Pesquisa de mercado para hotéis – conheça agora!

Se você é responsável por uma empresa no campo da acomodação, pode estar interessado em realizar uma pesquisa de mercado para hotéis. Vamos começar definindo que tipo de pesquisa você gostaria de fazer: qualitativa ou quantitativa?

O que é pesquisa de mercado qualitativa?

A pesquisa qualitativa de mercado oferece uma maneira fácil de obter uma compreensão profunda de como e por que as pessoas pensam. Como se sentem e agem da maneira que agem. O principal método usado para alcançar esses objetivos são os grupos focais. Um grupo focal consiste em pequenos grupos de indivíduos. Se reúnem para participar de uma discussão aberta liderada por um consultor treinado em pesquisa qualitativa; também chamado de moderador. Na maioria dos casos, elas são feitas nas câmeras Gessell que permitem que os clientes observem as discussões em tempo real atrás de um espelho unidirecional.

Os grupos de foco são particularmente úteis para explorar as opiniões dos clientes sobre as ofertas atuais e nas novas ideias. Podem fornecer um ambiente em que informações valiosas. Essas são obtidas sobre os processos de tomada de decisão dos viajantes que afetam os lucros dos estabelecimentos. Desde o café da manhã e a cama até a maior rede de hotéis do mundo.

Técnicas qualitativas de pesquisa de mercado

Quando fazer uma pesquisa de mercado para hotéis

Sabemos que as pessoas selecionam determinados hotéis por diversos motivos, como localização, preço, serviço, ambiente e programas de fidelidade. No entanto, é importante entender completamente, por exemplo, se serviços ou comodidades (ou seja, transporte para o aeroporto, centros de negócios, academias, restaurantes internos e acesso à Internet ou Wi-Fi); afetam as decisões dos viajantes sobre onde ficar. Podem revelar necessidades não atendidas, como as comodidades que os hóspedes gostariam de receber; além de nos ajudar a entender a importância relativa desses desejos.

Entenda a diferença entre Pesquisa de mercado e análise de mercado 

A pesquisa qualitativa ou quantitativa também ajuda a obter um melhor retorno dos investimentos em publicidade para propriedades

Por exemplo, uma empresa que reservou uma quantia específica de dinheiro para uma nova campanha publicitária pode gastar toda a quantia na campanha, mas com possíveis equívocos sobre seu público-alvo. Portanto, não há garantia de que terá o impacto desejado.

Como alternativa, a empresa que deseja fazer uma pesquisa de mercado para hotéis pode investir uma porcentagem do orçamento. Com a finalidade de ver se a campanha alcança o resultado desejado entre o público-alvo. Ao investir em grupos focais ou pesquisas on-line; você pode garantir que a campanha transmita uma mensagem eficaz e persuasiva ao mercado-alvo. Também que o orçamento de publicidade tenha o potencial de funcionar melhor e de forma mais inteligente do que se a pesquisa não fosse incluída.

Leia sobre: Características da pesquisa quantitativa

Grupos focais na pesquisa de mercado para hotéis

Um dos objetivos pesquisa de mercado para hotéis pode ser para ajudar no processo de planejamento estratégico. Grupos de foco ou pesquisas on-line são frequentemente usados para entender a diversidade de questões sobre um tópico. Assim como também, coletar dados significativos para fazer projeções. Os grupos focais são adequados para o desenvolvimento de linguagem acessível ao consumidor para pesquisas quantitativas maiores que podem ser usadas para tais projeções.

Por exemplo, modelos econômicos podem indicar que um mercado específico pode ser ideal para uma nova propriedade. Esse mercado pode oferecer taxas favoráveis ou outros incentivos financeiros. No entanto, antes de se comprometer com o novo site; o investidor, independentemente de ser um empreendedor que esteja avaliando o mercado de um único hotel boutique. Ou também uma importante cadeia de hotéis que esteja pensando em expandir; pode querer saber quanto tráfego é capaz de gerar no site. A pesquisa quantitativa de mercado é a metodologia recomendada para determinar quantas pessoas podem estar interessadas em um novo hotel em um local específico.

Focus groups, como inovar nesta técnica de pesquisa qualitativa

Por exemplo

Se o objetivo da pesquisa de mercado para hotéis é explorar os processos de tomada de decisão dos viajantes para escolher um hotel, considere conversar com clientes leais ao seu hotel. Assim como também com clientes leais a hotéis competitivos e com aqueles que experimentaram o seu hotel, mas não retornaram. Convide viajantes frequentes e não frequentes, incluindo aqueles que ficam uma ou duas noites e aqueles que permanecem por longos períodos de tempo. Considere conversar com viajantes que aproveitam determinados serviços e aqueles que não o fazem.

Veja: Pesquisas para turistas: dicas para aplicar no seu negócio

Então, da próxima vez que você se perguntar como os consumidores se sentem em relação aos programas de fidelidade. Também como decidem se reservam suas acomodações diretamente pela Internet ou por um agente de viagens ou como os estudantes de hotéis veem o universo de potenciais empregadores; considere usar pesquisa quantitativa ou qualitativa. As respostas que você obtém ao realizar pesquisas em hotéis podem surpreendê-lo e certamente o ajudarão a tomar melhores decisões.

Recomendamos também: Uso de novas tecnologias em pesquisa de mercado

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.