecer. Portanto, complemente suas áreas de força com outras pessoas .

Você também deve distribuir as responsabilidades dos funcionários. Quando uma empresa inicia, algumas pessoas assumem todas as responsabilidades. Como há um crescimento no negócio, os papéis devem mudar quando os novos funcionários entrarem.

Investigação conceitual: saiba como aplicá-la no seu negócio

4. Acompanhe o mercado

Esteja você no setor imobiliário ou em outro negócio, as condições do mercado mudam rapidamente. Você está obtendo sucesso devido a sua visão de mercado. Faça perguntas enquanto procura entender seus consumidores-alvo. Não pense que já sabe o que seus clientes querem, pesquise o que eles querem. Sempre investigue um pouco mais.

Leia também: Facebook para PMEs: saiba como impulsionar seus negócios

5. Desenvolva um plano de marketing no seu negócio

Ao definir metas para o lugar em que você deseja que sua organização esteja em cinco anos, não esqueça as diferentes maneiras de chegar até lá. Um plano de marketing é vital para expandir sua pequena empresa e torná-la uma organização estável.

É fácil adiar o desenvolvimento de um plano de marketing na tentativa de fazer sua empresa sobreviver. O problema é que é difícil superar esse estágio de sobrevivência sem um.

À medida que você desenvolve o reconhecimento da marca, reduz o foco no consumidor, mantém as metas de marketing alinhadas ao seu plano de negócios e estabelece prazos para essas metas; e sua empresa começa a encontrar sua própria taxa de crescimento. Por isso, à medida que se tornar mais estável, você verá um forte padrão de sucesso se desenvolver.

Apesar de tudo, não perca o espírito empreendedor que o levou ao crescimento dos seus negócios. Foi o que o fez decolar. Ninguém que iniciou um negócio alegará que foi fácil. De fato, todos atribuem o sucesso ao trabalho duro e aos inúmeros desafios que enfrentam. Ao superar esses desafios, você começará a sentir que as dores de cabeça do crescimento estão diminuindo.

Também recomendamos: Atendimento ao cliente online: construa a confiança do seu negócio online

Sobre o autor:

Nana González é Executiva Sênior em Marketing Bilíngue, com mais de 10 anos de experiência na área de marketing, publicidade, promoções e Relações Públicas. Atualmente é Sócia e Diretora de Marketing e Vendas da Magenta IG.

Dados de contato:
Twitter: @magentaig
Correio: nana@magentaig.com
LinkedIn: Nana González

Estilos de gerenciamento de negócios inclusivos: suas características

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram