O que são pesquisas documentais?

Pesquisas documentais são definidas como uma pesquisa realizada através do uso de documentos oficiais ou documentos pessoais como fonte de informação.

Os documentos podem incluir qualquer coisa a partir de: 

  • Jornais
  • Diários
  • Mapas
  • Panfletos
  • Diretórios
  • Pinturas
  • Publicações estatísticas do governo
  • Registros gramofônicos
  • Fotografias
  • Arquivos de computador
  • Fitas

As informações acima podem não se enquadrar no tradicional projeto de “documento”, mas como elas contêm informações, podem ser usadas para pesquisa documental.

Os cientistas sociais frequentemente conduzem pesquisas documentais. Ela é realizada principalmente para avaliar vários documentos no interesse do valor social ou histórico. Algumas vezes, os pesquisadores também conduzem pesquisas documentais para estudar vários documentos que envolvem eventos ou indivíduos.

A pesquisa documental é semelhante à análise de conteúdo, que envolve o estudo de informações existentes registradas em mídia, textos e itens físicos. Aqui, a coleta de dados de pessoas não é necessária para conduzir pesquisas. Portanto, este é um excelente exemplo de pesquisa secundária.

É importante considerar a qualidade dos documentos ao mesmo tempo em que se utiliza como evidência sobre relações sociais e significados sociais. Tenha em mente que, ao contrário das pesquisas e entrevistas de pesquisa, os documentos são originalmente publicados/gerados sem ter em mente o propósito da pesquisa. É uma boa prática cruzar documentos com outros documentos semelhantes antes de tomar uma decisão.


Exemplos de pesquisas documentais

Aqui estão alguns exemplos da vida real de pesquisas documentais:

Pesquisa documental em estudos de pesquisa social

Embora a pesquisa documental não seja amplamente utilizada hoje em dia, é o método de pesquisa de ponta a ponta para conduzir estudos de pesquisa social. Por exemplo, Karl Marx e Emile Durkheim usaram extensivamente a pesquisa documental para suas pesquisas.

Karl Marx usou documentos como – Relatórios de Sua Majestade Inspetores de Fábricas, Relatórios da Comissão Real e da Receita Federal, relatórios do Oficial Médico do Conselho Privado, relatórios sobre o emprego de crianças em fábricas, os Corn-laws, as Leis Bancárias, e Relatórios do Censo para o País de Gales e a Inglaterra, para citar alguns.

Durkheim, um dos fundadores da sociologia, escreveu um livro sobre suicídio que é reconhecido como o primeiro exemplo moderno de um uso organizado e consistente de documentos para pesquisa social.

Pesquisa documental para consulta de arquivos

O campo da sociologia tem uma tradição popular e de longa data de investigação documental. Muitos historiadores se referem e confiam em documentos primários para suas pesquisas. Os historiadores dão mais ênfase aos documentos históricos enquanto conduzem pesquisas. É claro que, à medida que evoluímos, documentos virtuais como e-mails desempenharão um grande papel nas atividades de pesquisa conduzidas por esses pesquisadores.

Pesquisa documental para interpretação estética

A pesquisa documental não se limita apenas ao texto. Fotos, pinturas, vídeos, arquivos de áudio, monumentos também são usados para conduzir pesquisas. Os pesquisadores documentaristas utilizam estas ferramentas além de textos enquanto estudam ciências sociais. O uso destas ferramentas aumenta a autenticidade da pesquisa textual, ou pode muito bem apontar desvios nas descobertas. Este desvio sugere aos pesquisadores que pesquisem mais para tirar conclusões precisas.


Metodologia de pesquisas documentais

A pesquisa documental, se realizada minuciosamente, pode ajudar a desenvolver uma hipótese ou provar ou refutar uma hipótese existente. Isto, naturalmente, depende da metodologia aplicada e da profundidade da pesquisa conduzida. O pesquisador deve conduzir sua própria pesquisa secundária para analisar o conteúdo antes de extraí-lo. Os dados devem ser tratados cientificamente.

