Saiba o que significa um painel de inquérito de mercado

Um painel de inquérito de mercado é composto por um grupo de entrevistados que aceitam voluntariamente fazer parte de uma investigação e contribuem para o processo de coleta de dados realizado por uma organização.

Os membros do painel de inquérito de mercado também são conhecidos como audiência ou amostra. Em geral, esses membros do painel compartilharam uma grande quantidade de informações sobre si mesmos que podem ser usadas para a seleção adequada da amostra. Isso também é conhecido como segmentação demográfica e forma a base de uma ferramenta de gerenciamento de painéis.

Tipos de painel de inquérito de mercado

Um painel de inquérito de mercado pode ser classificado em duas categorias:

  • Business-to-business (B2B): Um painel b2b é especializado em responder a qualquer inquérito relacionado ao tamanho, tipo de indústria, segmentação, etc. do mercado atual.
  • De empresa a cliente (B2C): Em uma investigação B2C, empresas (marcas, companhias, organizações) buscam as opiniões de clientes (existentes ou potenciais), que podem comprar um produto ou serviço para seu uso pessoal ou doméstico.

Conheça também: Qual é o modelo de escolha discreta?

5 Vantagens de ter um painel de inquérito de mercado

O tamanho do público para um estudo difere muito, mas isso não afeta necessariamente a credibilidade dos resultados do inquérito. Isso só acontece se você tiver recrutado o público certo para a investigação do seu painel de clientes.

É provável que você receba respostas que o levarão adiante. Além disso, se você puder convencê-los a participar várias vezes, terá um grupo dedicado de pessoas e poderá comparar e ajustar suas respostas ao longo do tempo.

Economize tempo

Os painéis de inquérito são criados para facilitar o acesso dos participantes.

Por exemplo, uma empresa pode acreditar que a publicação de um inquérito nas redes sociais gera uma tonelada de inquéritos concluídos. Mas, não há garantia de que essas pessoas realmente queiram participar. Ao criar um painel, os investigadores de mercado podem garantir a participação das pessoas.

Economize custos

É simples assim! Os membros do painel podem obter respostas dos consumidores de maneira mais rápida e menos dispendiosa.

Os painéis de inquérito podem imitar dados demográficos específicos

As empresas podem obter comentários dos consumidores que sejam comparáveis aos da população nacional. Os painéis de inquérito de mercado também podem ser usados para atingir um público específico. Como resultado, eles podem ajudar os tomadores de decisões de negócios, estejam eles buscando feedback de consumidores em geral ou de um nicho.

Qualidade e taxa de resposta

As taxas de resposta tendem a ser altas, pois os entrevistados optaram por participar do inquérito. Uma alta qualidade de resposta também é mantida, já que os membros do painel são perfilados e escolhidos antes de aplicar o inquérito. Veja também: Conheça as vantagens de realizar um inquérito de opinião

Estude tópicos sensíveis

Nem todos os entrevistados se sentirão à vontade para compartilhar pontos de vista sobre questões pessoais e sensíveis. Os painéis de consumidores podem relatar problemas mais delicados, incluindo produtos com classificação X, uso de álcool, cigarros e drogas, para citar apenas alguns. Esses membros estão mais abertos a responder perguntas pessoais.

Importância de usar um painel de inquérito de mercado

Construir um painel de inquérito de mercado de qualidade é muito importante porque seus dados dependem disso. Com um painel de inquérito, você pode criar perfis de qualidade, o que ajudará a garantir que os relatórios forneçam respostas úteis para você.

Se você deseja lançar uma nova motocicleta para venda, é aconselhável entrar em contato com os painelistas interessados em motocicletas e tecnologia para obter respostas valiosas para o seu projeto. Além disso, um público bem gerenciado permite uma taxa de resposta mais rápida, pois os participantes demonstraram interesse em responder aos inquéritos ao participar do painel.

Dicas para o recrutamento de painelistas para uma investigação

Aqui estão alguns passos que devem ser cuidadosamente seguidos para o recrutamento de um painel de inquérito de mercado:

Definir um objetivo

Um inquérito ou um painel de inquérito de mercado deve ter um objetivo. Por exemplo, um inquérito pode ser enviada ao público para avaliar a satisfação ou a decepção com a compra. Além disso, pode ser usado para determinar o interesse em um novo produto ou serviço que a empresa está planejando lançar. Seja claro quem você deseja recrutar para o seu painel.

