Como realizar pesquisas sobre educação online

Neste artigo falaremos sobre como realizar pesquisas sobre educação online e fazer os ajustes necessários para melhorar o currículo e sua implementação durante esta nova normalidade.

Em tempos de COVID-19, muitas instituições tiveram que redefinir a forma como implementam seus processos. Entre as mais relevantes estão aquelas ligadas ao setor educacional, que foram completamente transformadas para garantir que continuem a entregar seu plano de estudos.

Entretanto, este processo deve ser avaliado em tempo hábil para conhecer a satisfação dos estudantes com este novo método de educação e para ver se eles estão obtendo o máximo proveito dele para sua aprendizagem e desenvolvimento pessoal.


5 benefícios de uma pesquisa sobre educação online

Entre as principais vantagens de implementar uma pesquisa sobre educação online em sua instituição, estão as seguintes:

  1. Compreender a experiência de ensino à distância dos estudantes a fim de alocar recursos e fornecer sistemas de apoio abrangentes.
  2. Eles permitem coletar informações críticas dos estudantes sobre o ambiente de ensino à distância, bem-estar, acesso à Internet e hábitos diários, incluindo a quantidade de tempo gasto no aprendizado ou na conclusão do curso.
  3. Compreender e apoiar o bem-estar do pessoal e desenvolver a capacidade de apoiar as necessidades sócio-emocionais e instrucionais dos estudantes enquanto eles estão longe da instituição
  4. Descubra como as famílias estão fazendo, o que seus filhos precisam e onde fornecer apoio imediato através de equipamentos e acesso à Internet, tecnologia, cuidados infantis, e muito mais.
  5. As pesquisas com professores também ajudam a melhorar a implementação de cursos online, oferecem oportunidades de e-learning de qualidade e melhor conexão com estudantes e famílias.

 

Tipos de pesquisas sobre educação online

Uma pesquisa sobre educação online pode ser realizada para diferentes fins. Aqui está uma lista de cada um deles:

 

pesquisa sobre educação online

 

  • Avaliação dos pais: Este tipo de pesquisa é usado para compreender o nível de envolvimento dos pais na educação dos estudantes e para criar estratégias para que os pais colaborem em sua educação.
  • Avaliação Curricular: Usando os resultados da pesquisa, a escola pode compreender as necessidades dos alunos e descobrir se o plano escolar está funcionando
  • Medir a satisfação dos professores: Outra função de uma pesquisa desse tipo é contratar professores qualificados a fim de cumprir adequadamente as atividades.
  • Aplicação de provas e exames online: A educação online está se tornando popular por causa da necessidade de continuar com o plano estudantil, apesar do isolamento social. Com o software de pesquisa da QuestionPro, é possível criar e aplicar exames online para avaliar o aluno.
  • Medir a satisfação dos estudantes: Descubra se os alunos estão satisfeitos com o programa educacional e a forma como os professores o realizam.
  • Avaliação o curso e metodologias de ensino: Com este tipo de pesquisa sobre educação online, você pode descobrir se o currículo atende às necessidades dos estudantes de acordo com o nível escolar e como ele pode ser melhorado.
  • Avaliação dos hábitos e da saúde dos estudantes: Você pode aplicar uma pesquisa de saúde estudantil e identificar se há algum problema. Na educação online, a comunicação pode ser ainda mais difícil, portanto, perguntar aos estudantes sobre seus hobbies e sentimentos lhe permitirá implementar programas para promover seu bem-estar.

 

Exemplos de perguntas para pesquisas sobre educação online

  1. Pensando em aulas presenciais no campus, você acha que elas são melhores do que online?
  2. Você está satisfeito com os métodos de ensino que seu professor utiliza no ensino à distância?
  3. Você tem acesso a um dispositivo de aprendizagem on-line?
  4. Que dispositivo você usa para as aulas online?
  5. O professor responde às suas perguntas durante a aula?
  6. Seus pais o ajudam a acessar as aulas online?
  7. Seus pais o ajudam a responder perguntas sobre um assunto?
  8. Você se comunica com seus colegas da mesma forma que se comunica em sala de aula na escola?
  9. Como é fácil para você entrar na sala de aula online?
  10. O que você acha que poderia melhorar na classe?
  11. Você faz alguma outra atividade em casa depois da escola?
  12. Em geral, o que você acha das aulas online?

Veja exemplos de perguntas para pesquisas escolares.

 

Passo a passo para a realização de pesquisas sobre educação online

 

pesquisa sobre educação online 2

 

  1. Defina o propósito de sua pesquisa

Para garantir que você cumpra o propósito de sua pesquisa, evite cobrir tantos tópicos e concentre-se em resolver um de cada vez.

Se você está avaliando a satisfação do aluno, o envolvimento dos pais no processo de aprendizagem, a satisfação do professor, etc.

Isto te permitirá obter as respostas corretas, úteis para resolver as necessidades que os estudantes enfrentam durante o aprendizado remoto.

  1. Faça as perguntas certas em uma ordem lógica

É muito importante adaptar a pesquisa sobre educação online ao nível de compreensão dos estudantes.

Uma pesquisa rápida e fácil encorajará os respondentes a darem respostas honestas. Por exemplo, você pode usar perguntas de múltipla escolha ou uma pergunta de matriz que o ajudará a descobrir diferentes graus de opinião.

Use o mesmo número de pontos na escala para todas as perguntas e mantenha os mesmos conceitos de uma pergunta para a próxima.

A mistura das escalas pode criar confusão e trazer resultados pouco confiáveis para sua pesquisa.

Veja os tipos de perguntas que você pode usar nesse guia.

  1. Faça um teste antes de lançá-lo

Antes de enviar a pesquisa oficialmente, você deve conduzir uma pesquisa piloto para ajudá-lo a identificar erros e fazer as mudanças apropriadas para garantir a eficácia da pesquisa.

Peça às pessoas participantes do teste para dar seu feedback a respeito da compreensão dos itens, instruções anteriores, número de perguntas, erros ortográficos e, acima de tudo, se a pesquisa está focada e aborda adequadamente o objetivo que você estabeleceu anteriormente.

  1. Use um software de pesquisa apropriado

Se você deseja garantir a eficácia de sua pesquisa, você precisa usar uma plataforma adequada.

Com QuestionPro você pode enviar pesquisas online que lhe permitem distribuir sua pesquisa de forma rápida e eficaz a um grande número de estudantes, visualizar os resultados em tempo real e analisar as informações através de diferentes ferramentas.

Entretanto, não é tudo, você poderá fazer relatórios profissionais para que toda a instituição tome as medidas apropriadas para garantir o bem-estar dos estudantes e professores.

Além disso, nosso software de pesquisa ajudará você a avaliar diferentes aspectos, como o currículo ou o nível de aprendizado dos alunos, aplicando testes online e obtendo resultados imediatos.

 


 

Agora é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de software de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração