O que é SaaS? Saiba como Software as a service pode mudar seu negócio!

Você já assinou alguma plataforma de streaming como Netflix ou Prime Video? Ou então já respondeu ou aplicou uma pesquisa online? Então saiba que você já utilizou um sistema SaaS.

Graças a seus recursos e facilidades, esse tipo de sistema tem sido cada vez mais utilizado por empresas de diferentes segmentos de mercado. E nem é preciso ser uma gigante como a Netflix ou a QuestionPro para começar a aproveitar suas funcionalidades. 

Quer entender como o sistema SaaS pode beneficiar sua empresa? Acompanhe os próximos tópicos!

 

O que é SaaS?

A sigla SaaS se refere ao termo em inglês Software as a Service, utilizado para se referir a um tipo de programa que é comercializado como um serviço digital. Na prática, toda a arquitetura do software SaaS é mantida por servidores das empresas provedoras, mas o usuário pode acessá-lo diretamente na internet. Afinal, hoje em dia a maioria dos SaaS são disponibilizados diretos na nuvem.

Então, você não precisa instalar ou atualizar nenhum equipamento ou sistema para utilizá-lo. Basta ter conexão com a internet para começar a usar esse sistema.

Graças a essa funcionalidade, esse sistema também é conhecido como software baseado na Web, software sob demanda ou apenas como software hospedado, termos mais simples que fazem referência ao conceito desse programa.

É assim que as plataformas de pesquisa online funcionam e, justamente por serem baseadas na nuvem, é que se tornam uma ferramenta tão segura. Seus dados ficam em segurança na nuvem, sem correr o risco de se perderem e sofrerem ataques cibernéticos.

 

plataforma saas de pesquisa de mercado questionpro

 

Como funciona o SaaS?

Tudo funciona online no software SaaS. Como o software é mantido por empresas provedoras, elas são responsáveis por garantir a segurança dos dados, solucionar problemas, atualizar o sistema, fazer a manutenção da conectividade, entre outras atividades. Ou seja, todas ações necessárias para manter o SaaS funcionando são de responsabilidade do provedor. 

Por isso, o usuário desse sistema só precisa aproveitar esses recursos e personalizá-lo de acordo com suas preferências e necessidades. Aliás, outra característica desse tipo de sistema é que ele pode ser utilizado para atender vários usuários ao mesmo tempo. Sendo assim, não se trata de um serviço exclusivo, mas que pode ser personalizado.

Quer algum exemplo? Veja como a Netflix, HBO Max ou Star+ funcionam. Todas essas empresas contam com sistemas SaaS. Assinando o streaming, você tem acesso a um catálogo de filmes, séries e desenhos variados. Mas quem decide o que e quando assistir é o usuário. O mesmo para o software de pesquisa online SaaS da QuestionPro, que coleta dados de pesquisas de mercado e os armazena na nuvem para que os usuários realizem seus projetos de investigação sem correr o risco de perderem essas informações adquiridas.

 

Por que adotar o sistema SaaS na sua empresa?

A tendência é que o número de empresas provedoras de SaaS aumente nos próximos anos. Esse crescimento é apenas um reflexo das várias vantagens que a adoção do software SaaS pode promover para diferentes tipos de negócio. Para te ajudar a entender esse movimento, separamos 5 benefícios que o sistema SaaS oferece a sua empresa. Entenda abaixo: 

 

1- Baixo investimento inicial

Ao contrário dos softwares tradicionais, você não precisa se preocupar com o pagamento de taxas, licenças e manutenções para a instalação do SaaS. Na verdade, esse software pode ser acessado de qualquer dispositivo, seja desktop ou smartphone. Basta fazer o download do app ou acessar o site do provedor para começar a usar. Essas facilidades reduzem o custo inicial de investimento desse sistema e o tornam mais atraentes para as empresas.

 

2- Facilidade de acesso

Já falamos sobre isso, mas é importante lembrar que a facilidade de acesso ao SaaS é um grande diferencial desse sistema. Você só precisa estar conectado à internet para ter acesso aos seus recursos. Além disso, todas as alterações que você fizer na sua área de login são armazenadas na nuvem, ou seja, nada é perdido. 

 

3- Atualização automática

Como as atualizações do sistema são de responsabilidade do provedor, o usuário não precisa se preocupar com a aquisição ou manutenção de hardwares, softwares e parâmetros de conectividade para utilizar o sistema. Afinal, para o usuário, as atualizações são automáticas, o que também facilita o uso do sistema e otimiza o trabalho do cliente.

 

4- Fácil integração com outros sistemas

Outra vantagem da adoção do sistema SaaS é que a maioria dos seus provedores também permite a integração desse software com outros sistemas. Geralmente, os provedores fornecem o acesso aos API’s (Application Programming Interface ou Interfaces de Programação de Aplicativo). Assim, o usuário pode personalizar a experiência de uso do software com outros recursos, de acordo com suas necessidades e preferências.

 

5- Precificação personalizada

Por fim, empresas que adotam o sistema SaaS podem oferecer diferentes pacotes e formas de pagamento aos seus clientes, o que torna o negócio mais seguro e escalável. 

Nesse caso, a empresa pode exigir que o cliente pague apenas pelo que usar ou que assine um de seus planos de assinatura para que o cliente tenha acesso aos produtos e serviços. Como o consumidor paga pela assinatura, a receita da sua empresa se torna mais previsível, facilitando os cálculos do orçamento mensal.

 

4 dicas para aproveitar todo o potencial do SaaS na sua empresa

Antes de escolher a melhor plataforma de SaaS para o seu negócio e aproveitar seus benefícios, é importante entender como aproveitar todo o potencial desse sistema. Para isso, confira nossas dicas abaixo!

 

1. Monitore como seus clientes utilizam seu produto

O sistema SaaS permite que você tenha acesso a vários dados sobre a forma como seus clientes utilizam seus produtos e serviços. Por isso, você pode aproveitar essas informações para entender a experiência desses consumidores e melhorar as funções da plataforma.

2. Invista em estratégias para manter o SaaS atraente

Um dos grandes diferenciais do SaaS é que seu uso dispensa aqueles processos complicados de instalação e manutenção. Mas isso não significa que esse sistema pode ser abandonado. Na verdade, é essencial que a empresa continue investindo em estratégias de marketing para atrair e fidelizar clientes.

 

3. Invista em inovação

Como a tecnologia e o próprio mercado estão passando por mudanças cada vez mais rápidas, é importante que a sua empresa não conte apenas com estratégias tradicionais. Para manter o negócio em sintonia com a evolução do seu setor, é essencial acompanhar as tendências e as novidades. Assim, caso seja necessário, você pode modificar as funções e interações do serviço oferecido e manter sua empresa atualizada com as tendências do mercado. 

 

4. Aproveite o feedback dos clientes

A melhor forma para otimizar seus produtos e serviços é ouvir a experiência do cliente em relação a sua empresa. Assim, é muito mais fácil definir novas estratégias e ações para aprimorar o software, melhorando a relação entre a sua marca e os seus consumidores.

 

Com tantas vantagens e facilidades, fica fácil entender por que tantas empresas têm adotado o SaaS. E a sua empresa? Já está pronta para começar a usar o Software as a Serviço?

 

Agora que você já sabe o que é SaaS, é hora de começar a pesquisar online com uma plataforma de pesquisa SaaS!

Na QuestionPro você encontra ferramentas de pesquisa online e offline

Conheça todos os recursos disponíveis em nossas diferentes licenças! 

Ver ferramentas e recursos QuestionPro