Estabeleça seus canais de recrutamento

Existem muitos métodos e maneiras de recrutar entrevistados para o painel de inquérito. Você pode não ter uma lista de contatos para chamar, portanto, pode ser mais eficaz alcançar seus clientes por meio de redes sociais e comunicação no ponto de venda. Determine quais métodos são melhores para sua organização.

Faça o recrutamento curto e simples

Depois que seus contatos concordarem em participar do painel, você precisará coletar informações adicionais que sejam essenciais. Crie um pequeno inquérito para coletar o nome, sobrenome e endereço de e-mail de cada respondente. Se você tentar fazer muitas perguntas no inquérito inicial de recrutamento, é mais provável que os membros do painel deixem o inquérito no meio do caminho e decidam não participar dele. Leia também: Método Konmari nos negócios: como usá-lo para ter clientes satisfeitos

Envie um inquérito de perfil depois que os membros se inscreverem no painel

Este inquérito de perfil coleta mais informações sobre o membro que se integra para que você possa direcionar e definir seu público para um melhor inquérito.

Envie um email de boas vindas

Depois que os participantes se inscreverem no painel de inquérito de mercado e responderem o inquérito de perfil, envie um e-mail de boas-vindas. Este e-mail deve lembrar os entrevistados por que eles participaram do painel. Além disso, informe-os sobre políticas de incentivo ou recompensa, se houver.

Recomendamos também: Etapas para realizar um inquérito de qualidade de vida

As armadilhas de um painel de inquérito de mercado

  • O uso de painéis on-line apresenta fortes desafios metodológicos. Sem um palestrante perfeitamente perfilado, os dados não funcionam. Os problemas de qualidade de dados são bem conhecidos por organizações de inquéritos experientes.
  • A perda de painelistas representa um problema assustador para o inquérito. As pessoas trocam de lugar, saem do painel, param de responder ou são influenciadas a sair do painel. Portanto, o painel que foi originalmente projetado como uma amostra representativa da população pode se tornar pouco representativo.
  • Uma vez que os membros de um painel tenham mostrado uma atitude ou opinião, eles tendem a tentar ser fiéis e aderirem a ela. Portanto, eles são menos propensos a mudar, em comparação com o público em geral.
  • É provável que com o tempo os membros do painel sejam mais informados, o que pode resultar em opiniões atípicas (condicionais).
  • É necessária a administração correta de um painel para tratar os problemas de condicionamento e desgaste dos participantes. O que é observação quantitativa?

Como reduzir os riscos de ter um painel de inquérito de mercado

Existem alguns métodos para mitigar ou reduzir os riscos de um painel de inquérito de mercado:

  • Crie uma página de perguntas frequentes para os membros do seu painel. Responda às perguntas com rapidez e honestidade.
  • Peça aos membros que recomendem novas pessoas para participarem do painel.
  • Comunique-se através de mensagens e tweets. Deixe-os saber que você está presente.
  • Os endereços de email que são rejeitados devem ser excluídos. Certifique-se de manter uma lista de e-mails limpa.
  • Os painéis devem ser constantemente monitorados para detectar comportamentos indesejáveis, como falsificação de dados ou quando não seguem as diretrizes estabelecidas.
  • Os painéis devem ser atualizados e melhorados ao longo do tempo para que não haja desgaste nos participantes.
  • Se processos regulares não forem estabelecidos para resolver os problemas, os participantes do painel nunca atingirão todo o seu potencial.
  • Um painel de inquérito de mercado é a opção mais apropriada para o seu próximo estudo, em comparação com entrevistas telefônicas tradicionais com respondentes completamente aleatórios e sem perfil.

5 exemplos de escalas Likert para seu próximo inquérito

Ter um painel de inquérito de mercado facilita a conclusão da investigação. Os membros do painel estão prontos para começar. Isso poupa as empresas de ter que começar do zero.

Deseja saber mais sobre a criação de painéis usando a QuestionPro? Solicite uma demonstração deste produto agora mesmo!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.