Seguir esta abordagem em quatro etapas para controlar a qualidade do conteúdo:

  1. Autenticidade dos documentos
  2. Credibilidade dos documentos
  3. Representatividade dos documentos
  4. Significado derivado dos documentos

Vamos dar uma olhada detalhada nisto:

A autenticidade dos documentos

A autenticidade implica se a origem do documento é confiável, se a evidência é genuína, se as intenções são sinceras e quais foram os compromissos para criar o documento. A autenticidade da fonte é o critério primário da pesquisa documental.

A credibilidade dos documentos

Credibilidade significa os componentes subjetivos e objetivos que nos fazem acreditar na fonte de informação e se os dados estão livres de distorção e erro. As informações devem ser confiáveis e devem ter algum nível de especialização.

Representatividade dos documentos

A representatividade refere-se a se o documento representa uma coleção maior do ponto de dados, e é uma agregação do tópico que está sendo estudado. Dito isto, os documentos são distorcidos com o tempo devido à inclusão de novos fatores, e uma verificação tem que ser feita para garantir que os documentos sejam representativos.

O significado derivado dos documentos

Significa se as descobertas são compreensíveis e claras para serem chamadas de provas. O objetivo de examinar documentos é entender seu significado e significado. Os pesquisadores devem descobrir se o documento se enquadra ou não no contexto histórico.


Vantagens do método

Aqui estão as vantagens do método de pesquisa documental:

  • Dados prontamente disponíveis: Os dados estão prontamente disponíveis em várias fontes. Você só precisa saber onde procurar e como utilizá-los. Os dados estão disponíveis em diferentes formas, e aproveitá-los é o verdadeiro desafio.
  • Barato e econômico: Os dados para pesquisa já são coletados e publicados tanto em formato impresso quanto em outros formulários. O pesquisador não precisa gastar dinheiro e tempo como eles gastam para coletar insights de pesquisa de mercado e coletar dados. Eles precisam pesquisar e compilar os dados disponíveis de diferentes fontes.
  • Economiza tempo: Conduzir pesquisas de mercado consome muito tempo. As respostas não chegarão rapidamente como o esperado, e a coleta de respostas globais levará muito tempo. Se você tem todos os documentos de referência disponíveis (ou sabe onde encontrá-los), a pesquisa é relativamente rápida.
  • Não tendencioso: A coleta de dados primários tende a ser tendencialmente enviesada. Este viés depende de muitos fatores como a idade dos respondentes, o tempo que eles levam a pesquisa, sua mentalidade enquanto fazem a pesquisa, seu sexo, seus sentimentos em relação a certas idéias, para citar alguns. A lista continua e continua, quando se trata de sondagens tendenciosas.
  • Pesquisador não necessário durante a coleta de dados: O pesquisador não precisa estar presente durante a coleta de dados. É praticamente impossível para o pesquisador estar presente em todos os pontos da fonte de dados, especialmente pensando nas várias fontes de dados.
  • Útil para hipóteses: Use dados históricos para extrair inferências sobre os eventos atuais ou futuros. As conclusões podem ser tiradas da experiência de eventos passados e dos dados disponíveis para eles. 

Desvantagens do método

 Aqui estão as desvantagens do método de pesquisa documental: 

  • Dados limitados: Os dados nem sempre estão disponíveis, especialmente quando você precisa validar uma teoria ou reforçar seu argumento com base em diferentes formas de dados.
  • Inaptidões: Como os dados são históricos e publicados, quase não há como verificar se os dados são exatos ou não.
  • Documentos incompletos: Muitas vezes, os documentos podem estar incompletos, e não há como saber se há documentos adicionais a serem consultados sobre o assunto.
  • Dados fora do contexto: Os dados a que o pesquisador se refere podem estar fora de contexto e podem não estar de acordo com o conceito que o pesquisador está tentando estudar. Isto porque o objetivo da pesquisa não é pensado ao criar os dados originais. Muitas vezes, os pesquisadores têm que se contentar com os dados disponíveis em mãos.

Veja mais sobre: Análise de dados

 


Quer aprender mais com a QuestionPro sobre pesquisas e insights? Consulte nosso Guia de Investigação de Mercado ou peça por uma consultoria online gratuita com nossos especialistas.