Pesquisa de acompanhamento: colete as informações desejadas

As pesquisas de satisfação são um elemento-chave para medir nosso serviço ou produto e, assim, garantir que nossos clientes ou colaboradores se sintam realmente satisfeitos com o valor obtido por seu dinheiro. Na minha opinião, deve ser uma atividade que todas as empresas devem praticar e que seja parte do kit de cada empreendedor. Mas, o que acontece quando nossos clientes não respondem nossas pesquisas? É nesse momento que é crucial ter uma pesquisa de acompanhamento bem planejada.

Certamente agora você está pensando em “outra pesquisa?”, Mas eles nem responderam a primeira… ”. É o mesmo que eu diria se eu não tivesse experimentado na pele que enviar uma segunda pesquisa pode ser a chave para obter Informação dos seus consumidores.

Dicas para fazer uma pesquisa de acompanhamento

Ao longo dos meus quatro anos como consultor de tecnologia em pesquisas digitais, experimentei tudo. E, como melhores práticas, recomendo a seguinte sequência de envio de uma pesquisa de acompanhamento…

Digamos que você queira que sua primeira pesquisa seja aberta por duas semanas. Sua melhor opção é enviar sua pesquisa de acompanhamento de 3 a 7 dias após o fechamento da primeira.

Há também algumas dicas para aumentar a taxa de resposta de uma pesquisa. Seja na pesquisa principal ou na de acompanhamento.

Por exemplo, digamos que você enviou a pesquisa que será aberta por duas semanas; recomendamos enviá-la na terça, quarta ou quinta-feira (mas não na sexta-feira ou na segunda-feira).

Por qual motivo?

A razão pela qual fazemos isso é ter uma reserva de tempo de resposta. Durante o fim de semana todo mundo foca nos amigos, na festa ou em relaxar um pouco sozinho ou com a família. Na segunda-feira, geralmente, é o dia mais movimentado da semana com mil e um afazeres.

Para complementar o espaço que você deixou, uma vez enviada a primeira pesquisa, você enviaria um lembrete de pesquisa na quinta-feira informando aos clientes que o fechamento ocorre na sexta-feira e que agradecemos os comentários. Isso criará uma sensação de urgência. E, mesmo que não respondam imediatamente, irão acessar e a pesquisa permanecerá disponível até terça, quarta ou quinta-feira. (dependendo do dia em que você escolheu enviá-la).

Para concluir esta breve redação sobre como complementar seus esforços de satisfação do cliente por meio de uma pesquisa de acompanhamento; deixo-lhe a definição do que vem no dicionário.

Pesquisa de acompanhamento de acordo com o glossário de termos estatísticos

 Uma pesquisa de acompanhamento (ou pesquisa multi-redonda ou multi-fase) é um dos tipos de pesquisas em que os participantes são repetidamente entrevistados uma segunda, terceira, quarta ou mais vezes, para obter informações sobre eventos vitais ao sinalizar mudanças ou para provocar respostas daqueles que não participaram pela primeira vez.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

O que é uma pesquisa de opinião?

Pesquisa de ambiente de trabalho: ouça seus funcionários

10 passos para ter o melhor programa de Net Promoter Score

O que é pesquisa exploratória?

Tipos de modelos de pesquisa

Formato de pesquisa. Como criar o levantamento perfeito?

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.