Perguntas para uma pesquisa sobre bipolaridade

Uma pesquisa sobre bipolaridade consiste em uma série de perguntas que ajudam um profissional médico certificado, como psiquiatras, médicos de atendimento primário ou neurologistas, a entender e diagnosticar se uma pessoa tem ou não um transtorno bipolar.

O transtorno bipolar, anteriormente conhecido como depressão maníaca, é uma condição de saúde mental que causa alterações extremas de humor, os quais incluem altos emocionais (hiperatividade) e baixos (depressão). Os episódios podem ocorrer raramente ou várias vezes ao ano, dependendo da intensidade. Veja também: Pesquisa de saúde para melhorar a experiência do atendimento médico

Embora o transtorno bipolar seja uma condição vitalícia, alterações de humor e outros sintomas podem ser controlados se for diagnosticado prontamente e se um plano de tratamento imediato for colocado em prática. O bipolar pode ser tratado com medicação e aconselhamento psicológico, daí a importância de fazer uma pesquisa de saúde, por exemplo, para obter as informações necessárias e alcançar um bom diagnóstico.

Perguntas frequentes para uma pesquisa sobre bipolaridade

Aqui estão as 19 principais perguntas que você pode usar em seu questionário de bipolaridade:

A. Questões demográficas

As perguntas demográficas são essenciais para iniciar o processo de seleção. Estas perguntas dão uma ideia de idade, sexo, origem étnica, etc. dos entrevistados. Leia também: O que é pesquisa descritiva?

As informações demográficas podem fornecer detalhes sobre o usuário que nenhum outro tipo de pergunta pode oferecer. Desta forma, o profissional médico pode realizar uma avaliação focada e confiável que irá fornecer resultados filtrados para o seu público-alvo.

  1. Por favor, selecione seu gênero
  • Masculino
  • Feminino
  1. Por favor, selecione sua idade
  • Menor de 18
  • 18-24
  • 25-34
  • 35-44
  • 45-54
  • 55-64
  • Mais de 64

B. Perguntas para saber identificar mudanças de humor

Questões de múltipla escolha são algumas das mais populares. Seu uso ajuda a reduzir o esforço do respondente. É fácil agrupar aqueles que visam alcançar uma resposta específica. Veja também: Modelo Racional de Perguntas e Perguntas de entrada

As perguntas usadas nesta seção concentram-se principalmente na coleta de informações dos entrevistados sobre as mudanças de humor que estão experimentando ou já experimentaram no passado.

Questões de múltipla escolha são muito importantes, já que você pode obter muita informação em primeira mão. Recomendamos também: A grande arte de fazer perguntas.

As alterações no humor é um dos principais sintomas no diagnóstico do transtorno bipolar. Aqui estão algumas perguntas que você precisa ter em sua pesquisa de bipolaridade para obter respostas apropriadas:

  1. Às vezes falo mais do que o habitual.
  2. Às vezes sou muito mais ativo que o normal.
  3. Fico de mau humor e me sinto nervosa e irritada.
  4. Há momentos em que me sinto feliz e triste ao mesmo tempo.
  5. Minha autoconfiança vem e vai ao mesmo tempo.
  6. Nos últimos tempos houve uma grande variação na qualidade e no nível do meu trabalho.
  7. Por nenhuma razão específica, fico com raiva e hostil.
  8. Às vezes não tenho agilidade mental, outras vezes sou rápido e perspicaz.
  9. Constantemente esqueço nomes, palavras, lugares, etc.
  10. Às vezes, estou muito interessado em estar perto das pessoas e outras vezes quero que elas me deixem em paz.

C. Perguntas para entender as atividades das últimas semanas

O objetivo de fazer essas perguntas é entender se o entrevistado está se sentindo da mesma maneira, antes de determinar se existe um padrão relacionado a esse tipo de comportamento.

É essencial fazer essas perguntas para adquirir conhecimentos que melhorem a prática clínica e os resultados dos pacientes.

O seguinte conjunto de perguntas é projetado para analisar a variação de comportamento e o registro de atividades:

  1. Não tenho interesse ou prazer em fazer as coisas.
  2. Eu tenho a dificuldade entre demorar para dormir ou dormir demais.
  3. Sinto-me cansado ou tenho pouca energia.
  4. Como pouco ou como bastante.
  5. Estou muito mais interessado em atividades sexuais do que antes.
  6. Dificuldade em se concentrar em atividades como ler, assistir televisão, etc.
  7. Tenho pensamentos de me automachucar.

O objetivo da implementação da pesquisa de bipolaridade é permitir que os indivíduos auto-avaliem seus conhecimentos para entender sua própria condição. Além disso, pode ser usado como método de triagem para o diagnóstico e tratamento baseado em evidências da doença. Leia também: Exemplos de perguntas quantitativas para uma pesquisa

É importante diagnosticar o distúrbio para receber o tratamento adequado. Uma pesquisa pode ajudar nesse processo, mas você precisa ter as perguntas apropriadas para extrair o máximo de informações. Veja também: Como desenvolver perguntas para pesquisas que lhe ajudem na tomada de boas decisões

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.